Evite Ligar para Números Começados por 707

telefone-antigo-707Existem imensas empresas cujos contactos para o apoio ao cliente, pedido de informações, adesão a um serviço, etc… são números de telefone começados por 707 (designados pela Portugal Telecom como números únicos).

Sabia que ligar para números de telefone começados por 707 tem um custo muito mais elevado do que uma simples chamada local?

Estamos a falar de valores que vão entre os 10 e os 30 cêntimos por minuto consoante a origem da chamada (telefone fixo ou móvel)! E na maioria dos casos, as entidades nem sequer se dignam a informar o valor a pagar pela chamada, o que leva muita gente a acreditar que se trata de um número gratuito.

Não confunda os prefixos dos números de telefone!

É habitual existir alguma confusão em redor dos números de telefone com prefixos 707, 800 e 808. Repare nas diferenças de custo das chamadas para esses números:

  • Número Verde (800): chamadas totalmente gratuitas… use e abuse!
  • Número Azul (808): custo de chamada local.
  • Número Único (707): um roubo… humm, desculpem… chamada de valor acrescentado cujo custo é totalmente suportado por quem telefona.

Apenas a título de curiosidade, encontrei na página de contactos de uma companhia de seguros, uma situação interessante! Repare nos números de telefone para participação de sinistros nessa seguradora:Pelo menos puseram o cliente a pagar menos pelo telefonema… 😀

E agora? Já pensou em quantas vezes precisou de ligar para números de telefone com prefixo 707… e quanto tempo ainda o deixaram a ouvir música antes de lhe atenderem a chamada…? 🙁

Poupe dinheiro evitando a marcação de números começados por 707!

E agora, uma informação controversa… 😛 Leia o seguinte artigo: O Outro Lado das Linhas 707

66 respostas

  1. Amadeu Ferro diz:

    Estes números de apoio ao cliente são de um serviço que as empresas/repartições têm a obrigação legal de prestar, logo nunca deveriam ser pagos. Se alguém quiser entrar com uma ação em tribunal ganha de certeza.
    Fica mais uma informação Controlauto Inspeções Automóveis – Centro de Santa Marta de Corroios – nº 707 501 502 – alternativa: 212532177.

  2. Antonio diz:

    Dicas
    1
    Algumas das empresas que têm esses numeros tambem têm o numero para quem telefona do estrangeiro, geralmente a começar por 2….. liguem para esse numero que eles atendem sem saberem de onde se está a ligar.
    Isto poderá querer dizer que…
    2
    Todos estes tipos de numeros, são numeros virtuais, todos eles são redirecionados para outros numeros a começar por 2 ou 3 se conseguirem descobrir para qual numero está a ser redirecionado liguem para esse numero.

  3. já foste Axa diz:

    Para quem quer a alternativa para o número de apoio ao cliente (tratar dos sinistros) da AXA 707 28 12 81 têm o 213 50 61 00

  4. Aurélio Alexandre diz:

    Há muitos anos que venho reclamando contra o roubo que nos é feito quando o contacto é somente através do nº 707… Quem pode ajudar a resolver este problema? Por exemplo agora quero contactar a Via Verde e só me
    dão o 707…MAIS ROUBO NÃO. Estou farto deste país de ladrões.

  5. maria diz:

    Quando é possível tento encontrar um número alternativo para ligar para as empresas que usam esses números de valor acrescentado p os clientes os contactarem.
    Um dos casos é a securitas direct. Os clientes já pagam bem pelo serviço e para os contactarem eles divulgam um 707 mas existe um telefone fixo para os contactar.
    Há certos casos em q compensa usar o 707. Telefonei para o nº 707 das finanças e fiquei esclarecida. Poupei imenso em tempo e dinheiro pois em Abril as finanças devem estar cheias de utentes e como resido a 10 km da repartição mais próxima ia-me ficar cara a deslocação.

  6. Tina Costa diz:

    Yah, poupa-se dinheiro. E há outra forma de contactar a empresa que atende por 707? Não há, por isso ficamos nas bananas. Paga-se para reagendar a encomenda (que é o meu caso). Se não retorna ao Reino Unido.

  7. Todos os serviços públicos e empresas deviam estar obrigados a disponibilizarem um número de telefone normal da rede fixa, o cliente é que escolheria entre usar o nº normal ou o de valor acrescentado, estou convicto de que por detrás destes números existem grandes jogadas em que quer a empresa para que se liga quer a empres de telecomunicações, ambas ganham à custa da exploração enganosa e desenfreada aos clientes.

