Out 152010
 

telefone-707Existem imensas empresas cujos contactos para o apoio ao cliente, pedido de informações, adesão a um serviço, etc… são números de telefone começados por 707 (designados pela Portugal Telecom como números únicos).

Sabia que ligar para números de telefone começados por 707 tem um custo muito mais elevado do que uma simples chamada local?

Estamos a falar de valores que vão entre os 10 e os 30 cêntimos por minuto consoante a origem da chamada (telefone fixo ou móvel)! E na maioria dos casos, as entidades nem sequer se dignam a informar o valor a pagar pela chamada, o que leva muita gente a acreditar que se trata de um número gratuito.

Dando alguns exemplos…

Não confunda os prefixos dos números de telefone!

É habitual existir alguma confusão em redor dos números de telefone com prefixos 707, 800 e 808. Repare nas diferenças de custo das chamadas para esses números:

  • Número Verde (800): chamadas totalmente gratuitas… use e abuse!
  • Número Azul (808): custo de chamada local.
  • Número Único (707): um roubo… humm, desculpem… :D, chamada de valor acrescentado cujo custo é totalmente suportado por quem telefona.

Apenas a título de curiosidade, encontrei na página de contactos de uma companhia de seguros, uma situação interessante! Repare nos números de telefone para participação de sinistros nessa seguradora:Pelo menos puseram o cliente a pagar menos pelo telefonema… :D

E agora? Já pensou em quantas vezes precisou de ligar para números de telefone com prefixo 707… e quanto tempo ainda o deixaram a ouvir música antes de lhe atenderem a chamada…? :(

Poupe dinheiro evitando a marcação de números começados por 707!

  47 Responses to “Evite ligar para números começados por 707”

Comments (47)
  1. Excelente explicação!!!
    Uma sugestão, quem não quiser ligar acidentalmente para números 707, pode solicitar ao seu operador o barramento dessas chamadas. Só há o inconveniente, se um dia precisarem mesmo de ligar para um telefone 707, não conseguem!!!

    Abraço e continuação de boas dicas sempre úteis.

    • Obrigado Jorge pela sugestão.

      Um abraço e continua a visitar o Poupa e Ganha. ;)

      • Boa tarde,

        Algum dos senhores(as) aceita ser entrevistado para a SIC sobre este tema?
        Há algumas dicas interessantes para partilhar com os portugueses.
        Cumprimentos,
        Pedro Andersson
        96-8563124
        pedroandersson@sic.pt

        • Estimado Pedro,

          A centraldetaxis.pt é detentora de um numero 707 e sim terá todo o interesse em explicar ao publico o porquê de em muitas situações ser interessante usar os nossos serviços apartir de um numero de genero.

          Deixo o nosso contacto: info@centraldetaxis.pt

          Obrigado

          • Olá,

            Reparei no seguinte no vosso site:

            Dispomos de uma linha gratuita para acesso aos nossos táxis. Disponivel para empresas e particulares: 800 45 10 10

            Fiquei confuso!

            • Excelente questão Miguel a questão é a seguinte… = numero 800 45 10 10 está bloqueado a telemóveis e apenas está “contactavel” a numeros de telefone que sejam já clientes… Hoteis, particulares que usam frequentemente, lares, etc… Agora a questão mais importante… Porquê? Porque não está acessivel a todos os numeros?

              Porque por abusos sucessivos alguns profissionais menos escrupulosos junto com o publico ligavam sucessivamente para esta linha o que gerava uma despesa enorme… a cerca de 26 cêntimos por minuto e na verdade tratava-se de brincadeiras…

              Algumas empresas usam tambem os 707 para evitar por um lado custos, para garantir que quem liga relamente tem um objectivo concreto sobre os serviços que essa empresa presta e porque do “outro lado da linha” estão pessoas que representam encargos para as empresas e que acabam por, nos numeros 800 gratuitos, estar a atender dezenas de chamadas de “brincadeira” que custam dinheiro e recursos à empresa.

