emagrecer

Texto da autoria de Filipe Araújo

emagrecerO excesso de peso é cada vez mais um problema que atinge uma parte significativa da população, com efeitos negativos na vida e na saúde das pessoas. Sendo assim, expressões como “perder peso”, “emagrecer”, “produtos de emagrecimento”, tornaram-se muito comuns no vocabulário das pessoas.

Pessoalmente, eu nunca tive problemas com excesso de peso. Aliás, pelo contrário, tive necessidade de aumentar o meu peso, pois estava abaixo do normal. No entanto, na minha família próxima tive várias pessoas que tiveram necessidade de perder peso, e para as quais ajudei a definir um estilo de vida mais saudável, que os ajudasse a perder peso.

Ao contrário do que é muitas vezes publicitado, é possível em casa, sem gastar dinheiro em ginásios e produtos de emagrecimento, emagrecer com bons resultados, e principalmente, de forma saudável. Assim, irei partilhar convosco as dicas de nutrição que usamos, para o ajudar a emagrecer sem gastar dinheiro.

DICAS DE NUTRIÇÃO

1. Coma mais sopa

Aumente a quantidade de verdes e legumes na sua dieta diária. Estes alimentos são ricos em nutrientes protetores e reguladores, e pobres em calorias. Para o fazer, nada melhor que iniciar as duas principais refeições do dia com uma sopa. A sopa irá ajudar a saciar a sua fome, e reduzir a quantidade de comida do prato principal. Muitas vezes, ao jantar, um bom prato de sopa é o suficiente para o deixar saciado.

Leia também:  Como descobrir se tem fugas de água em casa

2. Torne o seu prato muito colorido.

O seu prato deverá ter apenas um quarto de proteínas e um quarto de hidratos de carbono (preferencialmente integrais). A outra metade deve ser composto por legumes, vegetais, hortaliças e outros verdes. Quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes essenciais estará a ingerir.

comer-vegetais

3. Cereais integrais

Comece a preferir os cereais integrais. Por exemplo, substitua o pão branco por pão escuro com cereais integrais, ou o arroz branco por arroz integral. Os hidratos de carbono complexos nutrem melhor o organismo, além de obrigarem o organismo a gastar mais energia para os digerir.

4. Coma com mais frequência

Pode parecer um contrassenso, mas deve comer mais vezes ao dia. Contudo, como é óbvio, as quantidades têm de ser pequenas. Os especialistas defendem que cada pessoa, durante o dia, não deve estar sem comer mais do que 3 horas. Se esperar muitas horas, na refeição seguinte o organismo sentirá uma vontade maior de alimento, acabando por comer bem mais do que necessita.

5. Pare de petiscarpetiscar

Petiscar é um dos grandes perigos de quem está a tentar perder peso. Um dos meus familiares que estava a tentar emagrecer adora queijo. Como bom alentejano, no final de cada refeição, petiscava sempre uma fatia de pão com queijo, ou noutras alturas, com um pedaço de chouriço. Apesar de todos os esforços, só quando parou com esses petiscos diários, é que começou a ver resultados mais visíveis no seu peso. Por isso, se tem o hábito de petiscar, seja durante a manhã ou tarde, seja no final de cada refeição, deve parar. A melhor forma de conseguir controlar-se é não ter em casa doces e salgados. Dessa forma, afasta a tentação.

Leia também:  Compras inteligentes - A febre dos descontos

6. Beba muita água

A água é essencial para o funcionamento correto do corpo. Sendo assim, para que o seu metabolismo funcione na perfeição, queimando o máximo de calorias possível, deve dar ao seu corpo a água necessária. Assim, beba no mínimo entre 1,5 a 2 litros de água por dia.

 Siga estas dicas, e conseguirá emagrecer de forma saudável, sem gastar mais dinheiro.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here