Idosos

Precisa ou tem curiosidade em saber quanto vai receber de reforma e quando é que pode se reformar? A Segurança Social disponibiliza a partir de hoje, um novo simulador online que nos permite saber quando nos podemos reformar e quanto vamos receber de pensão.

Um simulador muito útil que também pode ser usado para nos ajudar a decidir sobre o melhor momento da reforma, tendo em conta as bonificações e penalizações que se lhe aplicam.

Como simular a sua reforma

Basta entrar no site da Segurança Social Direta utilizando os seus dados de login, através da chave móvel digital ou utilizando o seu Cartão de Cidadão (neste último caso, precisa de usar um leitor de cartões de cidadão).

Depois de aceder à Segurança Social Direta, encontrará duas opções de simulação da reforma:

  • Simulação automática – Saiba a data prevista de reforma e o valor estimado da sua pensão de velhice com base nos seus salários.
  • Simulação à medida – Faça uma simulação personalizada onde poderá alterar alguns parâmetros e saiba o valor estimado da sua pensão do regime geral.
Simular Reforma
Simulador de Pensões da Segurança Social.

Segundo Vieira da Silva, Ministro do Trabalho e Segurança Social, a novidade desta ferramenta é que se trata de um simulador não-teórico, não baseado apenas nas fórmulas de cálculo das pensões, mas sim na informação real e individual de cada trabalhador.

Pode ver uma breve explicação do funcionamento deste simulador de pensões no seguinte vídeo da Segurança Social:

O site da Segurança Social alerta para que antes de iniciar a simulação tenha em conta o seguinte:

  • Os resultados e valores da simulação são apenas informativos e não vinculativos;
  • A simulação é efetuada com base nas regras em vigor à data e com os dados existentes no sistema informático da Segurança Social;
  • Os dados relativos aos anos futuros assentam num conjunto de pressupostos de crescimento dos salários;
  • Na projeção dos salários futuros consideram-se, por defeito, os seguintes pressupostos: os salários acompanham a inflação (taxa de inflação de 0,5%), com uma valorização real (crescimento real) de 0,5% adicionais. Estes dois parâmetros podem ser alterados na opção “Simulação à Medida”;
  • Não são considerados dados relativos às contribuições efetuadas para a Caixa Geral de Aposentações ou outros sistemas de proteção social nacionais ou estrangeiros;
  • Os valores resultantes desta simulação serão tanto mais fidedignos quanto maior for a informação disponível sobre a sua carreira contributiva;
  • A opção “Simulação Automática” permite-lhe saber o valor estimado da sua pensão de velhice com base nos seus salários existentes no sistema informático da Segurança Social e em projeções dos mesmos no caso dos anos futuros;
  • Se optar pela “Simulação à Medida” tem a possibilidade de introduzir dados sobre a sua carreira contributiva, além de poder escolher outras opções (antecipação por desemprego de longa duração ou invalidez) e definir parâmetros da simulação (taxa de crescimento ou taxa de inflação).

Já utilizou este simulador? Considera-o uma ferramenta útil para tomar decisões importantes na sua vida? Partilhe a sua opinião nos comentários.

Deixe o seu comentário