banho

Esta é uma dica muito simples mas que lhe pode trazer grandes poupanças quando colocada em prática!

Responda à seguinte pergunta: Quando toma banho (duche), você abre a torneira da água quente ao máximo ou necessita de regular a temperatura da água compensando com água fria?

Se precisa de misturar água fria para temperar a água ao seu gosto, isso significa que está a desperdiçar gás no seu esquentador ou caldeira.

Regule o esquentador para uma temperatura mais baixa de modo que com a torneira de água quente totalmente aberta, a água saia à temperatura que deseja.

Ao ter imediatamente a temperatura de água ideal para si, evitará o desperdício de água e como não necessita de temperar a água, estará também a poupar gás (ou energia elétrica, no caso dos termo-acumuladores).

9 COMENTÁRIOS

  1. Boa ideia! Eu quando tomo banho, tenho sempre de ligar a água fria, talvez se reduzir o calor no esquentador vá gastar menos gás! Vou já fazer isso, a ver se alguém vá notar a diferença cá em casa!

  2. Chamo a atenção que, quem usa termoacumulador ou cilindro, convem regular o termoestato entre os 60ºC e os 65ºC para evitar a legionela na água. A legionela se dá na água aquecida acima de 25ºC e pode provocar um grave problema de saude publica.
    Para combater o desperdicio, pode usar uma válvoula termoestática de regulação à saída do cilindro, onde regula a temperatira de uso. Assim a água é misturada logo à saída e evita as quebras no percurso até ao chuveiro.

  3. Outra forma de poupar associada a esta é aproveitar a água que corre enquanto aquece. Para isso basta ter um balde ou garrafão ao lado da banheira e encher sempre com a água que corre até a mesma aquecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here