              No nosso caso em particular, até era optimo poder disponibilizar um numero gratuito como unico contacto só não é possivel por causa da utilização abusiva.

    • Olá
      É verdade que as pessoas por vezes reclamam do valor que pagam das chamadas mas depois quando se apaganham com o opereador em linha nao se calam e repetem imensas vezes a mesma coisas.

  2. Para a sapo eu peço sempre a devolução do valor da chamada. Até agora sempre me deram. Mas também a culpa de ligar para lá também sempre foi deles :P

    E em relação a isso… a Via Verde nos últimos tempos deve ter ganho pouco à custa disso deve :D

  3. Desconhecia essa situação, vou passar a ter mais cuidado.

  4. Por acaso já sabia disto, mas por vezes tem mesmo de ser…

    Acho que quando ligamos para a PT para o Apoio a Clientes, podemos no final solicitar a devolução deste valor. No entanto acho que cada cliente só pode pedir 12€ por ano….

    • Olá RiDFiCK,
      Será que são mesmo só 12€ por ano!?… Eu já pedi mais de 30€ à SAPO ADSL, e pagaram, ou melhor, creditaram nas minhas facturas seguintes.

      Abraço

  5. Caro Miguel
    Segundo a Anacom o custo maximo é de 10 centimentos..

    - “707”: e “708”: € 0,10 por minuto para chamadas originadas nas redes fixas e € 0,25 por minuto para chamadas originadas nas redes móveis, definindo-se a tarifação ao segundo a partir do primeiro minuto;
    http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=406308

    A noticia parece antiga mas numa entrada deste ano é referido o link para essa noticia.

  6. Cuidado ao ligar para 707 ………. Gostei da vossa explicação. É importante divulgar o vegonhoso que é as entidades publicas como os serviços de Finanças de atendimento publico tenham optado por este numero pago e de valor acrescentado. deveria ser criado um movimento de contestação e blockeio.

  7. É na verdade vergonhoso, certas empresas optarem por este numero 707 sabendo que estao a burlar os clientes, pode-se esperar tudo desses vigaristas!

  8. Felizmente, o meu tarifário não me deixa efectuar chamadas para todos os números que começem por 707. Se quizer ligar, tenho de fazer um carregamento extra, só para usar em chamadas de valor acrescentado. E como, não vou estar a carregar mais o saldo do telemóvel, obviamente, não ligo!

  9. Esses 707 são carissimos!!! e infelizmente tudo o que é apoio ao consumidor é quase sempre por 707. Já perdi conta aos euros que “deixei” na sapo adsl, as chamadas são demoradas e tornam-se cáras cáras cáras. Não sabia era que se podia pedir o retorno do valo numa factura. Estou sempre a aprender.

  10. Já deixei de ser cliente de muitos serviços só por o seu apoio ao clinete ser um nº 707. Vão roubar para outro lado.

  11. Não sabia que era assim um valor muito maior do que o habitual, mas também nunca telefono para números começados por esses dígitos. Agora já sei, só ligo se for mesmo urgente.

  12. Uma dessas linhas é o Centro de Atendimento Telefónico do Portal das Finanças…simplesmente inacreditável…

  13. Tive que ligar para o apoio ao cliente millennium ,infelizmente fiquem hoje a saber o roubo que é ligar para números começados 707. Sem comentários…
    Muito útil a informação!!!

    • Tambem ontem precisei de um esclarecimento do millenium, e sem saber (porque só agora vi este forum) estive ali uns 15 minutos a falar com o funcionário, usando um numero 707. Bem, agora o mal já esta feito, mas a mim não me vão enganar mais. Obrigado pessoal

  14. Caros senhores,
    Sou jornalista da SIC e quero fazer uma reportagem sobre os 707.
    Preciso de falar com alguém que tenha pedido a devolução do dinheiro e que a empresa o tenha feito. Seria um bom exemplo para dar aos portugueses.
    Podem contactar-me por favor com urgência?
    Obrigado.

