Dicas para promover e aumentar as reservas do seu alojamento turístico
Quer promover e aumentar as reservas do seu AL? Partilhamos algumas dicas para o ajudar.
No mercado digital global onde se insere o setor do Alojamento Local (AL) é impensável não pensar em promoção. O desafio maior é pensá-la de forma integrada com a gestão da sua unidade AL.
Existem, atualmente, empresas que apresentam serviços que combinam soluções de gestão e manutenção de Alojamentos Locais – com realização de check-ins, entrega de chaves, limpeza e lavandarias – com a promoção do imóvel propriamente dita, através de fotografias e comunicação.
A GuestReady tem mostrado serviço como importante player na gestão de apartamentos turísticos em Lisboa e outras zonas do país, destacando-se por esse tipo de visão e serviço integrados. Quer promover e aumentar as reservas do seu AL? Partilhamos algumas dicas para o ajudar.
Conteúdo
Billboard Effect
Em termos simples, esta é a relação entre a visibilidade numa plataforma Online Travel Agency (OTA) e as reservas diretas feitas no website do alojamento.
O termo vem do estudo “Search, OTAs, and online booking: An expanded analysis of the billboard effect”, da autoria de Chris Anderson (Universidade de Cornell, 2009).
O estudo concluiu que os sites de determinado grupo hoteleiro que surgem na plataforma Expedia conseguiram aumentar as vendas diretas no seu site entre 7,5% e 26%.
A conclusão parece óbvia e a teoria pode replicar-se por todas as tipologias de produtos turísticos: ter um anúncio de uma unidade turística numa dessas plataformas OTA – como são também o Booking ou o Airbnb – poderá atrair mais utilizadores e aumentar o tráfego para o website dessa mesma unidade turística fora desse OTA.
Daí o termo – Billboard Effect. Numa analogia acessível, um site como o Airbnb pode funcionar, assim, como uma montra para o seu site, dando visibilidade ao seu Alojamento Local
Search Engine Marketing (SEM)
SEM define-se pela estratégia que envolve um conjunto de campanhas pagas através de motores de busca como o Google. A plataforma de SEM mais utilizada no mundo é o Google Ads. Os números não são oficiais, mas estima-se que no Google se façam 5.6 biliões de pesquisas por dia.
O que se pretende é que estas campanhas se posicionem no topo das Páginas de Resultados dos Motores de Busca (SERP). É uma estratégia válida para chegar ao maior número possível de utilizadores.
Search Engine Optimization (SEO)
Para um trabalho consistente, a longo prazo e eficaz, a melhor estratégia orgânica (isto é, não paga) para melhor posicionar o seu produto digital nas SERP é o SEO.
É um trabalho de formiga, com resultados comprovados – mas que demora o seu tempo. Em todo o caso, ao fazer este trabalho já está a ganhar um site melhor.
Porque um bom SEO, para além de uma componente de otimização técnica do seu site, envolve também uma estratégia de conteúdos, dentro e fora do seu site. E ao lançar estas sementes já está a melhorar e a promover o seu produto.
Social Media
O número de artigos com o título “saiba como promover o seu negócio nas redes sociais” pode induzir em erro. É que não há, de facto, fórmulas mágicas no que diz respeito a redes sociais como o Facebook e o Instagram. No entanto a presença nas redes sociais para empresas do setor hoteleiro é indispensável.
O Facebook tem mais de dois mil milhões de utilizadores mensais, e é claramente uma das melhores formas de promover um alojamento turístico. Seja alimentando uma página com conteúdos interessantes e válidos sobre o seu negócio, seja através do Facebook Ads.
Uma das grandes vantagens é que pode segmentar o seu público de forma absolutamente cirúrgica. E começar com um pequeno investimento apenas, para testar e ver como funciona.
Da mesma forma, ou não estivéssemos nós a falar da Meta, ter uma conta de Instagram – e usar os anúncios – é uma excelente ferramenta de promoção do seu AL. Esta plataforma, embora dirigida a um público mais jovem, leva a um engagement maior do que o Facebook.
Atualmente, as ferramentas para divulgar e promover o seu AL são imensas. Na gestão de apartamentos turísticos em Lisboa, ou em qualquer ponto do país, os anúncios pagos têm o condão de poder segmentar o seu público para o target desejado – e impactá-lo para a conversão.
Mas um bom começo pode ser também ter uma página na sua rede social preferida, alimentá-la com bons conteúdos e interagir com os seus seguidores.
Para além disso, tenha em mente que pode usar plataformas que permitem tanto divulgar como gerir o seu AL e outras em que é importante este estar presente como montra.
As possibilidades são infinitas. Boas reservas!
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 06/05/2022
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