Calculadora e Dinheiro

Se deixou o IRS para o último dia, ainda vai a tempo de otimizar a sua declaração e receber mais dinheiro. Aliás, mesmo quem já entregou pode voltar a fazê-lo: desde que esteja dentro do prazo, será considerada uma declaração de substituição. Quem está “completamente” à nora e ainda não começou a preencher a declaração de IRS deste ano, então é melhor apressar-se a procurar contabilistas (em Lisboa, no Porto ou em qualquer parte do país), pois esta é uma época de muito trabalho.

A maioria das medidas que poderia ter tomado para otimizar o seu reembolso de IRS já terminaram em Fevereiro. Isto porque tinha até 15 de Fevereiro para verificar todas as suas faturas e colocá-las na categoria correta no website e-fatura e declarar qualquer fatura em falta à Autoridade Tributária. Além disso, tinha a oportunidade de atualizar o seu agregado familiar e a sua morada, o que também pode traduzir-se em mais reembolsos consoante o número de elementos do agregado.

Agora, a principal forma de obter mais reembolso é fazer duas simulações: entregar o IRS em conjunto ou o IRS em separado. No caso dos casais que receberem rendimentos muito díspares, costuma compensar entregar em conjunto, isto porque o IRS será tributado na categoria que corresponde ao membro do casal com o ordenado mais baixo. Caso recebam ordenados dentro do mesmo escalão de tributação, então normalmente compensa entregar em separado – especialmente se tiverem filhos.

Isto porque cada um poderá submeter diferentes despesas correspondentes aos descendentes. No total, é provável que isto signifique um reembolso maior a cada um e um “bolo” total bastante mais elevado. Mas não há nada como simular no próprio website da Autoridade Tributária para testar! Não há limite para o número de simulações que pode fazer, por isso esta é a mesma tática usada pelos contabilistas. Mesmo para os casais sem filhos, entregar o IRS em separado pode ser uma oportunidade de submeter mais despesas gerais e familiares.

Se ainda está com dúvidas, então apresse-se a procurar um profissional de contabilidade. Os contabilistas em Lisboa e os contabilistas no Porto estão especialmente lotados durante esta altura do ano, mas se o seu IRS estiver pré-preenchido ainda pode conseguir opções de profissionais a preços muito competitivos. Boa sorte!

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.