Quer dormir melhor? Tome um chá de alface!
Conheça uma forma natural e económica de combater as insónias. Durma melhor sem necessidade de medicamentos ou suplementos!
Se sofre de insónias, deixe os medicamentos de lado e opte por uma solução natural e acessível a todos: alface!
Sabia que a alface é rica em lactucina, uma substância que lhe confere um efeito sedativo e calmante?
Para melhor aproveitar essas propriedades da alface, ferva água e junte talos e folhas de alface. Deixe repousar e beba essa infusão antes de se deitar.
Não se esqueça de lavar muito bem a alface antes de preparar este chá e utilize apenas as folhas e talos mais frescos. O sabor não é desagradável, mas se não for muito do seu agrado, experimente acrescentar umas cascas de maçã ou misturar erva cidreira.
Caso obtenha bons resultados com este remédio caseiro, para além de poupar dinheiro, ainda evita os possíveis efeitos secundários desse tipo de medicamentos.
Agora já sabe, beba um chá de alface… e bons sonhos! 🙂
Quer conhecer mais excelentes dicas para melhorar a qualidade do seu sono? Recomendo que dê uma espreitadela ao site Dormir Melhor.
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Continente Lança Plano de Saúde Gratuito
- Dinheiro: um veículo de transmissão de doenças!
- Adeus gordura abdominal: exercícios para perder barriga em casa
- Como fazer um remédio caseiro contra constipações
Outro remédio caseiro eficaz é a erva cidreira, que também possui uma acção calmante.
Para fazer o chá ferva meio litro de água, junte 2 colheres de chá de folhas de erva cidreira, e deixe repousar 10 minutos antes de coar.
Depois é só beber o chá morno antes de se deitar.
Alface é o que se costuma pôr na sopa dos bebés precisamente pelo seu efeito calmante….. claro que qdo a energia é acima da média não há alface que dê conta do recado 😉
O chá de camomila e tb o de tília são conhecidos pelas suas propriedades calmantes. Não é à toa que junto de antigas escolas se vêem plantadas tileiras….
A planta do maracujá tem características sedativas, sobretudo as suas folhas (em menores quantidades em frutos, flores, galhos e tronco). Por isso, se quiser relaxar faça um chácom as folhas do maracujá.
Tanto procurei que achei mais esta informação sobre o maracujazeiro:
“PASSIFLORA – Sedativo natural do sistema nervoso, proporciona um sono tranqüilo e reparador. É indicado nos casos de ansiedade, insônia e pressão alta.”
E acabo de encontrar ainda esta informação sobre o poder sedativo das bananas:
“embora energética, é óptima para comer à noite porque contém triptofano, aminoácido com efeitos sedativos naturais, que contribui para melhorar o humor e para aliviar os sintomas de depressão, ansiedade e síndroma pré-menstrual.”
Teresa, concordo com o que disseste acerca da infusão de camomila e de tília mas não concordo com a parte da banana. Se é energética, os efeitos sedativos vão ser mínimos, além disso,a sua digestão, e ainda para mais à noite, é mais lenta, por isso, se voce comer uma banana antes dormir, em vez de se sentir leve e descansado, vai sentir aquela sensação de estomago cheio, por mais tempo.
Mas se querem realmente ter um “sono de anjo” não há nada como fazer exercício físico, uma vez que o desporto alivia-nos física e psicologicamente; além disso, ao ficarmos mais cansados, temos tendência a adormecer mais facilmente.
Olá elsa121! é estranho realmente, mas tive o cuidado de citar o que encontrei e até tenho em boa conta a informção veiculada pelas Selecções do Reader’s Digest. Podes ler todo o artigo pois eu coloquei o link (terás de tirar o último parêntesis no final do endereço). O artigo sobre as bananas é muito interessante!
Qto ao maracujá eu já sabia porque conheço pessoas que aproveitam esta planta não só pelo fruto ou pela ramada que têm no Verão mas para fazer chá com as folhas. Depois de andar á procura tb consegui corroborar o que tinha escrito atrás.
é de dizer esta dica ao meu pai que tem dificuldade dormir e toma daqueles medicamentos. Para mim é mais chá.
Eu no que diz respeito a dormir, até à data, é deitar e pouco tempo depois PUFF Por vezes ainda vou a caminho da almofada e já estou a dormir 😉
Mas conheço várias pessoas a quem esta dica vai fazer bastante jeito!
Obrigada 🙂
Elsa, concordo contigo em relação ao exercício físico. No entanto este deve ser feito ao longo do dia, e não aconselhável depois do jantar ou próximo da hora de ir dormir. Porque em vez de nos deixar mais cansados e relaxados, vai despertar-nos ainda mais, deixando-nos com pouco sono na hora de ir nanar.
vocês estão muito correctas quanto ao exercício físico, mas tal como diz a Maria deve-se evitar fazer exercício próximo da hora de dormir. A vantagem de fazer exercício está no facto dos exercícisos aeróbicos (como a caminhada) reduzirem o estado de ansiedade, que segundo os investigadores é responsável pelo estado de insónia.
Descobri uma dicas interessantes:
– Beba um chá de erva-cidreira cerca de uma hora antes de dormir. Relaxa os sentidos da pessoa e ajuda a acalmar.
– Reduza ao máximo no local onde dorme o barulho e a claridade.
– Escolha uma posição adequada para adormecer. Muita gente só consegue adormecer numa posição certa.
– Tente não pensar em coisas que a preocupem, em coisas que a entusiasmem, antes de ir dormir ou enquanto tenta adormecer.
– Reduza ao máximo ou, se conseguir, deixe de fumar e/ou beber café. Se não consegue, tome café apenas de manhã.
– Experimente, antes de se deitar, tomar um banho de imersão. Junte à água uma algumas folhas de erva-cidreira. Se preferir, coloque uma infusão de um litro de água morna com algumas folhas de erva-cidreira sobre si, na parte final do duche. Se colocar algumas gotas de óleo de amêndoas doces, também vai ajudar a nutrir a pele.
– Não coma refeições pesadas antes de ir dormir.
– Evite cafeína, álcool, açúcar, tabaco, queijo, chocolate, presunto, bacon, salsichas, batatas, espinafre e tomate, sobretudo ao jantar. Estes alimentos contêm tiramina, que aumenta a noradrenalina, um estimulante químico do cérebro.
Eu andei uma altura sem conseguir dormir sem saber o porque..
Depois vim pesquisar na net e descobri.. Eu custumava comer maçãs á noite.. E as maçãs á noite, é pior que café.. Não deixa dormir.
Agora já sei. 😀
Por vezes bebo um cházinho antes de me deitar e é matemático, fico logo ko. 😀
Comer maças á noite, tira o sono?????? Não fazia a mínima ideia, mas também não tenho o hábito de comer essa peça de fruta á noite. O melhor é comer pouco ao jantar, e tomar um chazinho de camomila antes de dormir.
Às vezes, antes de dormir, vou um pouco até ao computador, e enquanto navego na net, ponho a tocar um Cd com músicas para adormecer bebés… Começo logo a ficar relaxada, cheia de sono 😛
Já tomei chá de alface tive que ir ao banheiro só , tende se tomar um balde de chá enquanto um comprimidinho de 3 mg é o suficiente a noite toda . BROMAZEPAM é tiro e queda , acredite . Bons sonhos .