carne-crua

O ideal será sempre planear as suas refeições e retirar com antecedência do congelador os alimentos que pretende confecionar, permitindo que descongelem no frigorífico ou à temperatura ambiente. Desse modo elimina a necessidade de utilizar o micro-ondas para os descongelar à última hora.


Mas caso se esqueça de retirar os alimentos com antecedência, no caso da carne, existe uma forma muito simples de acelerar o processo de descongelação.

Descongelar com vinagre

Já partilhei aqui no blog que é possível remover o gelo do para-brisas do carro usando vinagre, e quem testou essa dica, comprova a sua eficácia. E porque não aproveitar essa caracteristica do vinagre que permite acelerar o processo de descongelação, para descongelar a carne mais rapidamente!? 🙂

Da próxima vez que tiver urgência em descongelar uma peça de carne, faça o seguinte: mergulhe a carne congelada em água fria com umas gotas de vinagre e aguarde uns 10 minutos.

Para além de descongelar a carne, o vinagre ajuda a torná-la mais tenra e saborosa.

Descongelar com água fria

Não é um método tão rápido como o anterior, mas é útil caso não lhe agrade o sabor que o vinagre confere à carne.

Coloque a peça de carne dentro de um saco plástico e mergulhe o saco numa tigela com água fria. De vez em quando vá renovando a água da tigela.

Descongelar com a técnica das duas panelas

Outra forma menos popular mas bastante eficaz para descongelar carne, passa pelo aproveitamento da condutividade térmica do material das panelas. Ok, vai parecer estranho, mas experimente o seguinte e depois conte como correu:

  1. Coloque uma panela virada ao contrário em cima de uma superfície plana.
  2. Coloque a peça de carne congelada por cima do fundo da panela.
  3. Encha uma segunda panela com água fria e coloque-a por cima da carne, como se de uma prensa se tratasse.
  4. Ao fim de uns 5 minutos a carne já deverá estar descongelada.

O tempo de espera até descongelar totalmente vai depender da espessura da carne, eu fiz a experiência com um bifinho de peito de frango e em 5 minutos já estava descongelado.

Até fiz um pequeno vídeo a exemplificar esse processo:


Independentemente do método que adotar, estará a evitar a utilização do micro-ondas e como tal, a poupar energia. Para além disso, ao descongelar no micro-ondas, existe sempre o risco de deixar a carne parcialmente cozinhada, deixando-a dura e alterando o sabor.



Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

18 COMENTÁRIOS

  1. A carne já está em estado de decomposição. Morta. Para não ganhar mais bactérias prefiro cozinhar mesmo congelada. Por vezes congelo a carne já com o tempero ou a marinada e assim ganha sabor interior. Até ao nosso prato a carne ou peixe já está muito degradado por isso prefiro não abusar do tempo. A degradação não é visível a olho nu mas se observada num microscópio podemos visualizar as mutações celulares de putrefacção!!!

  2. Eu tenho por hábito tirar a carne do congelador para o frigorífico no dia anterior, assim mantém-se fresca e descongela na mesma 😉

  3. Raramente preciso de fazer isto, já é hábito tirar os alimentos do congelador no dia antes. É uma questão de hábito 🙂 Como diz a Joana.

  4. Bem hoje tentei com o vinagre, ou não coloquei a quantidade suficiente ou não resultou :(, vou continuar a por no frigorifico com mais antecedência, mas hoje era uma emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here