Telefonemas indesejados, telemarketing e outras chatices…

Já alguma vez lhe aconteceu receber uma chamada de um número que não consta nos seus contactos e ficar na dúvida se deve ou não atender?

Ninguém está livre de receber telefonemas a oferecerem prémios fantásticos supostamente a troco de nada (para mais tarde descobrir que o que pretendem é vender-lhe um colchão ou um aspirador), publicidade agressiva, telefonemas a impingirem-lhe cartões de crédito ou seguros de vida, ameaças, gozo, etc… tudo situações que nos fazem perder tempo e paciência!

Se já foi alvo de um desses telefonemas inconvenientes, saiba que não está sozinho e que existe uma comunidade na internet, a Tellows, que tem como objectivo divulgar os números de telefone mais “chatos” ou até mesmo perigosos, comentar o teor desses telefonemas e classificar cada número numa classe de risco (por lá designado como Tellows Score).

Veja o exemplo o Tellows Score deste número de telefone classificado como “propaganda agressiva”:

tellows-score Telefonemas indesejados, telemarketing e outras chatices...

Para além de uma extensa lista de números de telefone que fazem spam, no Tellows encontra também diversa informação muito útil: como recomendações para lidar com chamadas de telemarketing indesejadas, prevenir fraudes, entre outros assuntos.

Recomendo a leitura do guia sobre como reagir da forma mais adequada às chamadas dos call centres.

Consulte o Tellows sempre que for alvo de uma chamada telefónica indesejada e colabore com a comunidade registando essas ocorrências. Claro, por vezes a chamadas provêm de números não identificados e aí não se pode fazer nada…

tellows-logo Telefonemas indesejados, telemarketing e outras chatices...

Interessante, não acha?

Comentários

comentários

21 respostas

  1. Carla diz:

    Esse site vai já para os favoritos!!!!!!
    Mas tal como disse nem sempre os números aparecem no visor e são essas chamadas anónimas que mais incomodam.

  2. Gui Guimaraes diz:

    Habitualmente digo que a minha tia não está e que só fui lá a casa para passear o cão 🙂

  3. Silvia Silva diz:

    Entendo que não seja fácil lidar por exemplo chamadas de inquéritos.
    Mas pensem também em quem trabalha na área, precisa do trabalho
    E recebe respostas menos simpáticas e adequadas…

  4. Paulo Alves diz:

    Eu respondo com voz de totó: — A minha mão num’stáaaaa!
    Ou então digo: — Olhe, agora não posso falar consigo mas deixe-me o seu número particular e eu ligo-lhe mais logo… Ai não quer ser incomodado… EU TAMBÉM NÃO!!!

  5. Isabel Nogueira diz:

    ai que isto é para mim, já me queixei junto da PT e nada, assim como pedi para o nº ficar identificado no visor do telefone e nada tb, só não desisto da PT pq é a única forma de ter internet e se for para outros operadores de net se tenho algum problema tem que ser a PT a resolver visto alinha ser deles. Mas ando msm farta que já nem atendo o telefone fixo o que se está a tornar desagradável pq tenho pessoas conhecidas a queixar-se que ligam e eu não atendo 🙁

  6. Isabel Nogueira diz:

    Acho que o facto de outrora ter feito parte dos colaboradores da euroteste , empresa de estatísticas do consumo das famílias a onde tinha um aparelho ligado ao telefone de forma a registar as minhas compras fez com que o meu nº seja bombardeado com este tipo de chamadas .

  7. Vanda Grazina diz:

    Eu digo que sou a empregada ou a amante e desligam logo

  8. Alfie diz:

    Desde Agosto de 2012 que as chamadas publicitárias sem consentimento expresso do utilizador do numero de telefone não estão autorizadas por lei ver Lei n.º 46/2012, de 29 de Agosto. Por isso não vejo a utilidade de um site deste tipo para o nosso País.
    Se no entanto continuarmos a receber chamadas deste tipo só temos que nos queixar à Comissão Nacional de Proteção de Dados em: .
    As nossas leis são para serem respeitadas e somos nós os primeiros responsáveis pelo facto.

