Quer ser figurante de televisão? Nem tudo são flores!

Texto de leitura obrigatória para quem quer ser figurante. Testemunhos e relatos sem rodeios de quem exerceu essa atividade.
figurantes

Desde a publicação do artigo “Seja um figurante” em Outubro de 2009, têm chegado ao meu endereço de email vários depoimentos pouco positivos relativamente aos trabalhos de figuração.

Fiquei bastante surpreendido com esses depoimentos proferidos por quem foi ou ainda é figurante! Desconhecia totalmente as dificuldades que apontaram. Regra geral, partimos do princípio que se trata de uma atividade bem paga e que envolve muito pouco esforço da parte de quem a exerce. Mas os testemunhos a que tive acesso tentam provar exatamente o contrário: a figuração é uma atividade precária!

Desta feita, decidi compilar alguns desses testemunhos e depositá-los aqui no Poupa e Ganha com o principal objetivo de mostrar aos leitores o que se esconde por trás dessa atividade. Para além disso, espero que este artigo incentive mais figurantes, ex-figurantes e até de agências de figuração, a expressarem a sua opinião e posição nos comentários.

NA PELE DE UM FIGURANTE

As linhas que irá ler de seguida são citações soltas (de autoria desconhecida) de quem experienciou essa atividade muitas vezes invejada – a figuração.

Nós somos um grupo de pessoas, que estão a ser enganadas, e a situação que queremos denunciar é exatamente esta, como se descreve abaixo. E para tal estamos a aproveitar a notoriedade de sites que estejam dispostos a ajudar-nos, para evitar que todos os dias apareçam mais pessoas novas que vão e estão a ser enganadas como nós. Não é cooperativismo nem nada que se pareça, as pessoas que se informem! Estão a aproveitar-se da crise de desemprego, como têm muita oferta, acham que tudo é descartável, e cada dia que passa são mais pessoas novas que caem na armadilha para serem enganadas.


Com as crises gerais do país e de emprego que atravessamos e que são do conhecimento geral, aliada com alguma publicidade que tem sido feita em torno das atividades como figurante, modelos e/ou atores, tem também existido algum aproveitamento por parte de pessoas e/ou empresas menos escrupulosas que encontraram aqui uma forma de ganhar dinheiro à custa de quem por vezes já pouco tem e anda à procura de emprego.Tenha cuidado com as agências em que se inscrevem e para as quais aceitam trabalhar. Antes de se inscreverem tentem saber junto de pessoas que já trabalham para essas agências como se processam os pagamentos.

Agora prometem-te (se conseguires receber) 5 euros que nem dão para os transportes que tens que pagar. Mas tu é que sabes, se não te importas de trabalhar de borla, passar fome, ser maltratado e ouvir desaforos. Vai lá e experimenta. Em lugar de estares em casa sem fazer nada, vais lá, investes algum dinheiro em transportes que não sabes se vais receber nem quando, e enquanto experimentas eles vão enchendo os bolsos à tua custa.

DENÚNCIAS

A situação que eu tenho para denunciar é de três agências de figuração, em Portugal que não pagam, como segue:

1- Tripé Visual: Só se pode passar o Recibo Verde depois de ter pelo menos três a seis meses de trabalho, portanto só ao fim de pelo menos 90 dias é que se pode ir lá passar o recibo Verde. Depois de ir lá passar o recibo verde, fica-se pelo menos mais um ano à espera de que ponham o dinheiro na conta. Se não for mais…, Como acontece com algumas pessoas que já estão há quase dois a trabalhar sem receber. Mas as pessoas é que sabem, se não se importarem de trabalhar, passar fome e frio e ainda ouvir desaforos tudo isto de borla!

2- Unique Style: Só podes (podias) ir lá marcar o pagamento passados seis meses depois de teres feito o trabalho. Quando marcas (marcavas), dizem-te que depois te ligariam de volta a dizer o dia em que poderias ir lá passar o recibo. Há pessoas que estiveram outros seis meses à espera que lhe marcassem o dia. Mas, e no Entretanto, a Unique Syte Faliu. E ficou toda a gente a arder com os trabalhos que fez para eles. Se ainda duvidam, experimentem a passar na morada deles (Rua do Conde Redondo 139) e reparar bem nos autocolantes que estão do lado de fora, de um lado e do outro da entrada do prédio, e o que dizem!

