Dormir de Dia

É uma das primeiras coisas nas quais pensamos quando se aproxima o fim-de-semana: ficar mais tempo na cama, não ter horas para acordar, ficar na ronha…

Não pôr o despertador para acordar durante dois dias e mesmo que acabe por acordar cedo, a sensação de que pode ficar na cama sem se preocupar em levantar sabe muito bem, mas pode estar a prejudicar a qualidade do seu sono e até a sua saúde!

Essa preguiça matinal pode não ser a melhor forma de recuperar o descanso que não tem durante o dia e durante a semana, podendo estar até a prejudicar gravemente a sua saúde. A troca da rotina semanal que acaba por criar diferenças entre os horários de sono da semana com os do fim-de-semana, perturba o nosso corpo e ritmo biológico, levando a um aumento de risco de diabetes de tipo 2 e a doenças cardiovasculares!

Quem o diz são investigadores da universidade de Pittsburgh num estudo realizado em 2015. Trabalhadores entre os 20 e os 54 anos foram postos à prova com o uso de uma pulseira eletrónica que consegue monitorizar a atividade da pessoa.

Os resultados foram claros: ter o hábito de dormir mais durante o fim-de-semana leva a um importante desregulamento do ritmo biológico natural e a um maior risco de sofrer de diabetes e doenças cardiovasculares.

Um aumento do nível de colesterol, maior resistência à insulina, um índice de massa corporal mais elevado ou ainda um aumento de peso, foram algumas das consequências medidas nos 85% dos participantes que acordavam mais tarde durante o fim-de-semana.

Este estudo prova também que quanto maior é a diferença entre a hora habitual do acordar da semana com a do fim-de-semana, maior é o risco de sofrer destas patologias. Este fenómeno é intitulado pelos investigadores de social jetlag.

Respeite os ritmos de sono do seu corpo!

Tentar aproveitar as manhãs de sábado e de domingo para compensar a falta de sono que sente durante a semana, é um hábito praticado por muitos. No entanto, é um mau hábito e que pode levar a sérios problemas de saúde!

Tente adotar uma boa rotina de sono todos os dias, de forma regular e uniforme, para que habitue o seu corpo a despertar e a deitar-se aproximadamente sempre à mesma hora.

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