Fez um assado ou um estufado e sobrou-lhe algum molho no fundo da panela ou da assadeira! O que fazer a esse molho? Deitar ao lixo? Nunca!

Esse molho pode ser utilizado para aromatizar outras refeições.

Mesmo que não o utilize de imediato, pode simplesmente congelá-lo.

Despeje esse e outros molhos que lhe forem sobrando, em tupperwares ou cuvetes de gelo vazias. Se já utiliza caldos de carne do tipo knorr ou maggi, pode substitui-los com estes caldos caseiros.

Se achar que o molho que sobrou não é suficiente para congelar ou está demasiado espesso para o verter para uma tupperware, adicione um pouco de vinho ou cerveja, reaqueça a panela e mexa bem. Assim já terá uma boa quantidade de molho para reutilizar.

Levando um pouco ao extremo, mesmo que tenha apenas vestígios de molho no fundo da panela, utilize igualmente o vinho ou a cerveja para dissolver todo o aroma que ainda resta.

Se quiser evitar a presença de restos de alguns ingredientes sólidos no molho, passe-o por um coador antes de o guardar/congelar.

Este método, para além de permitir o aproveitamento de algo que provavelmente iria para o lixo, ainda lhe facilita a confeção das próximas refeições.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Miguel
    Sabes que esse é um hábito que também já adquiri… Não foi há muito tempo que me apercebi desta possivel “poupança”, mas tem dado frutos também a nível de tempo! Vou dar-te o exemplo deste fim semana.. lol lol
    Sabado fiz cozido à portuguesa, ficamos sempre com os restos da carne cozida;
    Domingo fiz assado de perú, do qual resultou o dito molho que tirei da assadeira de barro e coloquei numa tupperware no frigorifico!
    Hoje é so chegar a casa, colocar o molho a aquecer enquanto desfio os restos da carne, e por fim colocar a carne desfiada a tomar um gostinho no molho! Em menos de 10 minutos tens a refeição pronta!! :):):)

    kiss
    .-= Venha ler o meu último post ..# Clutch 002# =-.

  2. Olá a todos e parabéns Miguel pelo trabalho!
    Só para vos dar um conselho: ter em atenção o estado do molho, isto é, verificar, por exemplo, se o estrugido não deixou de estar louro para ficar muito escurecido, pois a cebola/alho poderão ficar muito alterados quimicamente, tornando-se perigosos para a saúde humana.
    Abraço amigos ecologistas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here