3- Crowed: Vai pagando mais ou menos, há algumas pessoas que se queixam de não receber, por exemplo como teve recentemente uns anúncios com muita (mesmo muita malta) e resolveram estipular que por mês só pagam a x pessoas, estão a ver, a N malta que participou nos anúncios (mesmo muito maralhal), agora tem que estar n meses à espera até que chegue a vez deles. Aqui o problema parece não ser a falta de dinheiro, mas sim o ser muita malta, e o facto de eles terem fixado que só pagavam a n gajos por mês.

Tenho visto surgir muitas empresas, inclusive empresas que aparecem com grande destaque na Internet e no Google quando se faz uma pesquisa, que recorrem às mais variadas justificações e estratagemas para cobrarem dinheiro as pessoas com a promessa de as agenciar, ou de que se assim o fizerem conseguirão mais facilmente singrar no mundo da moda ou como ator.

Nada de mais enganador e a maior mentira que isto pode ser! Se um determinado cliente (agência de publicidade ou cliente final) houver de gostar de uma pessoa, ou gosta dela, ou não gosta dela, e não é pelo facto de ter um book, um site na Internet ou uma fotografia que foi tirada por um fotógrafo profissional que vai escolhe-la em lugar de outra. Nada de mais ilusório! Não conheço ninguém que tivesse sido selecionado por algum destes motivos.

Faz dois ou três anos atrás, estava na moda fazer (e vender) books fotográficos. Ultimamente a história mudou um pouco, e agora o que se vende são sítios na Internet cuja responsabilidade de manter é do agenciado, com a promessa, a troco de uma quantia paga anualmente, de que as suas fotos estarão assim mais visíveis na Internet e as possibilidades de arranjar trabalho serão maiores (mas sem garantias nenhumas). Também já assisti a casos de agências que cobram só para aceitar inscrever as pessoas nos seus ficheiros e tirar uma fotografia.

Quando vencido pela argumentação, e sobretudo pelos súbitos elogios à minha pessoa, de repente passo a ser o maior, com um ótimo visual, boa aparência, com conversas de que apesar de… posso ser um ótimo protagonista para um anuncio de uma farmácia ou de um produto medicinal, eu faço-lhes a seguinte proposta (já que sou assim tão bom, não vejo motivos para não aceitarem): eu aceito comprometer-me com o pagamento da importância por eles solicitada quando eles me arranjarem o primeiro trabalho. E claro que se a proposta (deles) não é honesta, eles não a vão aceitar!

Vou concretizar ainda mais, indicando o nome de uma agência, se bem que eu saiba que há mais a trabalhar nos mesmos moldes – que encontrei na Internet, e é das que aparecem logo em primeiro lugar, onde me propuseram pagar um valor anual (aluguer) por um espaço no servidor deles onde eu colocaria fotos minhas da minha responsabilidade, sem qualquer garantia de trabalho: Espaço Fama.

As pessoas devem olhar-se ao espelho antes de saírem de casa e de se dirigirem a uma agência. Se subitamente começarem a elogiar a vossa pessoa de uma forma anormal, e sobretudo não concordante com as solicitações de trabalho que têm tido, logo ai, devem desconfiar! Em segundo lugar, nunca devem aceitar pagar qualquer importância seja para o que for, ou a título do que for.

FINANÇAS E SEGURANÇA SOCIAL

…tem que se passar recibo verde e feitas as contas ao quanto sobra limpo depois de se pagarem os impostos e os transportes.

A parte do recibo é importante, para evitar certas bocas, como algumas de alguns ignorantes que já encontrei aqui na Internet, que atendendo as pessoas por quem eram proferidas, deveria ser-lhe exigido maior conhecimento da casa e mais cuidado com o que dizem, nomeadamente insinuando que o valor pago era dinheiro limpo, entregue por baixo da mesa, e fugindo assim ao controlo da maquina fiscal, etc… Não é! É preciso inscrever-se nas finanças e passar recibo!