  9. Marina diz:

    Pelas vossas respostas nunca trabalharam em call center. Se não querem ser mais incomodados, falem como as pessoas. Ninguém é estúpido ao ponto de ver que vocês clientes estão a mentir. A típica que estão a conduzir , ou que ficaram com o telefone dos outros etc. Só estão a difamar o trabalho de quem trabalha pois depois VOCÊS ficam muito indignados por estarem a ligar outra vez. ÉÓbvio que se liga. Quando alguém não está éé para agendar. Tenham tomates e falem em vez de ser mentiroso. Porque quem está do outro lado da linha é humano e está ali pois é onde há trabalho, não somos broncos. Muitas vezes(a maior fatia) somos licenciados sem trabalho na área . E fico por aqui pois tinha muuuuuuuito mais a dizer

  10. Joao Fernandes diz:

    Realmente, quando ouço esse tipo de respostas so da vontade de partir a cara pessoa. Eu trabalho em telemarketing, e as vezes passo por houver certas respostas dadas pelas pessoas, e especialmente quando desligam telefone na cara, eu so gostava de dizer uma coisa: Espero que tenham um dia os vossos filhos a trabalhar como nos trabalhamos, e que respondem mal com voces ja fizeram aos outros, e sintam na pele o que sintimos…Porque ou menos podemos ser chatos, mas estamos a fazer o nosso trabalho, que e extrememnte mal pago e trabalhamos cerca de 7H dia para receber 200 ou 300 base mais qualquer coisa de comissao depentemente do que vendermos, mas eu mesmo assim GOSTO do que faço, sabem porque? Porque ao menos trabalho, nao estou a receber ajudas de Rendimentos minimos e esforco me para trabalhar e nao estou a espera de receber por conta de quem trabalha.
    TENHO DITO!!!!!!!!!

  11. A Monte diz:

    Para os illuminati João Fernandes e Marina, e se como é o meu caso trabalhassem da meia noite até ás 8 da manha e todos os dias 1 ou 2 horas depois de adormecerem acordassem com uma chamada destas á mais de 2 anos mesmo dizendo todos os santos dias que não estou interessado? Eu agora estou impedido de dormir porque voces acham que vale tudo só porque blablabla? Necessidade não significa vale tudo, algumas pessoas precisam tanto de descansar como vocês de trabalhar…

  12. Joao Fernandes diz:

    Caro a monte,

    Pois acredito que custe trabalhar a noite, mas se trabalha assim e porque precisa, certo?
    Alem disso se faz esse horario nocturno, e porque quer fazer, e quem lhe telefona nao e bruxo, para saber que esta a dormir, porque nao sei se sabe mas o horario normal laboral e 9h as 17h, e essas pessoas estao a TRABALHAR…..
    Lamento que acorde, tem uma solucao, DESLIGUE o TELEFONE.

    • Bruce Wayne diz:

      Essa solução de desligar o telefone é muito ignorante. Se for uma chamada de urgência vai ter o telefone desligado só porque os senhores do telemarketing querem ser respeitados?

      De mim levam gozo sempre que esteja para aí virado. Não posso respeitar um trabalho onde não sou respeitado. Depois de pedir para removerem o meu numero da base de dados, continuo a receber chamadas de telemarketing todos os meses.

  13. Marina diz:

    Tem outra solução muito mais cómoda. Pedir para retirar da base de dados…..não falha!!!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba este Ebook Grátis!

Ao subscrever a nossa Newsletter (100% gratuita), para além de receber este ebook, ainda passará a ser alertado via email para:

  • Dicas de poupança
  • Dicas sobre formas de obter rendimentos extra
  • Passatempos e outras ofertas exclusivas
Fechar esta janela

Não perca mais tempo. Envie-nos o seu email e em breve estará a ver como valeu a pena!

Não se preocupe, o seu endereço de email nunca será divulgado a terceiros.