Estudo: Metade das crianças portuguesas recebem o primeiro telemóvel aos 10 anos
98% dos pais portugueses manifesta alguma preocupação relativamente ao uso da tecnologia pelos seus filhos. 4 em cada 5 pais impõe algum limite à utilização do telemóvel pelo seu filho.
A tecnologia está no topo da lista dos presentes mais desejados pelos mais pequenos. E enquanto os pais querem satisfazer os desejos dos seus filhos, oferecendo-lhes telemóveis e outros dispositivos eletrónicos que lhes permitam estar conectados e desfrutar do melhor da vida digital, também estão conscientes de que a relação entre crianças e tecnologia exige atenção e responsabilidade.
De acordo com um estudo realizado para a Hubside.Store pela Boutique Research, 95% das crianças portuguesas com 10 ou mais anos têm o seu próprio telemóvel. Abaixo dos 10 anos, este número desce para os 34%.
Relativamente à idade com que as crianças portuguesas recebem o seu primeiro telemóvel, o estudo indica que 50% das crianças recebe este dispositivo aos 10 anos, coincidindo com a entrada no 2º ciclo. Ainda assim, são cada vez mais as crianças que têm o seu próprio telemóvel ainda na primária: 23% das crianças até aos 9 anos já tem este dispositivo. E entre os pais cujos filhos ainda não têm telemóvel, quase metade (44%) pensa dá-lo apenas depois dos 12 anos.
Ainda segundo o estudo, cerca de 4 em cada 10 pais (41%) afirmam ter sentido alguma pressão social para dar o primeiro telemóvel aos seus filhos, mas apenas 1 em cada 10 afirma que essa pressão pesou, de alguma forma, na sua decisão de lhes dar um telemóvel.
Novo ou recondicionado?
O Natal é com frequência o momento escolhido para oferecer às crianças o seu primeiro telemóvel. Segundo o estudo, um pouco mais de metade dos pais (57%) ofereceu ao seu filho um telemóvel novo, principalmente pais de crianças mais velhas (a partir dos 13 anos, onde a percentagem chega aos 66%), optando por um dispositivo usado quando são mais novos (61% na faixa até aos 9 anos, 32% entre os 10 e os 12).
E quanto gastam os pais no primeiro telemóvel para os seus filhos? De acordo com o estudo da Hubside.Store, 3 em cada 4 pais gastaram até 200€ na compra deste equipamento. Ao mesmo tempo, o estudo revela que cada vez mais pais optam por oferecer dispositivos recondicionados aos mais pequenos: 10% dos inquiridos revela que adquiriu um dispositivo recondicionado para os seus filhos, e entre os pais mais reticentes, cujos filhos que não têm ainda telemóvel, a tendência para vir a optar por recondicionado, acentua-se, com 21% a manifestar esta intenção.
Uso consciente da tecnologia
Se é certo que a tecnologia é incontornável nas nossas vidas, e desde bem cedo, como o estudo revela, não há dúvida que a sua utilização pelos mais novos suscita várias questões.
De acordo com o estudo, praticamente todos os pais apresentam algum tipo de preocupação com a utilização de tecnologia (98%) transversal a todas as idades – a sua utilização excessiva (73%) e os perigos da Internet, como o cyberbullying, vírus, pornografia (71% das respostas) são as principais preocupações referidas, seguindo-se da dependência que pode criar, referida por 58% dos inquiridos.
Para promover um uso consciente e responsável da tecnologia, a grande maioria dos pais portugueses – cerca de 80%, ou 4 em cada 5 – impõe algum limite ao uso da tecnologia pelos seus filhos. Principalmente os mais novos (7 aos 9 anos) estão sujeitos a algum tipo de regra, com 93% de respostas afirmativas, descendo para 73% na faixa dos 13 aos 17 anos. Os principais limites referidos são a instalação de controle parental (38%), o limite de utilização à noite (36%) ou a proibição de fazerem compras (34%).
Ficha técnica: 500 entrevistas online a mães e pais, com filhos entre os 7 e os 17 anos, residentes em Portugal. Amostra proporcional à população portuguesa em termos de sexo, idade e região. O trabalho de campo foi realizado entre 23 e 29 de agosto de 2021.
Fonte: Comunicado de Imprensa – Hubside.Store
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 15/12/2021
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Forretas.com dá 1 cêntimo a 100.000 Portugueses para combater a crise!
- Dormir melhor para ter uma pele mais bonita: o sono de beleza é um mito?
- 16 tipos de fotos que deve eliminar das suas redes sociais
- My Euribor: Preveja o futuro do seu crédito habitação