Depois de abrir atividade nas finanças também tem que se inscrever na segurança social. Se não o fizer, nada lhe vai acontecer pelo menos nos próximos 3 anos, tempo este durante o qual a segurança social espera que o valor da multa, junto com a dívida que vai acumulando, mais os juros, assuma assim um montante interessante e que valha a pena. Depois, quando o valor já assumir um montante interessante, é que começam a enviar cartas para casa exigir o pagamento da dívida acrescida dos juros.

Conclusão: para os que eventualmente estão a receber subsídio de desemprego e pensavam que poderiam ter aqui uma forma de ocupar o tempo e complementar o subsídio de desemprego, esqueçam. Ao abrirem atividade nas finanças a segurança social é informada e perdem direito ao subsídio de desemprego.

Para os que não têm mesmo nada, têm que se inscrever também na segurança social. Devem-se no escalão mínimo admissível e depois ficam a pagar a volta de 109 euros por mês. É uma questão de fazerem as contas.

Pois é meus caros, pensam que ser figurante é só aparecer na TV e dizer aos amigos que se apareceu? Ser figurante em novelas é trabalhar 12 horas por dia. Sabe-se a hora de entrada mas não a hora de saída. Pagam (quando pagam) tarde e a más horas. Existem agências que só pagam 90 a 120 dias depois do trabalho realizado.

Trabalha-se ao frio, à chuva, ao sol, etc… é como calha. É preciso ter espirito “para a coisa”, porque se não é uma grande seca.

Já lá vai o tempo das plateias a 25,00 €. Belos tempos…

Mais fontes interessantes sobre este assunto:

NOTA: Devo alertar que eu (autor deste blog) nunca exerci a atividade de figurante e não conheço pessoalmente nenhum dos autores das citações aqui apresentadas nem as agências mencionadas. Limito-me portanto, a transcrever o que me foi enviado, não assumindo qualquer responsabilidade pelo teor da mensagem. Mais acrescento, que todos os emails que me foram enviados são de autores anónimos.

Talvez lhe interesse:

31 respostas

  1. INFORMAÇÃO – Coobrigação do Super Joker para os figurantes receberem o que é deles !….”De La Vida es La Vida ” O melhor para todas as pessoas.
    no SITE – POUPA E GANHA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…..

    DICA para os figurantes
    Ñ se deixem enganar protejam os vossos interesses dessas pessoas mto convencidas.
    Deixo-vos um Link:
    LISBOA (sede)
    Rua D. Luís I, nº 20-F, 4º andar, 1249-126 Lisboa
    Serviços Administrativos: 218 852 728 ou 912 318 543
    [email protected]
    http://www.cena-ste.org
    http://www.facebook.com/cenasindicato
    Estatuto de Figurante: um ponto de partida
    Sindicato de trabalhadores independentes, Cinema, Teatro, Circo, TV.
    Ñ precisam de me agradecer, informem-se kkkkkkkkkkkk
    Quotização mensal para os associados sem contrato de trabalho e com muitos baixos rendimentos, informem-se dos vossos direitos.

    Saudações Cordiais
    Maria Filomena Pires

  2. Só a título de curiosidade: uma vez fui fazer figuração ao programa “Contacto” da SIC na produtora do Manolo Bello. Estava lá a conversar com um figurante e chega ele com um tom agressivo a falar alto à frente de toda a gente e a humilhar-me só porque lhe mandei uns currículos (já que tenho formação na área do audiovisual). Conclusão: entraram todos os figurantes para o plateau do programa, sentaram-se (eu inclusivé) e depois alguém da produção mandou-me sair e aguardar lá dentro. Ía ficar o dia todo de gravação de “castigo” lá nas catacumbas.

    Um gajo desempregado, sem dinheiro, não pode mandar currículos e procurar algo melhor. Tem que “amochar” e fazer tudo o que os outros mandam. Chateei-me e abandonei o estúdio. Depois a empresa de Figuração ainda me veio com o “Você abandonou o estúdio!” com aquele ar frio e gozão. Portugal é uma caca! A TV é uma ilusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestões de leitura