Poupar dinheiro nas facturas dos ISP

O texto que se segue não é da minha autoria. Trata-se de um Guest Post enviado pelo “Ganha”, autor do blog Como Ganhar Dinheiro Online – um blog sobre como optimizar o seu blog para os motores de busca e aprender a ganhar dinheiro na internet.
Vejam o que o “Ganha” tem para nos ensinar:

meo-zon-cabovisao-clix Poupar dinheiro nas facturas dos ISPNeste artigo vou explicar como podem poupar dinheiro nas facturas da ZON, MEO, Clix, Cabovisão e todos os ISP, ou seja em todos os fornecedores de serviços de Internet, Tv e telefone.
O artigo é baseado na minha experiência que por esta altura já fui cliente de 3 destas companhias. Já fui cliente Meo, Clix e mais recentemente sou cliente Zon.

Estar informado das promoções

A primeira coisa a perceber deste artigo é que deve usar de esperteza ao falar com os agentes destas companhias e dar sempre a entender que percebe do assunto.
Se um agente Zon (podia ser outro qualquer) lhe liga e lhe quer vender um serviço, você deve dar sempre a entender que está por dentro do assunto e que conhece muito bem os preços e as promoções actuais.
Para estar informado das promoções existem várias coisas que deve fazer, visite fóruns não oficiais do seu actual provider e veja quais são as promoções que os outros têm, veja também os tópicos mais lidos e mais procurados. Coloque as suas questões e partilhe experiências, assim estará mais seguro quando falar com qualquer agente.
Outra forma de estar informado é visitar os sites destas companhias, alguns deles têm uma pequena secção chamada de descontos ou promoções, veja quais são as mais indicadas para si.

O primeiro contrato é essencial

Esta técnica é a mais bem-sucedida! Por exemplo, se você é cliente Meo e quer mudar para Zon mas os preços são quase iguais e o serviço também, então contacte a Zon e diga que deseja aderir aos serviços. Assim que estiver falar com um agente diga que você tem conhecimento da existência de promoções especiais para quem é da concorrência directa.
Essas promoções são divulgadas para poucos clientes mas a verdade é que existem e estão disponíveis para todos que estão a mudar da concorrência. Assim receberá não só um desconto como um melhor serviço por um preço inferior.

A técnica do amigo

A técnica do amigo é algo que muitos usam e ainda há pouco tempo coloquei isso em prática.
Esta técnica consiste em telefonar para o serviço de apoio ao cliente e pedir para falar com o departamento de vendas ou promoções (o nome pode variar). Inicie a conversa dizendo que tem um amigo que tem um serviço melhor que o seu e mais barato.
O importante aqui é não inventar preços nem serviços, baixe por exemplo 5 ou 10€ da sua factura… ou seja se você paga 50€ por mês pelo serviço total incluindo a box, diga ao agente que o seu amigo tem uma promoção em que deixa de pagar a box durante um ano e ainda paga menos 5€ ou seja um total de 40€. Muito provavelmente receberá uma resposta positiva; uma promoção idêntica ou pelo menos a promessa que caso exista uma promoção nos próximos tempos será avisado.

Uma ameaça em falso

Não lhe chamaria ameaça mas por falta de sinónimos é a palavra mais indicada, neste caso o cliente liga para o apoio a pedir que lhe baixem a mensalidade, receberá sempre como resposta que para isso tem que ter um serviço inferior. Diga então que teve conhecimento que na concorrência consegue um serviço igual ou melhor por um preço inferior. Mas não invente preços nem serviços, diga apenas que por esse preço consegue um serviço melhor e que caso a mensalidade não baixe, você mudara para outro “provider”.
Mais uma vez a resposta será quase sempre positiva pois eles não querem perder nenhum cliente. Deixo aqui um facto interessante a saber, em média o custo de contratar um novo cliente é 10 vezes superior a manter um cliente, portanto eles preferem sempre que você continue a ser cliente deles do que contratar um novo no seu lugar.

A técnica do primeiro ano

Durante o primeiro ano em que você é cliente, regra geral recebe um desconto! Normalmente são uns 5€ e talvez a box grátis, depende das promoções de cada um.
De qualquer forma, essa promoção é valida durante um ano, e após esse período, a primeira factura que recebe terá um acréscimo entre 5 a 10€.
Assim que o primeiro ano passar, ligue para o apoio e peça para falar com o departamento das promoções ou vendas, diga que passou 1 ano desde que é cliente e deixou de ter a promoção e peça mais um ano com a mesma promoção.