    Pedro Andersson
    http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/
    Jornalista
    SIC
    96-8563124 (eu ligo de volta :))

  15. só faço chamadas começadas por 707 quandp não tenho outra alternativa

  16. Bom dia,boa pesquisa da sic,mas falta a análise de outros telefones.Tenho uma cas na Aldeia onde tenho instalado tel.fixo da pt.que me custa cerca de € 10.00 por mês,mas tenho Tv cabo Zon por satélite,em Novembro passado quando cheguei aquela casa tinha a box bloqueada,então liguei para a zon 16990 para me desbloquearem a box,demorou cerca de 20minutos.No mês seguinte quando recebi a fatura da PT,qual meu espanto vinha-me debitado Sev.especiais-outros operadores €16,809 + 23% iva.Agradeço que voltem ao tema.Os m/cumprimentos

  17. Ao número 707— ou outro de valor acrescentado, encontra-se associado um outro começado por 2*—. Os números 2*—, são para muitos, mais baratos do que esses números parasitários. O tipo de serviço contratado e sua utilização, pode reduzir pode aumentar o seu custo . Nada neste ‘país’ é grátis. Ninguém dá nada a ninguém sem querer algo em troca. Se por um acaso alguém souber quais os números 2*— associados aos outros de valor acrescentado ou dos números ‘partilhados’, divulgue. O atendimento é o mesmo, com a diferença que não somos extorquidos por estes agentes pulguentos que assolam a nossa sociedade. Não importa se eles são públicos ou privados, O resultado e o cheiro é o mesmo. As lenga-lengas recebidas pelos operadores no outro lado da linha é o mesmo. Mas os resultados de operação obtidos no final do dia por extorsão, pois considero este acto, como uma contribuição forçada, um imposto extraordinário e excessivo, forma de violência ou ameaça para obter dinheiro como é o caso de quase todos os organismos públicos, cujo o objectivo é o de beneficiar e não de se servirem. Estes números podem ser proclamados como de imposto de contribuição forçada público privada, que se sintetiza numa palavra ímpar. Roubo.

  18. Se aparentemente existe um número começado por 2* por cada 707*, porque não criar uma página com essa informação? De todos os serviços, de todas as entidades que utilizamos. Todos contrbuiam!!!!

    Se eles são espertos, nós podemos ser mais e a Internet ajuda-nos a partilhar essa informação.

  19. 707 – Numeração de tarifa única a partir de qualquer ponto do país com um valor fixo por minuto

    A chamada tem um custo de 0,10€ por minuto (sem IVA) a partir da rede fixa e 0,25€ por minuto (sem IVA) a partir da rede móvel.

  20. Roubo de colarinho branco. Com conhecimento do estado.

  21. encontrei neste site o nº das finanças que penso ser alternativo ao 707 em:

    https://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp?body=/portal-dgaiec/contactos.jsp

    lá está este nº Telefone: 21 881 37 00
    não sei se é o equivalente ao 707 … ainda não precisei de ligar !!

  22. O mais surpreendente e sem vergonha, é a IURD que publicita o Nº do AMIGO24 707 301 221, onde de forma manhosa cobra a ajuda espiritual? aos que lhes ligam a pedir ajuda, com a agravante de estar a IURD isenta de muitos dos impostos, por, dizem eles, serem uma entidade sem fins lucrativos, impostos esses que as nossas empresas e cidadãos têm que pagar. Até mesmo os anúncios luminosos instalados nos seus templos têm esses números de valor acrescentado, mas as Câmaras (pelo menos a de Portimão) isentam-nos ainda assim das Taxas e licenças municipais. É uma vergonha que já denunciei em jornal de Portimão, mas que ninguém quer saber, nem Câmara, nem Polícia, nem Tribunais. Ó Sr Ministro Gaspar, será que não lhes deveria cassar o alvará de entidade sem fins lucrativos, pô-los a pagar como os outros e multá-los de forma pesada e exemplar por comportamento fraudulento e lesivo dos interesses do estado, e quem sabe assim poder aliviar um pouco os impostos ao cidadão que está com as calças na mão? Quanto mais não seja por uma questão de justiça.

