Apneia do sono: o que é, quais são os sintomas e tratamentos?

Saiba mais sobre a apneia do sono - uma perturbação respiratória comum e para a qual muitas pessoas não procura diagnóstico e tratamento.
Apneia do sono

Ter um sono de boa qualidade é essencial não só para estarmos bem mentalmente mas também para a saúde. O sono é um dos elementos fundamentais para uma saúde e para o bom funcionamento do corpo.

Duas das principais causas de mau sono são as insónias e o síndrome de apneia obstrutiva do sono ou simplesmente apneia do sono. Muito falada mas pouco conhecida, a apneia do sono é uma das maiores causas para que muitos portugueses não consigam dormir bem, sofrendo diversos problemas de saúde ligados aos maus hábitos de sono. Conhecer os sintomas e o que envolve esta perturbação é essencial para poder diagnosticá-la e tratá-la.

O que é o Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono?

O Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, normalmente chamada simplesmente apneia do sono, é uma perturbação respiratória na qual obstruções repetitivas da garganta ocorrem durante o sono. Essas obstruções fazem com que o ar fique bloqueado, provocando pausas respiratórias de pelo menos 10 segundos. É a essas pausas respiratórias que se dá o nome de apneia.

Esse impedimento do ar passar com normalidade, faz com que a pessoa seja obrigada a despertar para conseguir voltar a um ritmo respiratório normal. Cada apneia provoca portanto um despertar, o que faz com que seja difícil, para quem sofre desta perturbação, ter um sono profundo e reparador.

Riscos e consequências da apneia do sono

A apneia do sono, para além de provocar maus hábitos de sono, está ligada a diversos problemas cardíacos. Sendo que a apneia do sono provoca na pessoa um efeito parecido a de uma maratona constante, visto que a os acordares constantes provocam várias oscilações da oxigenação no sangue, o risco de sofrer de doenças como a aterosclerose ou a hipertensão arterial é maior.

Pessoas que já sofrem de doenças cardíacas, mesmo que em tratamento, ao sofrerem de apneia do sono veem aumentar o risco de morte, pois esta perturbação está associada a uma deterioração das funções cardíacas.

Como diagnosticar a apneia do sono?

O diagnóstico da apneia do sono é feito tendo como base o historial clínico do paciente. Alguns sintomas como ressonar ou sonolência excessiva durante a noite são tidos em conta durante a análise. É realizado um teste de registo de sono (polissonografia) para diagnosticar definitivamente a existência ou não da doença no paciente.

O teste de registo de sono é realizado num laboratório de sono supervisionado por técnicos especializados. O paciente dorme a noite inteira nesse local e, durante todo o sono, é realizado um diagnóstico. São medidas as ocorrências de apneias ou hipopneias (obstruções próximas de apneias), sendo assim possível medir o grau de apneia do sono do paciente.

Qual é o tratamento da apneia do sono?

O tratamento para a apneia do sono consiste em manter as vias respiratórias abertas, para tentar facilitar a circulação do ar e para que este não fique bloqueado e interrompido durante o sono. Existem atualmente alguns aparelhos que, ao serem colocados no nariz ou na boca, permitem ao paciente conseguir respirar normalmente durante a noite.

Fazer com que o paciente diminua comportamentos e fatores de risco como consumo de álcool (sobretudo à noite), fumar ou ainda diminuir a obesidade e excesso de peso são também medidas que, numa primeira fase, são levadas a cabo para tentar diminuir a apneia do sono.

Em casos mais extremos, existem operações que tentam corrigir as anomalias sobretudo a nível do nariz, faringe e palato.

A apneia do sono é uma perturbação respiratória comum e para a qual muitas pessoas não procura diagnóstico e tratamento. Saber quais são os sintomas é importante para reconhecer a doença e procurar o tratamento certo para começar a ter um sono de qualidade.

Um sono de má qualidade tem várias implicações para a saúde, algumas imediatas e outras a longo prazo. Partilhe este artigo e divulgue os sintomas e informações relativas à apneia do sono para poder ajudar a que mais pessoas tenham uma boa noite de sono.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.