Grão a grão enche a galinha o papo

Por vezes vemos pacotes que têm uma diferença de apenas 5€ em relação a outros e achamos que esse valor até nem é muito elevado, mas fazendo as contas chegamos à conclusão que ao fim de um ano pagamos 60€ a mais, o equivalente ao pagamento de mais uma factura.
As promoções que você aceita são por norma válidas por 1 ano alargando assim o prazo do seu contrato pelo mesmo período.

Da minha parte, quero agradecer ao “Ganha” pela sua participação aqui no Poupa e Ganha!

Comentários

comentários

10 respostas

  1. Ganha diz:

    Obrigado eu pela oportunidade de publicar este artigo aqui. Espero que possam todos poupar nas suas facturas.

    Abraço

  2. Tomé M. diz:

    Muito bom artigo Ganha!

    Miguel: Lembras-te do Artigo no meu Site que falava exactamente sobre o mesmo? Se eu te disse-se que era para ser um Guest-Post para o Poupa e Ganha mas que depois hesitei acreditas?

    Para a próxima escrevo e venho logo falar contigo sobre o assunto… 😛

    Abraço

  3. Nuno diz:

    Boas, a minha técnica já há 5/6 anos pra cá tem sido de vez em quando( mais ou menos 1 vez por ano) ligar pra zon a pedir pra cessar o contracto com eles, passam-me a um departamento especifico em que perguntam – então porque é que quer desistir, e eu dou uma lenga-lenga que é a crise e tá tudo muito caro, mas que também quero manter os mesmos serviços que tenho etc etc, e acabam sempre por me fazer um desconto de 5/10 € mais ou menos e ainda me aumentam a velocidade da net, desta ultima vez agora no principio de janeiro fiz o mesmo e ofereceram-me o zon hub fibra de borla e ainda me baixaram a factura em 10 euros.

  4. Eugénio diz:

    São boas técnicas sem dúvida já as usei e tive um desconto de 25% na MEO, nem foi preciso insistir muito.

  5. João Pedro diz:

    Viva,

    já tinha deixado a minha “história” no site do Tomé mas aqui fica novamente:
    sou cliente Cabovisão há 5 anos, e neste momento pago 62€ (foi actualizado este mês porque pagava 60€) e tenho:
    – TV – digital com 100 canais
    – NET – 10MB
    – TLF – ilimitado
    – Sport TV
    – Tv Cine (12 meses de borla)
    Se forem ao da Cabovisão ver as campanhas que eles apregoam têm agora, o Triplo 3 com 98 canais e 3 Mb de NET custa 61,59€… é só fazer as contas e vêm o que eu estou a poupar!

    Sinceramente não compreendo porque me dão estas abébias todas até porque na minha zona para poder ter cabo teria que ser obrigatoriamente cabovisão porque não há mais nada disponível (e satélite em minha casa não obrigado, fui vendedor da TV Cabo e sei que aquilo não é grande espingarda…)

  6. Silvia diz:

    Já fiz a técnica da “ameaça”, telefonei para lá a dizer que queria rescindir os serviços pois a concorrrência oferecia-me melhor e na hora não só me baixaram a mensalidade como me aumentaram a velocidade da internet!!! Tb já usei esta tecnica com a empresa de segurança que tenho instalada em casa mas neste caso era mesmo para rescindir de verdade, por motivos económicos, mas assim que aleguei esse motivo tb me baixaram logo a mensalidade!!! A minha mãe, antes de mudar o telefone da PT para a Zon, tb ligou para lá algumas vezes e também lhe iam sempre baixando o valor da assinatura e até andou uns meses em que a mesma foi oferecida!
    Isto para mim só significa uma coisa: Quem não chora não mama!
    Beijinhos

  7. Maria Lopes diz:

    Não tenho televisão por cabo, porque penso que neste momento continua a ser um serviço que se paga caro para o ter. Mas, se tivesse, acho que faria a ténica do amigo. 🙂

  8. Rafa diz:

    Estas são técnicas muito boas e que são capazes de resultar. Um destes dias vou tentar, há alguma técnica mais fiel para a MEO?

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