frigorifico cheio

Cada vez mais, seja por razões económicas, seja por razões ambientais, as pessoas estão mais abertas ao tema da reutilização e do reaproveitamento. Se quiser fazer a sua parte e poupar dinheiro no processo, então neste artigo poderá conhecer um conjunto de ideias para aproveitar as sobras de alimentos e fazer refeições baratas e deliciosas.

Para conhecer algumas receitas que costumo fazer para reutilizar sobras, pode ler o artigo Como aproveitar os restos e fazer refeições deliciosas.

ARROZ

O arroz é um alimento que facilmente é reutilizado. Pode fazer bolinhos, risotos, juntar novos ingredientes (vegetais, carnes, etc.) à receita original, ser usada no dia seguinte como acompanhamento do prato principal, ou então, simplesmente ser reaquecido no forno. Pode ainda ser criativo, combinar esse arroz com novos ingredientes (vegetais, carne, toucinho, milho, queijo, etc.), colocar em camadas, regar com molho bechamel e levar ao forno. Ficará fantástico!

FEIJÃO

Com os restos do feijão você poderá fazer uma sopa de feijão, bolinhos, ou até mesmo um tutu de feijão. Para quem não conhece, para fazer esta receita basta triturar o feijão e refogá-lo com cebola, alho e bacon picado. Depois, é só adicionar couve picada e farinha de mandioca (para engrossar o molho). Para finalizar, regar com azeite.

CARNE

Com os restos de carne pode fazer empadão, croquetes, molhos, pastéis, recheios, etc. Uma ideia interessante para aproveitar restos de carne e de feijão, consiste em triturar ambos e misturar os dois ingredientes com molho de tomate, bacon, pimento e coentros, tudo picadinho. Terá um fantástico chili para desfrutar. E se gostar dele bem picante, já sabe, é só adicionar piripiri.

Outra forma de reaproveitar a carne numa refeição simples mas saborosa é cortá-la em pedacinhos e fazer uma omeleta de carne. Quanto à gordura da carne que normalmente deita fora (gordura interna, não a externa), há também um uso para ela. Com esta gordura pode fazer um caldo de carne, que pode depois utilizar para fazer outras refeições. Por fim, a opção mais simples: utilizar a carne para fazer sandes e sanduíches.

PEIXE

O peixe que sobrar da refeição anterior pode ser reutilizada para fazer saladas, arroz de peixe, ou refeições onde o peixe seja salteado com outros legumes. Pode fazer também bolinhos com o peixe. Ao peixe desfiado junte farinha e ovo, tempere a seu gosto, e leve a fritar. Já agora, saiba como escolher peixe fresco.

MASSA

A massa que restou de uma refeição pode ser usada em saladas no dia seguinte. Para isso basta adicionar alguns ingredientes a seu gosto, e terá uma refeição barata e rápida.

PÃO

Geralmente, o pão, depois de ficar duro, tem como destino o lixo. Contudo, há formas muito saborosas de aproveitamento deste alimento. O pão duro pode ser utilizado na confeção de várias sobremesas (como por exemplo, o pudim de pão), mas também, para fazer ótimas entradas, como o pão torrado no forno, coberto de queijo, azeite e orégãos. Delicioso!

pudim-pao

CHOCOLATE

O chocolate que normalmente sobra, e que já ninguém quer, pode ser reaproveitado derretendo-se através do método de banho-maria. Depois, tem apenas de o utilizar na confeção de alguma sobremesa.

TALOS

Aqueles talos que geralmente deita fora quando está a preparar vegetais para a sopa ou para uma salada, têm também utilidade. Por exemplo, os talos de beterraba e cenoura podem ser batidos juntamente com sumos de frutas, e os talos de brócolos e de espinafre podem ser picados e refogados na confeção de refeições.

Estas são apenas algumas ideias para reaproveitar as suas sobras, mas servem de base para que possa ser criativo e reutilizar os restos para fazer fantásticas refeições, poupando bastante dinheiro.

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

12 COMENTÁRIOS

  1. Podes também fazer pão ralado, basta deixar o pão ao ar durante um dia ou 2, e depois basta moer num moedor de café, ou com um triturador! 🙂

  2. Geralmente não deito nada fora, tento fazer as quantidades certas, não gosto de deitar comida fora, quando tenho de o fazer levo para uma vizinha dar aos cães.

  3. Nisto admito que sou pro 😀 Adoro cozinhar mesmo, e aqui em casa aproveito sempre tuuudo 😀 Para os talos fazer um refogado, colocar os talos cortados em pedaços, e depois juntar o arroz e deixar cozinhar, fica uma maravilha, porque ficam tenrinhos. E se o arroz foi integral ainda melhor 😀 Para aproveitar seja o que for para mim o melhor é fazer salteados, com massa, vegetais, arroz, etc, funciona sempreee 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here