Dormir melhor para ter uma pele mais bonita: o sono de beleza é um mito?

Sono de Beleza: será que dormir melhor e dormir mais ajuda realmente a ter uma pele mais bonita e a ser mais belo/a?
Sono de Beleza

Certamente já ouviu falar do “sono de beleza”. Esta expressão tem passado de gerações em gerações, associado à ideia de que “para se ser bela/o é preciso dormir bem”. Como todos os ditos populares, é importante analisar este para perceber se é um mito ou é algo real.

Dormir melhor para ter uma pele mais bonita é um mito ou é verdade?

A explicação para a popularidade desta expressão é simples: o sono de beleza é real e dormir melhor ajuda realmente a ter uma pele mais bonita.

A prova é o próprio funcionamento do corpo durante o sono:

  • Durante as primeiras três horas de sono, o corpo produz uma hormona necessária para a manutenção e renovação da pele, essencial para manter a pele com aspeto “jovem”.
  • As duas horas de sono intermédias são caraterizadas com uma produção crescente de melatonina. A melatonina é a hormona responsável pela regularização do ritmo circadiano e age também como um antioxidante que ajuda a proteger a pele de agressões externas.
  • Nas três últimas horas de sono os níveis de cortisol (a chamada hormona do stress) descem, a temperatura da pele diminui também ajudando os músculos a relaxar, o que faz com que a pele fique com um aspeto saudável e descansado.

Percebeu bem: para ter a pele com um aspeto saudável, é preciso dormir o suficiente, sendo oito horas o número de horas de sono normalmente aconselhado para um adulto.

Quando não se dorme o suficiente, a pele torna-se o primeiro reflexo de uma noite má dormida. Aliás, quantas vezes não ouviu dizer que alguém está “com má cara”? O cansaço é espelhado de forma direta na pele e luminosidade natural da pessoa.

Cuidado com os distúrbios de sono: podem afetar a sua pele

Insónias, noites mal dormidas e distúrbios mais graves como as apneias de sono, podem não só refletir efeitos secundários na beleza da pele, mas também afetam com mais profundidade a saúde da pessoa.

Noites de sono mal dormidas, se consecutivas, podem desidratar gravemente a pele e aumentar o risco de sofrer de acne ou problemas de pele.

As consequências de dormir mal e de dormir pouco podem ser várias: para além de afetar a sua saúde, poderá também estar a afetar a sua aparência e beleza!

Aumento de peso: uma relação evidente

Para além dos efeitos no aspeto da pele, a falta de noites bem dormidas fazem também com que esteja mais propício a sofrer de aumento de peso ou obesidade.

Dormir bem e ter uma alimentação saudável, sobretudo nas horas que antecedem o deitar, é essencial para que consiga manter um peso adaptado à sua altura, saúde e quotidiano

O “sono de beleza” não é portanto um mito que vem passando de gerações em gerações: dormir bem e ter uma noite de sono de qualidade ajuda a que a pele fique mais saudável, logo ajuda a que as pessoas se sintam naturalmente mais bonitas.


Subscreva a nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades e receber alertas de novas amostras grátis e outras oportunidades para poupar e ganhar dinheiro… diretamente no seu email!

Não encontrou a informação que procurava? Faça uma pesquisa aqui:

Talvez lhe interesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Sugestão de leitura

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.