8 Dicas para Lucrar com a sua App Mobile
Está a planear desenvolver uma aplicação móvel para o seu negócio? Conheça neste artigo algumas dicas para lucrar com a sua app.
Se planeia desenvolver uma aplicação para o seu negócio, em primeiro lugar necessita de uma empresa de desenvolvimento de apps para que consiga criar o seu projeto da maneira que pretende, de forma a ser lucrativo e a conseguir chegar ao seu target.
Cada vez mais existem diferentes tipos de aplicações a serem desenvolvidas. Uma empresa de desenvolvimento apps, encarrega-se de configurar toda a parte técnica e digital, de modo a que o programa funcione nas melhores condições, e para tal tem de entender perfeitamente aquilo que o cliente pretende com essa aplicação. Por essa mesma razão, existe uma questão que deve estar na base (e ter resposta logo à partida) de qualquer App mobile: Como é que irei obter lucro a partir da aplicação?
Ao longo deste artigo, irão ser apresentadas várias hipóteses que existem para lucrar com aplicações mobile. Assim, será mais fácil de compreender a razão de muitas das aplicações já existentes no mercado mobile utilizarem as estratégias de mercado que utilizam e também vai ajudá-lo a alargar o seu conhecimento nesta área. Caso queira entrar no mercado com uma aplicação, já estará melhor preparado para tal acontecimento.
A aprendizagem de como fazer lucro através de aplicações é crucial para o seu negócio (caso tencione envergar por esta área), tanto por ser a fase final da sua aplicação a partir do momento em que entra nas lojas de apps, como também por ser uma etapa em que é importante ser-se criativo. Embora a maioria das pessoas pensem que o lucro das Apps mobile se resume aos anúncios que estas contêm, a realidade é que o dinheiro que as mesmas podem gerar provém de muitas outras opções.
Existem diferentes maneiras de receber dinheiro através das suas aplicações, isto depende de como as empresas de publicidade e as Lojas de Aplicações (App Store, Google) implementam as suas políticas de pagamentos. Quando vende a sua aplicação a um certo preço, o utilizador paga exatamente essa quantia, no entanto, as Lojas de Aplicações, costumam retirar da compra 30%, como uma espécie de comissão.
O tempo de pagamento pode variar, sendo que, por norma são 30 dias. Quanto às empresas de publicidade, o processo funciona de diferente maneira. Neste caso também é cobrado uma espécie de comissão, no entanto os valores variam entre os 10% e 50%. Relativamente aos períodos de pagamento, tanto podem ser efetuados num espaço de uma semana a 60 dias.
O lucro através de Apps mobile é um conceito um pouco complicado, pois existem mais opções do que a maioria das pessoas pensa. Não existe uma única maneira de faturar com a aplicação e por essa mesma razão é necessário estar bem informado acerca das diversas possibilidades, bem como encarregar uma boa empresa de desenvolvimento apps da criação da mesma.
É de extrema importância ter à partida a estratégia de qual a técnica a aplicar para lucrar com a sua aplicação. Depois de conhecer as diversas opções, será mais fácil adaptar ao seu serviço, tendo em conta qual seria a mais indicada. A maioria das técnicas que demonstram mais sucesso são definidas antes do desenvolvimento da aplicação. Mas existe todo um espetro por onde escolher:
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1. Aplicações Pagas
Muito possivelmente das opções mais implementadas até hoje. Por ser algo que é simples e fácil de aplicar. Consiste em vender a sua aplicação, nas respetivas lojas, por um certo preço. Como a maioria dos utilizadores é capaz de gastar 1€ numa aplicação (por exemplo), se colocar a sua App à venda por 0,99€, certamente terá consumidores para a mesma.
A vantagem de uma pessoa pagar por uma aplicação é a de não ter de a utilizar e estar constantemente a ser incomodado com anúncios – algo que muitos dos consumidores privilegiam.
2. Compras dentro da Aplicação
Permite aos utilizadores realizarem compras dentro da aplicação ou noutros locais que estejam ligados à mesma. Se uma pessoa aceder a um jogo, por exemplo, e quiser desbloquear um nível ou comprar personagens, etc.; é neste tipo de situações que isto se pode aplicar.
