tingir-roupa-acafrao

Se tiver alguma t-shirt ou outra peça de roupa lá por casa que se encontre velha, manchada, desbotada ou prestes a passar à categoria de pano de limpeza… experimente tingi-la!

Nas minhas navegações sem rumo na internet, encontrei um método curioso de tingir tecidos a muito baixo custo e decidi imediatamente testá-lo numa velha e manchada t-shirt que tinha cá por casa.

O resultado foi interessante! A t-shirt adquiriu uma cor bem garrida. E mesmo após ser lavada, a cor manteve-se impecável!
O corante utilizado? Uma especiaria que provavelmente já tem em sua casa – açafrão.

Experimente fazer o mesmo com uma ou outra peça de roupa que já esteja a pedir reforma. De seguida explico passo-a-passo como proceder…

TINGINDO ROUPA COM AÇAFRÃO

Escolha a peça de roupa que deseja tingir e demolhe-a em água fria. Isto ajudará o tecido a “agarrar” melhor o corante natural.

Misture 3 colheres de sopa de açafrão em pó numa panela de água e leve a ferver durante uns 30 minutos.

Recomendo que ferva primeiro a água num jarro eléctrico, despeje a água na panela, misture o açafrão e mantenha a fervura por mais algum tempo no fogão. Assim acelera o processo e economiza energia.

Retire a panela do lume e mergulhe a peça de roupa nessa mistura durante pelo menos uma hora. Vá mexendo de vez em quando com uma colher para garantir um tingimento mais homogéneo.

Depois de retirar a peça de roupa da panela, passe o tecido por água até que a água comece a correr limpa.

E eis o resultado na foto seguinte…

Ok, tenho de admitir que a cor não ficou tão homogénea como esperava! Para evitar isso, eu devia ter deixado a t-shirt mergulhada por mais algum tempo e ter mexido a mistura com mais frequência. Da próxima vez talvez corra melhor! 😛

Se quiser, também poderá criar uns efeitos modernos nas suas peças de roupa deixando o tecido propositadamente manchado. Veja um exemplo nas fotos seguintes (fotos retiradas do site delightedmomma.com):

E aqui tem uma forma ecológica e económica de tingir a sua roupa… de amarelo! 😉

NOTA: Li algures que se juntarmos uma ou duas colheres de sal à água, a cor do açafrão fixa ainda melhor ao tecido.

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

20 COMENTÁRIOS

  1. Amei!!!! Em tempos usei um corante chamado anilina para tingir calças de ganga e outras peças. Não sabia que o açafrao também dava para tingir a roupa!!!! 🙂

  2. Por acaso já conhecia e já fiz isso mas em panos de cozinha que tinha nódoas. Ficaram impecáveis.
    Não usem uma colher de pau para mexer porque depois o amarelo custa a sair da madeira.

  3. Os indianos já ultilizam à centenas de anos este método, mas é bom saber que há pessoas que se interessam por este sistema artesanal.

  4. Gostei da ideia, só é pena o açafrão ter cor amarela. Será que o colorau dá o mesmo efeito? Pelo menos a cor é laranja!

    • Depende do tipo de açafrão que usar. O açafrão da terra, vendido nos supermercados é barato. O açafrão crocus tirados dos estames da planta, sim é caro. É chamado de ouro vermelho.

  5. Que giro nao conhecia esta dica! É uma boa forma de mudar as cores das nossas roupas quando tiver-mos fartos delas e quiser-mos dar um novo tom… Agora resta ver se resulta com outros pigmentos 🙂

  6. É sem dúvida um bom processo, de fácil execução e que não dá muito trabalho.

    É o ideal para quem gostar de ter as suas próprias roupas originais.

  7. Já tinha ouvido falar nesta técnica. É uma boa dica para quem gosta de fazer coisas de modo tradicional, como eu. Só é pena o amarelo não ser das minhas cores preferidas =/ , mas acredito que deve haver outros produtos naturais que se possam usar para o mesmo efeito.

  8. Bem… como apagaram a minha questãos e tambem seria possivel tingir usando directamente a flor açafroa (de onde vem o açafrão) irei experimentar e depois partilharei aqui ;)Agora só me resta descobrir uma peça de roupa que não me importe de estregar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here