Como Reutilizar a Água da Máquina de Lavar

Reutilize a água da sua máquina de lavar roupa e reduza o desperdício de água.
maquina-secar-roupa

Se leva muito a sério a poupança de água, então esta sugestão é para si!

Já reparou para onde vai a água utilizada da máquina de lavar roupa? Pois, vai para o esgoto!

Um simples gesto como colocar a mangueira de saída de água dentro de um balde de grande capacidade, permitir-lhe-á recolher a água utilizada em cada lavagem para posterior utilização.

Obviamente que essa água está longe de ser potável, mas isso não significa que não possa ser reutilizada. Pode por exemplo utilizá-la para lavar um terraço, chão da garagem, varandas, substituir descargas do autoclismo, etc.

Visto que em cada lavagem são utilizados mais de 60 litros de água, convém que o balde onde a pretende recolher tenha uma capacidade suficiente de modo a não transbordar.

Se quiser uma solução mais avançada, veja o seguinte vídeo que encontrei durante as minhas pesquisas:

Infelizmente não posso adotar este sistema porque o espaço onde tenho a minha máquina de lavar roupa é bastante limitado, mas fica a sugestão para quem tiver condições para a seguir.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

14 respostas

  1. É uma forma realmente boa para poupar agua potável, pois é um bem indispensável, aproveitando assim e poupando também um eurecos.

    Por acaso sempre que efectuo uma mudança de agua ao meu aquário de 250Lts, cerca de 40Litros semanais, aproveito essa agua para encher os autoclismos.
    .-= Venha ler o meu último post ..Primeiras impressões Mac =-.

  2. Boa dica para aproveitar a água e poupar uns €.
    Na minha humilde casa também não tem espaço para aproveitar a água da máquina de lavar :(…
    Vou transmitir a colegas minhas que têm vivendas com espaço para pensar nesta possibilidade.

  3. A ideia é excelente, mas é mais ecológico usar esta água usada da Maq. de lavar roupa nos autoclismos do que lavar pátios. Quando lavamos um pátio com detergentes químicos, estes vão para o quintal, ou seja, infiltram-se no subsolo e consequentemente poluem as nascentes de água. Espero que tenham entendido…
    Conheci recentemente este Blog, parabéns ao seu autor!

  4. Oi, gostaria de armazenar a água descartada da máquina de lavar roupas. Assim, se eu estocar esta água ela não vai deteriorar e ficar com mal cheiro por causa do sabão e amaciantes?? Como faço para tratá-la e poder reutilizar?

    Obrigada

  5. Parabens pelo site, por conhecimento próprio, o meu pai aproveitava essas águas para regar (entretanto já o convencemos a não fazer isso) essas águas armazenadas durante algum tempo deitam um cheiro péssimo, não convém guardar durante muito tempo, penso que mais de 1 semana já é muito. Não consigo ver utilização para essas águas a não ser mesmo usar nos autoclismos, por vezes lavagem de pátios sem exageros, para não exagerar a contaminação sem tratamento, afinal ninguém os lava sem detergente mesmo… tudo o resto penso que não tem uso, mesmo a lavagem do carro não sabemos até que ponto o detergente não ataca os seus vários componentes, pinturas, plásticos, borrachas, cromados……

  6. Reutilizo água da máquina de lavar

    Gostaria de saber como remover o odor desagradável da água pois quero aproveitar toda a água e não só a de enxague como vejo na internet. A instalação já está pronta para reutilizar na descarga do vaso sanitário.
    Preciso desta ajuda. Após resolver este problema vou postar um vídeo com o projeto, para ajudar as pessoas (R$) e ao planeta

    No aguardo, agradeço desde já

    Amilton

  7. Adorei vou fazer para o quintal e a casa do meu dog, muito obrigada, agora quero anotar o material p comprar e a caixa se eu nao achar aqui, onde posso comprar, pois moro no interior da Bahia e acho que não vou achar aqui , grata

  8. Olá, boa tarde!

    Já temos este sistema instalado, reduzimos o consumo em mais de 50%, pois o nosso consumo para o chuveiro é bem baixo, sendo a descarga o nosso maior consumo.
    Mas o cheiro da água da máquina de lavar fica terrível. Alguma sugestão de como tratá-la?

    Obrigada,

    Camila

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.