Reclame, critique, exija… e poupe com isso!
Só tem a ganhar mostrando a sua insatisfação perante as entidades prestadoras de serviços. Uma simples critica ou exigência poderá lhe fazer poupar dinheiro.
Há uns tempos atrás reclamei ao meu fornecedor de internet, o facto da minha internet ser bastante mais lenta do que o anunciado e de ter algumas quedas na ligação, resultado – baixaram-me 10€ na fatura mensal.
Contactei o meu fornecedor de serviço de TV por cabo a pedir para me anularem o meu contrato pois estava insatisfeito com o serviço, resultado – ofereceram-me uma viagem para 2 pessoas para qualquer destino da Europa em regime de meia-pensão, caso assinasse contrato de permanência por mais 12 meses.
Estes são apenas os meus exemplos, mas já tive conhecimento de casos semelhantes e alguns que ainda compensaram mais!
Conheci um caso de uma pessoa que enviou uma reclamação para uma famosa empresa do ramo alimentar, porque os cereais de pequeno-almoço que acabara de comprar, estavam em mau estado apesar de estarem dentro do prazo de validade. Assim, depois de devolver os cereais para serem analisados (foram buscar o produto a casa dela), ofereceram-lhe um cabaz de produtos.
Como vê, só tem a ganhar em reclamar, critica e exigir. Portanto, sempre que achar necessário, telefone ou envie um email para o apoio ao cliente da empresa em causa. E se não obtiver resposta em tempo útil, pode “pressionar” mais um pouco com uma reclamação no Portal da Queixa ou solicitando ajuda à DECO.
Através da plataforma Reclamar de uma empresa, pode enviar uma reclamação diretamente para as empresas e, caso se torne necessário, pode ainda pedir a mediação dos juristas da DECO.
A sua opinião vale ouro para muitas empresas
Algumas empresas bem conceituadas e com uma reputação a defender, têm muitas vezes estes gestos de agradecimento pelas criticas e recomendações.
Há até empresas que procuram serviços como a Youzz e a STW, não só para divulgarem os seus produtos ou serviços, mas também para recolherem opiniões para poderem implementar melhorias. E quem já conhece essas plataformas, sabe que as empresas chegam mesmo a oferecer gratuitamente os seus serviços ou produtos em troca dessas tão valiosas opiniões.
Outra forma que as empresas utilizam para recolher opiniões é através de inquéritos online. Em troca, quem preenche esses inquéritos recebe normalmente uma retribuição em dinheiro ou em brindes.
Com isto, não estou a sugerir que dê início a uma onda de reclamações sem nexo para todas as entidades, apenas sugiro que reclame sempre que estiver insatisfeito, pois só tem a ganhar.
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Por norma é sempre feito o que se chama de “retenção” após a anulação da prestação de qualquer serviço e, por vezes é bastante desagradável a insistência para que fiquemos clientes desse mesmo serviço!
Já tive situações bastante desagradáveis após solicitar a rescisão de alguns serviços, quase que pedem por que razão é que eu “gosto de branco quando o azul é muito mais bonito”…se é que me faço entender!
Mas oferecem sempre algo mais aliciante para permanecermos clientes e, por vezes mas nem sempre, é vantajoso!
Beijoquinhas
A minha mãe há uns anos atrás também pediu o cancelamento da assinatura telefónica e ofereceram-lhe de imediato uma redução generosa na assinatura mensal.
Principalmente a PT e TV Cabo, quando pedimos o cancelamento ou dizemos que vamos para a concorrencia, é só promoções novas.. mas pronto.
Já agora aproveito para deixar aqui isto que pode ser util a todos,
Através desta promoçao podem solicitar o guia como reclamar da deco proteste gratis, sendo que a chamada também é gratuita.
Ainda a semana passada fiz isso baixaram o preço e veio mais uma box, uma viagem tb queria.
Um colega meu queixou-se também à Clix há uns tempos devido ao pouco tráfego que possuída comparativamente com um plano semelhante da sapo e disse que ia mudar para a concorrência. De imediato lhe ofereceram 60 gigas de tráfego…
Muitas vezes fica-me a sensação que eles têm outros tarifários que os consumidores desconhecem, e que oferecem nestes casos.
Eu estou sempre a fazer isso, é só ameaçar que se vai mudar de provedor de serviços de TV + Internet + Telefone porque tenho promoção noutro sitio e eles baixam o preço ou ofereçem montes de serviços, etc.
Neste momento tenho o plano máximo da Zon a pagar o que pagam quem tem o minimo, só um exemplo 😉
Eu tinha a net kanguru, e pagava uma mensalidade de 22,50€. Ao fim de algum tempo achei k estava a pagar muito, porque nem sempre ligava a net, só ás vezes á noite um bocadinho no messenger, pouco mais. Liguei pra eles, disse que queria cancelar o contrato, k achava que estava a pagar muito, e logo reduziram a mensalidade para os 15€. 😛
Parece k vou ter de reclamar novamente. A mensalidade passou novamente para os 22,50€, sem sequer se dignarem a avisar o cliente. Vou dizer-lhes que quero cancelar o contrato, a ver que desconto me fazem desta vez! 😛
é prática comum nas empresas de telecomunicações terem diversos pacotes para várias situações…. Por exemplo a PT tem pacotes para oferecer às pessoas que queiram pedir a desmontagem dos telefones (oferta de assinatura, chamadas grátis à noite sem pagar nada, etc). Há quem já tenha topado isto e assim que a promoção oferecida está a acabar lá estão caidos na loja a ameçar que vão pedir a desmontagem! 😉
as companhias de seguro tb têm um conjunto de ofertas na manga para oferecer aos cliente consoante o teor da reclamação.
Vale apena reclamar sim! Mas com pés e cabeça!!
Liguei para a Kanguru, a perguntar qual o motivo da subida da mensalidade, e o porquê de não avisarem o cliente. Disseram k a promoção que me estavam a fazer estava a acabar, mas k se eu quizesse passava a pagar 17€ mensalmente, em vez dos 22,50€. Eu ainda disse que ía pensar, e ver na concorrência se havia mais barato. Acabei por cancelar o contrato. Agora a minha freguesia tem wireless, não apanhava grande coisa, mas comprei uma antena k me custou 60€, e agora está super rápida. São 60€, mas compensa, porque nunca mais terei de pagar uma mensalidade de 22,50€, é mais esse k poupo ao fim mês.