3. Aplicações Grátis com Anúncios
Esta estratégia também é muito utilizada, porque tem provado gerar bastante lucro para quem a implementa. Os utilizadores não têm de pagar pela instalação da aplicação, mas ao entrarem na mesma irão ser expostos a diversos anúncios.
Se clicarem nesses mesmos anúncios, irão ser redirecionados para a página da loja em questão e se pretenderem instalam a aplicação que está a ser anunciada. Depois o lucro gera-se a partir daquilo que cada anunciante lhe paga.
A grande desvantagem é o facto de os utilizadores ficarem incomodados com a publicidade e preferirem outras aplicações que não a sua.
4. Aplicação Paga com Publicidade
Não é comum, mas existe. Neste caso, os utilizadores irão estar a pagar pela sua aplicação e estarão a visualizar os anúncios colocados pelos diferentes anunciantes. Embora pareça uma boa maneira de ganhar de duas maneiras diferentes ao mesmo tempo, acaba por não ser uma boa decisão.
Por norma, os utilizadores estão na expetativa de que a aplicação não tenha qualquer tipo de anúncio, uma vez que pagaram pela mesma. Ao optar por esta estratégia, irá receber más reações por parte dos consumidores, não sendo muito recomendada.
5. Assinaturas
Consiste em cobrar uma taxa que pode ser mensal, trimestral ou anual para que os utilizadores possam aceder à sua aplicação ou a outras funcionalidades extras. É como uma espécie de assinatura, como é o caso das revistas. Esta opção costuma ser muito utilizada em aplicações informativas, – revistas digitais – de lifestyle – exercícios físicos – ou música – Spotify.
Tem-se provado uma estratégia com muito sucesso, quando implementada corretamente, uma vez que, enquanto os utilizadores quiserem utilizar a sua aplicação, essa assinatura continuará a ser cobrada.
6. Aplicação Grátis por Tempo Limitado
Esta opção, vai para além do pensamento de como gerar dinheiro através de uma aplicação e entra também na fase de marketing. Ao implementarmos esta opção de tornar a nossa aplicação, ou uma parte da mesma, gratuita por um tempo limitado, iremos certamente atrair mais utilizadores. Mais tarde, após termos alargado a nossa base de utilizadores, podemos começar ou voltar a cobrar pela nossa aplicação, aumentando os lucros.
Um dos exemplos recorrentes são aplicações que começam por ser de instalação grátis, em que quem as desenvolveu espera para que tenham uma grande afluência de utilizadores, para depois, quando chegar a altura certa para eles, começarem a implementar um preço, seja na aplicação ou em apenas alguns aspetos da mesma.
7. Promoção Cruzada
Esta estratégia serve para quem já se encontra num processo de criação de mais do que uma aplicação ou a realizar parcerias com outras aplicações. Baseia-se na promoção da nossa App mobile dentro de outra. Por exemplo, se tiver criado uma aplicação de informação, como um jornal digital, pode utilizar as suas aplicações que têm mais utilização para fazer com que as outras Apps consigam atingir mais utilizadores. Pode fazer isto através de divulgação e investindo nas aplicações ao promove-las dentro das outras, ao mesmo tempo que vai lucrando.
8. Patrocínios
Embora não seja uma opção muito utilizada tem vindo a ganhar mais utilização. Os patrocínios ocorrem quando as empresas decidem entrar em contacto com quem desenvolveu a aplicação, com o intuito de colocarem as suas marcas dentro da mesma.
Estas são as diversas maneiras de lucrar através de aplicações. Aqui estão apresentadas todo o tipo de técnicas e estratégias que pode utilizar para que consiga ganhar dinheiro com a sua App mobile.
Ao entender melhor em que é que consistem, torna-se mais fácil agora encontrar uma que se adeque ao seu negócio/serviço que oferece com a sua aplicação.
A partir do momento em que consegue decidir que estratégia vai seguir, é só uma questão de desenvolver o seu projeto da maneira que pretende. Para tal é importante trabalhar com uma boa empresa de desenvolvimento apps, para que possa ter as pessoas indicadas a criar a sua aplicação.
A partir do momento em que tem um plano traçado e um serviço disponível, basta esperar pelas instalações por parte dos utilizadores e começar a lucrar a partir deste meio digital.
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 16/05/2018
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