  8. moneytime diz:

    É só roubarem, e assim vai Portugal!

  9. João Dias diz:

    Alternativas:

    1) Procurar o número começado por 2 nos contactos da empresa. Este existe, em muitos casos.
    2) Utilizar contacto por e-mail/formulário.
    3) Utilizar serviços Voip, onde é possível ligar para números 707 por 0,005€/min (sim, meio cêntimo!!) ou ~0,045€/chamada.

  10. Zé Pimentel diz:

    Por favor, apareça um "comentador-poupador" com a formação jurídica suficiente para fazer uma análise minimamente correta do fenómeno, e que tenha a disponibilidade de cidadania para formular uma exposição, ou algo do género, a apresentar à ANACOM.
    Cá estaremos nós, os eternos prejudicados, dispostos a assinar.
    É que, aparentemente, trata-se de mais um dos fenómenos tão portugueses — notoriamente injustos e imorais, mas permitidos ou tolerados por uma "abébia" legal, que vai enchendo os bolsos a meia dúzia de chicos-espertos…

  11. Jr Portuga diz:

    sem duvida essa é uma boa informação e se todas as empresas tivessem sites infirmativos dessa natureza a credebilidade saria bem maior para todas essas entidades

  12. deprimente vergonha desta maneira de desviar dinheiro " bummmmmmmmmmmm"

  13. Está correcto e concordo com o que está escrito, mas qual é a alternativa? Como poderei fazer uma chamnada para as finanças, por exemplo sem ser para o 707…?

  14. Nugita diz:

    O pior é ligarmos para estes números, ficarmos na linha de espera vários minutos a ouvir música do Beethoven e ainda pagarmos por isto!!

  15. Boa tarde. Infelizmente sofri um acidente de viação, o qual sem culpa é a caminho do serviço. Neste momento estou acamada pois foi operada mais 1 vez. Eu sou funcionária pública mas preciso de uma informação da SEGURANÇA SOCIAL de Coimbra ou Montemor o Velho, mas o contacto fixo não dá nada e o 808….
    :-)Uma linha de apoio à uma Entidade Pública, o contribuinte é que paga.

  16. Mário Neves diz:

    Fartei-me de ser enganado por todas estas empresas portuguesas que, em vez de resolverem os problemas do apoio ao cliente, parece que querem ganhar dinheiro à nossa custa.

    Às minhas custas já não mamam mais. Uso uma app voip chamada S3Phone. Além de chamadas grátis para 707, ainda consigo ligar para telemóveis a preço de custo (uns 2 centimos/min).

    Procurem na play store ou itunes.

  17. Jorge Bastos diz:

    Número Único (707): um roubo… humm, desculpem… :D, chamada de valor acrescentado – FALSO. Os 760 são números de valor acrescentado. Os números iniciados por 707 podem ter um valor diferente dependendo da identidade mas não poderão ser tarifados a mais de €0,10 por minuto nas ligações com origem nas redes fixas e a mais de €0,25 por minuto nas ligações originadas pelas redes móveis.

  18. José Abrantes diz:

    INFORMAÇÃO NO SITE DA ANACOM

    As ligações para números iniciados por 707 têm preços máximos:
    •€0,10 por minuto para chamadas da rede fixa
    •€0,25 por minuto para chamadas de telemóveis.

    Após o primeiro minuto, são cobradas ao segundo.

    Não se deixem roubar, RECLAMEM!

  19. CLR diz:

    O número de telefone da Direcção de Serviços e Apoio ao Contribuinte (da AT – Autoridade Tributária e Aduaneira, vulgo Finanças), é um 707… Comentários para quê? Temos um serviço fiscal complexo e confuso e se queremos esclarecimentos temos de pagar valor acrescentado pelas chamadas, que na maioria dos casos são demoradas e em que as respostas são confusas e não vinculativas…

  20. José Luís Sousa diz:

    Ao que chegámos. A própria IURD usa os nºs 707 para proceder ao aconselhamento? espiritual? dos que para lá ligam. Basta olharem os anúncios à entrada dos templos. Mas o pior, é que por serem entidade religiosa sem fins lucrativos, estão isentos de pagamento de impostos e taxas, até as do próprio anúncio do nº 707. Já fiz queixa ao Ministério Público, mas não quiseram saber.

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