Como aproveitar a água da chuva

Aproveite esta dádiva dos céus! A água da chuva pode ajudar a poupar até 50% de água em sua casa. Não a deixe escapar!

chuva-no-vidro

Sabia que pode poupar até 50% da água que gasta em sua casa aproveitando a água da chuva?

A água da chuva é um recurso natural ao qual todos têm acesso, e aproveitá-la é, sem dúvida, uma medida sensata, especialmente tendo em vista as alterações climáticas.

O consumo humano de água tem aumentado constantemente, enquanto os recursos disponíveis permanecem os mesmos ou correm o risco de ir desaparecendo. É, portanto, essencial preservar a água doce, pois esta representa apenas 3% do total das reservas de água disponíveis na terra.

A água da chuva, tratada ou não, pode ser utilizada de várias formas. Obviamente, a captação de água da chuva terá efeitos e benefícios positivos não só para a sua carteira mas também para o ambiente.

Se tiver uma coleção de baldes em casa, coloque-os na sua varanda, terraço ou onde lhe der mais jeito, de modo a abastecê-los gratuitamente com água da chuva.

Regra geral, a água da chuva pode ser utilizada para qualquer uso, exceto para consumo, confeção de alimentos ou para lavar a louça, uma vez que não é potável. Poderá utilizar essa água para, por exemplo, poupar descargas do autoclismo, encher uma piscina, lavar o chão ou até o seu automóvel, etc.

A água da chuva tem uma mineralização baixa e um pH ligeiramente ácido. Contudo, as flores e legumes apreciam a água com uma certa acidez. No entanto, se vive em zonas costeiras, deve estar ciente que o sal marinho estará presente na água da chuva, tornando-a menos apreciada pelas plantas.

Mas se quiser aproveitar ainda mais esta dádiva dos céus, existem reservatórios enormes criados especialmente para o aproveitamento de água da chuva.

Podem ser colocados num pátio ou terraço aplicados numa parede e como estão equipados com uma torneira, torna muito prática a utilização da água armazenada. Para mais informações visite o site EcoÁgua.

Esses coletores de água podem recolher até 90% da água que cai sobre o telhado. E, curiosamente, no caso de uma forte tempestade, também podem atuar como retentores de água para limitar as inundações.

Este vídeo do canal “Manual do Mundo”, ensina a construir um sistema simples para captar água da chuva em casa:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

3 Comentários

  1. Eu costumo aproveitar a água da chuva e este ano se mais espaço tivesse mais armazenava. Tenho uma caixa grande de ração de cão que coloco debaixo do ponto onde há mais água a cair e depois faço a transfega para garrafões de água vazios que vou guardando para esse efeito. Utilizo depois essa água para regar as plantas e lavar o chão.
    Gostei muito do segundo site que é indicado. Tem a apresentação do aproveitamento da água da chuva e gda água do banho e do lavatório…

  2. Cá em casa aproveitamos para lavar o carro ou a loiça. Assim em vez de estar a gastar água usamos esta água gratis que a a chuva nos dá 🙂

    1. Lavar a loiça com água da chuva não é lá muito bom pois a água da chuva está contaminada com muitas coisas por causa da poluição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *