Poupe bastante água utilizando redutores de caudal

Poupe água utilizando um acessório tão simples e barato. Instale redutores de caudal em todas as suas torneiras para maximizar a poupança.
redutores-de-caudal-torneira

Hoje pretendo deixar aqui uma sugestão que lhe permitirá poupar muita água: instale um redutor de caudal nas suas torneiras e chuveiros.

Os redutores de caudal são fáceis de aplicar e têm um preço muito acessível. Os reguladores de caudal baseiam-se no efeito venturi, reduzem o caudal de água misturando-lhe ar.

Podem encontrar redutores de caudal à venda em lojas como o Aki, o Leroy Merlin ou até mesmo no ebay.

Veja este vídeo da Praça da Alegria (RTP1) onde são dadas algumas dicas de poupança de água, entre elas a aplicação de redutores de caudal:

Não mostraram neste vídeo a aplicação de redutores de caudal nos chuveiros. Nesse caso, o redutor é aplicado entre a ponta da mangueira e a pega do chuveiro.

Poupe água sem poupar nos banhos 😉


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

14 respostas

  1. Uma boa ideia para quando comprar a minha casa. De ceretza que me vai dar uma ajuda preciosa com os consumos e com a factura no final do mês…de certeza que rapidamente recupero o dinheiro gasto! 🙂

  2. Podem também optar por colocar um filtro de água para colocar na torneira. Assim não terá necessidade de andar sempre a comprar água engarrafada. Ou então, façam como eu. Se morarem num meio pequeno, há sempre nascentes, ou fontes, onde a água dá para consumo. 😛

  3. tenho uma crítica a fazer ao video da rtp, as torneiras que são vistas na casa não são as mais indicadas para se poupar, já que por exemplo para se ter o débito ou fazer a mistura necessária se perde bastante água, sendo as mais indicadas as de disco cerâmico que possuem um só manípulo no meio e já as há de marca branca bastante acessíveis, com a vantagem de dificílmente se avariarem, pois não têm as célebres borrachas que de vez enquanto é necessário substituir.(já as possuo há bastantes anos e nunca nenhuma se avariou)

  4. Atenção que os redutores de caudal das casas de ferragens, etc. podem ser um engano. Da primeira vez que comprei a poupança anunciada na caixa era de 50% e não passou dos 15%. Entretanto decidi consultar uma empresa especializada e a diferença é abismal. Podem ver neste site: http://www.ecomeios.com
    Para além dos redutores para as torneiras têm também chuveiros economizadores de água e um peso para autoclismos que reduz a descarga a muito mais de metade.

    1. Mónica,

      Em vez de gastar dinheiro a comprar pesos para colocar no reservatório do autoclismo pode fazer duas coisas:
      – colocar dentro do reservatório duas garrafas de 1,5L cheia de água, uma de cada lado
      – colocar a bóia de segurança (é o que eu tenho) a um nível mais baixo (esta foi a minha solução)

      Boas poupanças!

      1. Patrícia,

        Eu também tinha essa ideia errada. Mas explicaram-me que, com os pesos nós é que controlamos a descarga de autoclismo que queremos fazer, em vez de estar simplesmente a diminuir o volume do depósito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.