  23. Novidade, se o próprio numero de contacto para apoio do portal das finanças, começa por 707, quem é que faz as leis, quem é que permite que situações destas existam? Quem faz as leis são os partidos e os governos, são todos um bando de ladrões, o estado o maior deles todos e não tem um partido com acento na assembleia que escape, é tudo farinha do mesmo saco e nos tempos que correm se ainda existe alguém que duvide disso, então é porque não vive neste mundo, ou então faz parte do sistema!

  24. existe uma maneira que por vezes conseguimos fugir ao 707
    é telefonar como se tivéssemos noutro pais ou seja quando estas empresas têm um numero a começar por 0035, telefonamos para o número sem este indicativo de Portugal.
    outra hipótese é telefonar para o 707 e depois pedir que nos deem outro número.

  25. Bom dia, se caso precisarem de ligar para a via verde, que é um 707, o numero fixo é 21 000 80 10.

  26. Extraviei o meu cartão da Ikea . Pretendo cancelá-lo. Tentei vários contactos com MATOSINHOS MAS APENAS PELO NºÇ 707 QUE NOS FAZ GASTAR IMENSO DINHEIRO POIS É SEMPRE GRAVAÇÃO QUE VAI FALANDO FALANDO E O TEMPO A PASSAR E NÓS A PAGAR. pÉSSIMO SERVIÇO DA ikea que substituiu o número prefixo 22 pelo 707. Vou deixar de ser cliente.

  27. O numero fixo que substituí o 707260707 da Seguradora Tranquilidade é 218 525 432.

  28. olá , tem toda a razão tudo que começa por 707.. é muito caro para consumidor, até o nº das finanças começa por 707…, o comerciante que tenha que ligar para esse nº para comunicar por ex. as guias tem de pagar mais.
    Não acho muito justo, porque em vez de ajudar as empresas só estão a prejudicar. Já não chega os impostos que tem de pagar.

  29. Sim, mas tudo tem uma razão, as pessoas que atendem os telefones também precisam de ser pagas todos os meses

  30. Estes números de apoio ao cliente são de um serviço que as empresas/repartições têm a obrigação legal de prestar, logo nunca deveriam ser pagos. Se alguém quiser entrar com uma ação em tribunal ganha de certeza.
    Fica mais uma informação Controlauto Inspeções Automóveis – Centro de Santa Marta de Corroios – nº 707 501 502 – alternativa: 212532177.

  31. Dicas
    1
    Algumas das empresas que têm esses numeros tambem têm o numero para quem telefona do estrangeiro, geralmente a começar por 2….. liguem para esse numero que eles atendem sem saberem de onde se está a ligar.
    Isto poderá querer dizer que…
    2
    Todos estes tipos de numeros, são numeros virtuais, todos eles são redirecionados para outros numeros a começar por 2 ou 3 se conseguirem descobrir para qual numero está a ser redirecionado liguem para esse numero.

  32. Para quem quer a alternativa para o número de apoio ao cliente (tratar dos sinistros) da AXA 707 28 12 81 têm o 213 50 61 00

  33. Há muitos anos que venho reclamando contra o roubo que nos é feito quando o contacto é somente através do nº 707… Quem pode ajudar a resolver este problema? Por exemplo agora quero contactar a Via Verde e só me
    dão o 707…MAIS ROUBO NÃO. Estou farto deste país de ladrões.

  34. Quando é possível tento encontrar um número alternativo para ligar para as empresas que usam esses números de valor acrescentado p os clientes os contactarem.
    Um dos casos é a securitas direct. Os clientes já pagam bem pelo serviço e para os contactarem eles divulgam um 707 mas existe um telefone fixo para os contactar.
    Há certos casos em q compensa usar o 707. Telefonei para o nº 707 das finanças e fiquei esclarecida. Poupei imenso em tempo e dinheiro pois em Abril as finanças devem estar cheias de utentes e como resido a 10 km da repartição mais próxima ia-me ficar cara a deslocação.

 Leave a Reply

(campo obrigatório)

(campo obrigatório)