comer

Quando vai almoçar ou jantar a um restaurante (algo a evitar) deve tentar pedir sempre a quantidade de comida adequada ao seu apetite.

Há quem diga que mais vale mais do que menos… sim, mas desde que não sobre! 😛

Chegar ao fim da refeição e abandonar o restaurante deixando a travessa meia cheia, é um desperdício de comida e de dinheiro!

Caso isso aconteça, tente pôr a vergonha de lado e solicite ao empregado que lhe embrulhe a comida que restou para levar consigo.

Não conheço até à data nenhum restaurante que se tenha negado a fazer isso. No máximo, acrescentam-lhe o valor da embalagem à fatura.

Poderá aquecer essa comida mais tarde em sua casa, e dependendo da quantidade, poderá fazer uma refeição completa ou acrescentar alguns ingredientes.

E os pacotinhos de ketchup, mostarda, etc que não chegou sequer a abrir? Também os deixa para trás?

Quem tem vergonha… gasta mais… 😀

19 COMENTÁRIOS

  1. Não tenho vergonha nenhuma, a comida é nossa vamos pagá-la, portanto faze-mos o que bem entendemos com ela! Nem sequer dou a desculpa do cãozinho!!!
    Beijinhos!
    .-= Venha ler o meu último post ..Procuro! =-.

  2. Não pude deixar de me rir com este post ao relembrar a conversa entre mim e o empregado de um restaurante, já há alguns anos, quando lhe pedi que embrulhasse o remanescente da minha refeição: “É para o cão?”, perguntou ele. “Não, é para mim, mesmo”. Acho que nunca vi ninguém ficar tão vermelho tão rapidamente… 🙂
    .-= Venha ler o meu último post ..Talco Líquido Refrescante para os Pés =-.

  3. Curioso este post, uma vez que li há uns tempos que em locais de Itália e Estados Unidos, os próprios empregados dos restaurantes, quando sobra comida na travessa, colocam num recipiente e na altura de entregar a contam entregam o que sobrou da comida e isso já é muito usado e eu acho muitíssimo bem. Em Portugal as pessoas têm vergonha de tanta coisa e não têm mais dinheiro no bolso mesmo pela vergonha! Boa dica e parabéns pelo blog!
    .-= Venha ler o meu último post ..Bolinhos da Olinda =-.

  4. Essa do “É para o cão?”… 😀 … está demais!

    Realmente, se é assim nos Estados Unidos, fazia todo o sentido cá em Portugal.

    Se os proprietários de todos os restaurantes tomassem essa iniciativa, para além de nos fazerem poupar, ainda nos provavam que a comida que resta na travessa não é, em caso algum, colocada no prato do próximo cliente!

  5. Quem nao poupa nao tem!!! Ca no Canada os empregados de mesa muitas vezes perguntam-nos se queremos levar para casa o que resta , ,Os restaurantes ate acabam por ganhar com isso porque os clientes se forem bem servidos acabam por voltar.

  6. Dependendo do tipo de prato que pedi, trago as sobras para mim, para a minha cadela ou para os gatos da rua. Este Verão fui a um italiano bem conhecido e, como sempre, pedi massa. Além de não estar nada de jeito, quando pedi para trazer o que tinha sobrado, a resposta da empregada foi: “Lamento mas não é possível, para isso tínhamos de ter serviço take-away”. Depois de um momento de estupefacção, olhei para a menina e disse-lhe para dizer ao gerente que eu queria levar o que tinha sobrado para casa. Lá vieram com o resto da massa com camarão dentro… de uma caixa de cartão de pizza! Pelo menos os gatos nessa noite jantaram um prato diferente. O meu namorado, depois de muito reclamar e ficar envergonhado no início por eu trazer as sobras, independentemente das estrelas (ou garfos) do restaurante, já se habituou à ideia e agora é ele que pergunta se não levo o resto 🙂

  7. Eu diria quem tem vergonha come tudo, que é o meu caso, acho que nunca deixo sobras na travessa / prato, eu jamais conseguiria ir a um restaurante e pedir para me embalarem as sobras.

    Contudo acho muito bem a iniciativa que dizem já existir em países como EUA, Itália e Canadá, com isso eu já trazia a comida para casa :).
    .-= Venha ler o meu último post ..Parsing de IP utilizando PHP+REGEX =-.

  8. Não tenho por habito pedir as sobras porque geralmente nunca sobra o principal(a carne) e só sobra arroz ou um pouquinho de batata portanto não compensa pedir mas conheço pessoas que tem coa e pedem os ossos, assim já não gastam ração 😀

  9. Eu já uso esse meto há muito, porque vergonha não tenho…e quando nos restaurantes me dão por reposta que não têm taparueres porque não existe serviço de take-away…tiro da minha mala um saco de plástico e eu mesma recolho as sobras para o meu cão e gatos.
    Infelizmente portugal ainda vê com muitos maus olhos o levar os restos.

  10. Se sobrar bastante, peço sempre para trazer o resto embora. Há restaurantes onde há muito desperdicio de comida, e ás vezes a comida que é para 2 pessoas, dava para comerem 4. Nesses casos peço sempre para trazer, mas noto que em alguns restaurantes parece que não gostam que façamos isso.

  11. Cada vez mais temos que perder essas vergonhas, vergonha seria roubar ou se estivéssemos a levar aquilo que não pagámos. Se a comida está boa, sobrou, ainda dá para mais uma refeição, aproveita-se. Parte-me o coração deitar comida fora, quando sei que podia matar a fome a muita gente. Os restaurantes já devem deitar fora tanta comida, vamos mas é aproveitar até à ultima aquilo que pagamos.

  12. E em termos de legislação em Portugal, alguém sabe como isso funciona? Ainda ontem fomos a um Japonês e erámos cerca de 15 pessoas. Sobrou comida, obviamente, pois houve pessoas que não gostaram de Sushi. Pedimos ao empregado para levar o resto da comida e ele disse que não poderíamos fazer porque senão o chefe dele matava-o. Lol, não conseguimos contra-argumentar pois não tinhamos noção se há alguma lei que proiba ou não essa ocorrência. Alguém me pode ajudar?
    Obrigada!

  13. Para acrescentar o que já várias pessoas comentaram, em relação às sobras de comida no restaurante, atitude que eu já à bastante tempo tenho sem problemas absolutamente nenhuns, tenho a acrescentar que também aplico à bebida. Já aconteceu pedir uma garrafa de vinho de 7,5 dl para mim e uma amiga, e por alguma razão, não a bebemos toda, restando assim bastante vinho na garrafa. Sem vergonha nenhuma, uma vez que já está paga, eu levo a garrafa para casa. Vergonha é roubar.

  14. eu fui a um retaurante hj e me foi negado . agora fica minha dúvida, isso é direito de consumidor e o restaurante é obrigado ou não?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here