As 1001 utilidades do azeite

Na saúde, na beleza ou até na sua casa, o azeite consegue ser extraordinário produto "multi-usos"! Venha conhecer alguns desses usos...
azeite

Muito mais do que um ingrediente culinário, o azeite tem imensas aplicações! Na saúde, na beleza ou até na sua casa, o azeite é um extraordinário produto “multi-usos”!

Segue-se uma lista de diversas situações em que o azeite pode ser seu aliado:

  1. Silenciar uma porta que range: Lubrifique a dobradiça da porta com algumas gotas de azeite. É eficaz e evita a necessidade de recorrer a produtos químicos.
  2. Desencravar um fecho zipper: Se o fecho zipper de uma peça de roupa ficar encravado, experimente esfregá-lo com um cotonete embebido em azeite para ajudar a desencravar.
  3. Restaurar o brilho da mobília de madeira: Misture duas partes de azeite e uma parte de sumo de limão num frasco borrifador. Agite bem e vaporize na madeira. Deixe a mistura actuar durante 2 minutos e limpe com papel absorvente.
  4. Remover adesivos: Encharque com azeite o adesivo ou autocolante para facilitar a sua remoção.
  5. Limpar mãos sujas e gordurosas: Mãos sujas com tinta, gordura, massa consistente, etc? Experimente limpá-las com uma mistura de 1 colher de azeite e 1 colher de sal ou açúcar. Esfregue vigorosamente por alguns minutos e lave de seguida com água e sabão.
  6. Evitar que a cera das velas se agarre ao castiçal: Esfregue a base do castiçal com uma camada fina de azeite antes de colocar a vela. Desta forma, torna-se mais fácil remover as gotas de cera.
  7. Remover a maquilhagem dos olhos: Embeba um pedacinho de algodão em azeite e passe nas pálpebras para retirar o rímel. Não se esqueça depois de limpar os olhos com um lenço de papel.
  8. Remover tinta do cabelo: Esteve a pintar a casa e sujou o cabelo com tinta? Passe algodão embebido em azeite no cabelo e esfregue suavemente.
  9. Manter as mão impecáveis: Sendo o azeite um dos ingredientes, veja esta receita de beleza caseira para deixar as suas mãos impecáveis.
  10. Fazer a barba: Acabou o gel ou a espuma de barbear? Experimente usar azeite em sua substituição! Para além de permitir o deslizar suave da lâmina, deixa a sua pele muito macia e hidratada.
  11. Máscara peles secas: Veja esta receita de beleza caseira para saber como fazer uma máscara nutritiva para aplicar no rosto. Esta máscara é especialmente indicada para pele secas.
  12. Esfoliante para pés secos: Mais uma receita caseira em que o azeite faz parte da lista. Saiba como fazer aqui.
  13. Máscara para pontas espigadas: O seu cabelo é dado a pontas espigadas? Mel, azeite e óleo essencial de alecrim ou de rosmaninho, é o que necessita para um tratamento natural. Veja como proceder aqui.
  14. Unhas quebradiças: As suas unhas estão frágeis, secas e com tendência para quebrarem? Mergulhe as unhas em azeite morno durante 15 minutos e de seguida massaje-as com uma rodela de limão. Faça este tratamento diariamente antes de se deitar durante uma ou duas semanas.
  15. Reduzir a celulite: Borras de café e azeite, supostamente ajudam a reduzir (ou pelo menos disfarçar) a celulite. Saiba como proceder aqui – A celulite e o café.
  16. Hidratar o cabelo: O seu cabelo é seco e quebradiço? Experimente hidratá-lo com azeite. Aqueça meia chávena de azeite (sem deixar ferver) e aplique-o livremente por todo o cabelo. Cubra o cabelo com um saco plástico de supermercado e enrole uma toalha por cima. Deixe actuar durante 45 minutos e depois lave com champô e enxague abundantemente.
  17. Parar de ressonar: Tomar um gole de azeite antes de ir dormir lubrifica e diminui as vibrações da garganta ajudando a parar de ressonar.
  18. Tratar queimaduras solares ligeiras: O azeite acalma a dor das queimaduras solares mais ligeiras e ajuda a reter a humidade na pele. Misture num frasco partes iguais de água e azeite. Agite bem e aplique na zona afectada. Agite a mistura várias vezes durante a aplicação para evitar que se separe.
  19. Proteger e “lubrificar” a voz: Não existem ainda evidências cientificas que apoiem esta solução, mas supostamente muitos cantores gargarejam azeite antes de cantar para lubrificar as cordas vocais.
  20. Conservar alhos: Pique os dentes de alho e coloque num recipiente cheio de azeite. O azeite deverá cobrir totalmente o alho picado. Para além de conservar mais tempo o alho picado, ainda ficará com um azeite aromatizado!
  21. Conservar enchidos: Evite o aparecimento de bolor nos enchidos, principalmente depois de cortados.Unte o enchido com azeite, enrole-o numa folha fresca de alface e envolva-o em papel de alumínio. O azeite pode alterar ligeiramente o sabor do enchido mas não o torna desagradável. Seria pior se o encontrasse com bolor!
  22. Pão com manteiga mais saudável: Se adora pão com manteiga, torne essa “iguaria” mais saudável usando azeite. Faça uma mistura de manteiga e azeite em partes iguais. Mexa bem até conseguir uma mistura homogénea. Conserve no frigorífico e utilize essa mistura para barrar no pão como se fosse apenas manteiga.

Conhece mais utilizações alternativas para o azeite? Partilhe-as nos comentários. 🙂

Quer conhecer mais utilizações alternativas para coisas do dia-a-dia? Veja aqui: Utilizações Alternativas


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.