Como Aproveitar as Cascas de Ananás e Abacaxi

Saiba como aproveitar as cascas de ananás e de abacaxi para fazer um delicioso sumo.
ananas

Nem toda a gente sabe, mas tanto as cascas de ananás como de abacaxi podem ser aproveitadas para fazer um delicioso sumo.

E é tão simples…

  • Rejeite a rama desse fruto a não ser que a pretenda utilizar para decorar algum prato.
  • Lave muito bem a casca e corte-a em pedaços pequenos.
  • Leve as cascas ao lume num tacho com água e deixe ferver durante cerca de 20 minutos.
  • Deixe arrefecer e passe o sumo por um coador.
  • Guarde esse sumo no frigorífico.

Se preferir, poderá juntar paus de canela, açúcar, adoçante… a seu gosto!

Mais uma forma simples de evitar o desperdício.

Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Talvez lhe interesse:

7 respostas

  1. NÃO! Não rejeitem a coroa do ananás | abacaxi!!!…

    Cortem a coroa com um pouco de polpa e casca agarradas (1 a 2 cm) ou cortem o ananás às fatias, como se corta o melão, deixando o talo do centro (aliás, não adianta consumir esse talo porque o nosso organismo não o digere).

    Deixem secar alguns dias, dependendo se está calor ou frio, até ficar com um aspecto mirrado, sem apodrecer nem secar demasiado! Plantem numa mistura de terra e areia em partes iguais e vão ter uma bela planta! Eu sei porque já o fiz várias vezes! Se morarem num país tropical ou tiverem uma estufa até poderá dar um belo ananás no centro da planta.

    Nota: antes de fazer esta operação verifiquem se a coroa do ananás | abacaxi tem o centro. Se não tiver não adianta. Há alguns produtores que arrancam o centro da rama. Vá-se lá saber porquê. Se calhar não querem que a gente as plante!

    Outra dica: Os caroços do abacate dão excelentes plantas. Espetem uns palitos de lado (para os apoiarem)e mergulhem metade num copo de água (os copos para jacintos são óptimos) até criar raízes e ganhar um rebento. No final do Outono plantem o caroço num vaso e terão uma bela planta de interior. Se a colocarem no exterior, depois de ter um tamanho razoável, arranquem-na cortem o espigão (o centro da raiz) e voltem a plantar. Quando a árvore (linda) tiver um tamanho considerável vai dar fruto.

    1. Olá. Essa do abacate, fiz há 2 anos e nunca deu nada. O caroço apodreceu no copo e a água evaporou mais de metade. Repeti isso 2 vezes mas o resultado foi o mesmo.
      Cump.

  2. Nao parece ser mau de todo , pelo contrario, mas prefiro mesmo o sumo de ananás e nao das cascas de ananas , ate pode ser muito bom, mas prefiro mesmo assim

  3. Desconhecia este aproveitamento… a experimentar, quanto à rama, coloque-a num recpiente com água e depois de alguns dias já com pequenas raízes coloque num vaso dá uma linda planta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.