Mulher a abrir uma janela

A menos que seja por obrigação ou trabalho, não acha que possam existir boas razões para acordar cedo de manhã? Desengane-se: existem muitos benefícios e boas razões para começar o seu dia mais cedo.

1. Desfrutar da paz e do sossego

Acordar cedo permite que consiga aproveitar a calma e o sossego matinal. Se acordar antes do alarme tocar, toda a sua família ainda vai estar a dormir. Aproveite para acordar lentamente, para preparar o pequeno-almoço ao som de uma música ambiente, fazer alguns exercícios de relaxamento e de meditação sem que a perturbação e interrupção comece.

2. 
Ter mais tempo para si mesmo

Ao levantar-se mais cedo que o habitual, vai acabar por ter dias mais longos e durante os quais pode aproveitar para fazer mais tarefas, inclusive tarefas pessoais. Aproveite a manhã para ter tempo para fazer coisas que lhe dão prazer pessoal como fazer desporto, ter tempo para escolher a sua roupa, ler o jornal ou ainda caminhar ao invés de estar a correr para os transportes públicos.

3. Não “saltar” o pequeno-almoço

Sair da cama quando o alarme toca (ou até bem depois disso…) faz com que esteja numa correria autêntica logo nas primeiras horas da manhã: entre o banho matinal e arrumar as últimas coisas antes de sair, o pequeno-almoço fica muitas vezes reduzido a um café quando chega ao escritório.

Acordar cedo permite-lhe não só ter mais tempo para preparar com calma o pequeno-almoço, como também lhe dá tempo para o desfrutar.

Saltar o pequeno almoço pode causar vários problemas como:

  • deficiências de vitaminas e nutrientes,
  • incentivar petiscos e consumo de snacks durante o dia,
  • risco de obesidade.

Acorde cedo e nunca mais saia de casa sem tomar aquela que é uma das refeições mais importantes do seu dia.

4. Fazer desporto

Nunca tem tempo para fazer a sua corrida ou um pouco de exercício físico? A prática regular de desporto, especialmente depois de acordar, é bom para o corpo que liberta moléculas como a serotonina, dopamina e endorfina.

Desempenhando um papel importante no humor, acordar cedo vai permitir que pratique alguns minutos de desporto logo pela manhã!

Fazer exercício físico de manhã vai fazer com que tenha durante o dia:

  • bom humor,
  • descanso físico (sim, o desporto faz com que se sinta energético mas em forma, algo essencial para que o seu corpo e até o seu metabolismo se sintam descansados e renovados!),
  • dinamismo e energia.

Fazer exercício físico na parte da manhã durante 30 a 45 minutos, logo depois de um pequeno almoço leve, permite queimar mais calorias do que em outro qualquer momento do dia: aproveite o facto de acordar cedo para se manter em forma!

5. Acordar cedo = chegar sempre a tempo

Imagine que tem um compromisso bastante cedo mas que, como não tem o hábito de acordar cedo, acaba por chegar atrasado. É-lhe familiar esta situação?

Isso acontece porque o nosso corpo funciona muito por hábitos e rotinas. Acordar mais cedo do que o habitual pode ajudá-lo a regular o seu sono e a nunca mais chegar atraso a nenhum compromisso.

O truque passa por estabelecer uma rotina de sono, ou seja deitar-se e acordar sempre à mesma hora. Isso vai proporcionar ao corpo um ritmo biológico mais saudável – o nosso corpo adora rotinas!

Acordar cedo ajuda a que:

  • honre os seus compromissos matinais,
  • deixe o seu patrão ou empregador satisfeito por nunca mais chegar atraso,
  • evite estar cansado no trabalho.

Acordar cedo de forma regular permite a que o corpo se habitue a essa rotina, e faça parte natural do seu dia-a-dia. Exercite o seu corpo a acordar cedo e vai ver uma mudança na sua qualidade de vida e de sono.

Para começar a tentar acordar mais cedo pode recuar todos os dois dias o seu alarme de cinco minutos: pouco a pouco vai acordar cada vez mais cedo de forma mais natural e agradável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here