Sono de Beleza

Certamente já ouviu falar do “sono de beleza”. Esta expressão tem passado de gerações em gerações, associado à ideia de que “para se ser bela/o é preciso dormir bem”. Como todos os ditos populares, é importante analisar este para perceber se é um mito ou é algo real.

Dormir melhor para ter uma pele mais bonita é um mito ou é verdade?

A explicação para a popularidade desta expressão é simples: o sono de beleza é real e dormir melhor ajuda realmente a ter uma pele mais bonita.

A prova é o próprio funcionamento do corpo durante o sono:

  • Durante as primeiras três horas de sono, o corpo produz uma hormona necessária para a manutenção e renovação da pele, essencial para manter a pele com aspeto “jovem”.
  • As duas horas de sono intermédias são caraterizadas com uma produção crescente de melatonina. A melatonina é a hormona responsável pela regularização do ritmo circadiano e age também como um antioxidante que ajuda a proteger a pele de agressões externas.
  • Nas três últimas horas de sono os níveis de cortisol (a chamada hormona do stress) descem, a temperatura da pele diminui também ajudando os músculos a relaxar, o que faz com que a pele fique com um aspeto saudável e descansado.

Percebeu bem: para ter a pele com um aspeto saudável, é preciso dormir o suficiente, sendo oito horas o número de horas de sono normalmente aconselhado para um adulto.

Quando não se dorme o suficiente, a pele torna-se o primeiro reflexo de uma noite má dormida. Aliás, quantas vezes não ouviu dizer que alguém está “com má cara”? O cansaço é espelhado de forma direta na pele e luminosidade natural da pessoa.

Cuidado com os distúrbios de sono: podem afetar a sua pele

Insónias, noites mal dormidas e distúrbios mais graves como as apneias de sono, podem não só refletir efeitos secundários na beleza da pele, mas também afetam com mais profundidade a saúde da pessoa.

Noites de sono mal dormidas, se consecutivas, podem desidratar gravemente a pele e aumentar o risco de sofrer de acne ou problemas de pele.

As consequências de dormir mal e de dormir pouco podem ser várias: para além de afetar a sua saúde, poderá também estar a afetar a sua aparência e beleza!

Aumento de peso: uma relação evidente

Para além dos efeitos no aspeto da pele, a falta de noites bem dormidas fazem também com que esteja mais propício a sofrer de aumento de peso ou obesidade.

Dormir bem e ter uma alimentação saudável, sobretudo nas horas que antecedem o deitar, é essencial para que consiga manter um peso adaptado à sua altura, saúde e quotidiano

O “sono de beleza” não é portanto um mito que vem passando de gerações em gerações: dormir bem e ter uma noite de sono de qualidade ajuda a que a pele fique mais saudável, logo ajuda a que as pessoas se sintam naturalmente mais bonitas.

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