Independentemente do dispositivo utilizado em sua casa para aquecer a água (termoacumulador, esquentador, caldeira), existe um fator que nem sempre temos em conta aquando a sua instalação – a distância deste em relação aos pontos da casa que mais necessitam de água quente.

Quanto maior for a distância entre esse equipamento e o espaço onde vai utilizar água quente com mais frequência, maiores serão as perdas de calor por transporte de água.

Na maioria dos casos, o local onde mais utiliza água quente é a casa de banho. Portanto tente sempre que possível instalar o equipamento perto dessa divisão.

Por questões de segurança, os equipamentos que funcionem a gás não devem ser instalados dentro da casa de banho.

Se a sua casa tiver mais do que uma casa de banho, prefira utilizar água quente (por exemplo para tomar banho) na que se encontrar mais próxima do esquentador ou termoacumulador.

Reduzirá as perdas de calor nos canos e a água demorará menos tempo a aquecer. Desta forma poderá diminuir a temperatura no seu equipamento de aquecimento de água.

E aqui tem mais uma oportunidade para reduzir o valor da sua fatura do gás ou da eletricidade!

Já agora, saiba como pode poupar a água que sai antes de atingir a temperatura desejada: Como poupar mais de 3 litros de água no duche

11 COMENTÁRIOS

  1. Cá em casa o meu cilindro está no quarto de banho e noto muita diferença quando abro as torneiras de água quente. A torneira do bidé demora alguns segundos a aquecer, já a do lavatório demora o dobro do tempo da do bidé. Já não posso falar da torneira da cozinha que é a que está mais afastada de todas, é frustante quando preciso de água quente, a sorte é que utilizo uma das dicas deste site vou enchendo o balde para depois utilizo a agua para regar as plantas ou para a maquina da roupa.

  2. Boa tarde Miguel.
    O seu comentário é bastante interessante e aplicável. Também muitas casas ainda usam tubagens antigas que podem ser prejudiciais em dissipar calor antes da saída. Ou seja, pode ser necessário mais calor no aparelho para fazer chegar a água a uma determinada temperatura. Não raro um dos problemas que nos chegam identificados como problemas de canos muitas vezes são mais questões técnicas de instalação que só se resolvem com a instalação completa de novo e com materiais e localizações correctas.

  3. pois é eu tenho duas casas da banho mas o arquiteto que fez o projecto se calhar tirou o diploma ao domingo porque a casa de banho com banheira é a que fica mais longe enquanto mesmo perto do esquentador que fica na cozinha,é a mais pequena que tem apenas lavatório,bidé e sanita são os arquitetos de á trinta anos.azar o meu mas vou fazer conforme a dico vou colocar um balde enquanto espero que a água aqueça. obrigado.

  4. Boa tarde Miguel.

    aproveitamos para lembrar apenas uma questão relacionada com as tubagens de escoamento que estão adjacentes a todas estão instalações de água. Nunca se esqueçam de dar sempre um 2 % de inclinação por cada metro de tubo percorrido. Este é outro dos problemas comuns relacionados com o escoamento de p/ exe água escoada do banho.

  5. No projecto da minha nova casa tivemos em atenção esse factor.
    No entanto já me informaram que existe uns aparelhos para diminuir o tempo de espera pela agua quente, é o que se usa habitualmente nos hoteis por exemplo. Segundo me explicaram mantem a agua em movimento, desta forma quando abrimos a torneira vem logo agua quente e não é preciso estar a espera e a desperdiçar agua. Quanto ao preço é que ainda não sei, estou a espera dessa informação.

  6. O meu esquentador está na cozinha, e como é a gás é o local aconselhável para estar. No entanto tenho 2 casas de banho, onde tomamos banho, mas estas não estão muito longe da cozinha. E sempre que vou tomar banho, enquanto a água não aquece, aproveito a água para dentro de um garrafão, que depois uso para regar as plantas ou lavar o chão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here