Dicas para receber mais dinheiro no seu IRS

Se deixou o IRS para o último dia, ainda vai a tempo de otimizar a sua declaração e receber mais dinheiro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Calculadora e Dinheiro

Se deixou o IRS para o último dia, ainda vai a tempo de otimizar a sua declaração e receber mais dinheiro. Aliás, mesmo quem já entregou pode voltar a fazê-lo: desde que esteja dentro do prazo, será considerada uma declaração de substituição. Quem está “completamente” à nora e ainda não começou a preencher a declaração de IRS deste ano, então é melhor apressar-se a procurar contabilistas (em Lisboa, no Porto ou em qualquer parte do país), pois esta é uma época de muito trabalho.

A maioria das medidas que poderia ter tomado para otimizar o seu reembolso de IRS já terminaram em Fevereiro. Isto porque tinha até 15 de Fevereiro para verificar todas as suas faturas e colocá-las na categoria correta no website e-fatura e declarar qualquer fatura em falta à Autoridade Tributária. Além disso, tinha a oportunidade de atualizar o seu agregado familiar e a sua morada, o que também pode traduzir-se em mais reembolsos consoante o número de elementos do agregado.

Agora, a principal forma de obter mais reembolso é fazer duas simulações: entregar o IRS em conjunto ou o IRS em separado. No caso dos casais que receberem rendimentos muito díspares, costuma compensar entregar em conjunto, isto porque o IRS será tributado na categoria que corresponde ao membro do casal com o ordenado mais baixo. Caso recebam ordenados dentro do mesmo escalão de tributação, então normalmente compensa entregar em separado – especialmente se tiverem filhos.

Isto porque cada um poderá submeter diferentes despesas correspondentes aos descendentes. No total, é provável que isto signifique um reembolso maior a cada um e um “bolo” total bastante mais elevado. Mas não há nada como simular no próprio website da Autoridade Tributária para testar! Não há limite para o número de simulações que pode fazer, por isso esta é a mesma tática usada pelos contabilistas. Mesmo para os casais sem filhos, entregar o IRS em separado pode ser uma oportunidade de submeter mais despesas gerais e familiares.

Se ainda está com dúvidas, então apresse-se a procurar um profissional de contabilidade. Os contabilistas em Lisboa e os contabilistas no Porto estão especialmente lotados durante esta altura do ano, mas se o seu IRS estiver pré-preenchido ainda pode conseguir opções de profissionais a preços muito competitivos. Boa sorte!


Telegram

Quer passar a receber alertas de amostras grátis, oportunidades e outras novidades do blog?

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ganhe dinheiro preenchendo inquéritos online

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.