Como Fazer a Sua Própria “Lenha”

Veja como é simples reaproveitar o papel e cartão para criar briquetes para a sua lareira ou recuperador de calor.
Lenha a arder

Recentemente fui surpreendido com a partilha de um vídeo muito interessante, onde o autor explica um método simples e ecológico de transformar papel usado (tal como envelopes, jornais, cartão de embalagens, etc) em lenha para aquecer a casa!

Depois de conhecer esta técnica, acho que qualquer um dá por si a pensar na quantidade de papel e cartão que já foi parar ao lixo, quando poderia ter sido convertido em briquetes para a lareira ou recuperador de calor!

COMO TRANSFORMAR PAPEL EM BRIQUETES

No vídeo que se segue, o autor demonstra uma técnica que passa pela transformação do papel numa pasta que posteriormente é prensada e colocada a secar.

O próximo vídeo mostra uma técnica um pouco diferente em que é utilizada uma ferramenta que ajuda a prensar a pasta de papel. Essa ferramenta permite compactar mais o papel e extrair ainda mais água, ajudando assim a acelerar o processo de secagem.

Aparentemente essa pequena prensa ajuda e muito na criação de briquetes de papel! Se estiver interessado, poderá adquirir uma prensa desse género no ebay por cerca de 20€: Paper Log Briquette Makerpaper-log-briquettePelo que consegui averiguar de relatos de quem já utiliza esta técnica, é necessário ter em atenção que estas briquetes devem ser utilizadas como qualquer bloco de madeira, ou seja, por serem densas elas não ardem tão facilmente como folhas de jornal, é necessário fazer umas boas brasas primeiro.

Estas briquetes devem estar bem secas antes de serem utilizadas, pelo que talvez seja conveniente prepará-las durante o verão. Em alternativa, poderão simplesmente ser colocadas a secar perto de uma fonte de calor.

O que acha desta ideia para aquecer a casa ao mais baixo custo? Já experimentou ou tenciona experimentar?


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

13 respostas

  1. é interessante! Um pouco trabalhoso, fazer esse tipo de madeira! O ideal sera ter uma pequena prensa, para poder bem comprimir a pasta de papel. O resultado deve ser interessante para ver.

  2. Eu não acho que a Amazon seja propriamente competitiva nos preços, pelo menos aqui, em França.
    Mas falando, em Amazon, em que “Amazon” costumas comprar? Na da França, …

  3. Boas, por acaso não se estão a esquecer que o papel impresso tem químicos (tinta) que são tóxicos (tanto para quem está em casa como para o ambiente exterior), não?

    1. Gratuito porque está a aproveitar algo que normalmente deitava fora (reutiliza em vez de reciclar). E ilimitada porque muito provavelmente papel e cartão “consome-se” diariamente. Onde está o exagero? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.