Anomalias nos contadores da EDP
Milhares de clientes das tarifas bi-horária e tri-horária estão a ser lesados pela EDP devido a problemas com os contadores. Será o seu caso?
Se é cliente EDP com tarifa bi ou tri-horária, poderá estar a ser lesado na sua factura de electricidade!
A notícia é recente: cerca de 480 mil clientes da EDP com tarifas bi-horária e tri-horária estão a ser prejudicados pela empresa devido a problemas com os contadores, que não funcionam com a hora e/ou datas correctas. Leia aqui a notícia completa: Desacerto nas Horas
Foi a DECO que, depois de ter recebido dezenas de reclamações de clientes da EDP, lançou o alerta estimando em três milhões de euros os prejuízos para os consumidores.
Eu, tal como muitos clientes com tarifas bi e tri-horárias, ao tomar conhecimento desta notícia fui imediatamente verificar a hora que consta no meu contador. Felizmente não verifiquei qualquer desfasamento entre a hora real e a hora registada no contador.
Tenho por hábito esperar pelas 22h para ligar as máquinas de lavar roupa e louça, assim como reservo alguns hábitos que envolvem um maior consumo de energia eléctrica para as horas de vazio. Se o relógio do meu contador estivesse atrasado, isso significaria que alguma da energia consumida após as 22h reais, estaria a ser facturada como fora das horas de vazio (mais cara).
Verifique o seu contador bi ou tri-horário
A DECO denunciou a existência de anomalias nos relógios de cerca de 60% dos contadores bi e tri-horários, numa análise a 165 habitações, pelo que existe sempre a possibilidade de você ser um dos clientes afectados.
Como tal, recomendo que verifique de imediato a hora do seu contador e caso detecte alguma divergência, reclame.
Não tenho conhecimento sobre como verificar a hora nos vários modelos de contadores bi e tri-horários, mas posso indicar que se o seu contador for igual ao da foto ao lado (é o meu contador), poderá ver a hora simplesmente aguardando que essa informação surja no display (não é preciso carregar em nada).
Como denunciar problemas com o contador da EDP
Caso detecte uma discrepância entre a hora actual e a hora do seu contador, poderá reclamar utilizando o formulário que a DECO PROTESTE criou para esse efeito.
Com a informação por si cedida, a DECO irá interpelar directamente a EDP assim como dar conhecimento à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
A EDP garante que os clientes já estão devidamente identificados e serão compensados pelas falhas “muito em breve”.
É cliente da tarifa bi ou tri-horária da EDP? Já verificou se o seu contador é um dos afectados pela anomalia aqui noticiada?
Este conteúdo foi publicado originalmente em: 15/06/2012
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Como aproveitar todo o brilho das suas lâmpadas
- Porque deve comprar uma placa de indução!
- Como evitar o desperdício de gás no duche
- Como poupar energia e dinheiro nos meses de inverno
eu tinha o meu 1h e 2 minutos adiantado. estava a ser lesada tambem, reclamei junto a deco nesse mesmo formulario e menos de uma semana depois o pessoal da edp veio mudar me o contador, mas ninguem me falou em ser indemenisada nem nada do genero…
a mim tmb vieram trocar o contador e quando perguntei se tinha direito a indemnização disseram-me logo que não sabiam de nada!! ladrões!!
Eu tb fiz a mesma coisa e passado uns dias já tinha o relógio acertado.. tb n me disseram nda e da EDP a resposta q obtive foi “de facto na sua zona há indicações de contadores com problemas mas não sabemos se o seu foi afectado. caso seja um dos “contemplados” os valores serão acertados”.. até hoje estou á espera do respectivo acerto.. LOl
é fazer pressao junto da edp ou pedir ajuda à deco. nao podemos deixar que abusem sem consequencias
Já tinha recebido esta informação há tempos mas nunca pude verificar o meu porque ninguem sabe onde posso ver as horas nele 🙁
Pede ajuda a um tecnico :s
a edp deve ter sido induzida a actuar em todos os contadores, pois estava um dia em casa dos meus pais e veio um técnico trocar o contador sem que tivessemos pedido, dias mais tarde recebemos uma carta com um crédito que iria ser feito na próxima factura.
Por vezes existem anomalias nos contadores, é verdade, no entanto na maioria das vezes ninguém liga a isso e continuam dessa forma a ser enganados. Penso que atualmente até já existem contadores que se dizem ser mais económicos e corretos, n sei se serão melhores ou não, pois ainda não tive experiência com nenhum.
Temos que nos impor face a edp e se for preciso recorrermos a deco. Ficar parados é que não.
Depois de reclamar no site da Deco, a EDP enviou um técnico para fazer a correcção dos 30 minutos de erro, mas poucos dias depois recebi telefonema a informar que não tinha direito a indeminização.
Como chegaram a essa conclusão? Não me informaram.
O contador tem 3 anos de instalação.
Provavelmente estava a ser beneficiado tal como a pessoa lá em cima que tinha o contador adientado.
Imagine o seguinte cenário:
O seu contador estava adientado uma hora.
Isto significa que as 21h reais já eram 22h no contador, ou seja a partir de essa hora já estava a pagar menos.
É claro que de manhã o inverso acontecia ou seja, acabava a hora de vazio mais cedo.
A questão é que a maioria das pessoas consome mais energia à hora de jantar quando cozinha e já precisa de iluminação do que de manhã.
Neste caso estava a ser beneficiado e por conseguinte a EDP prejudicada logo não estaria abrangido.
Espero ter sido útil.
Esqueci-me de referir que obviamente fez mal em ter comunicado à DECO antes de pensar se estaria a ser prejudicado ou beneficiado. Desta forma provavelmente verá a sua factura subir um bocadinho.
Pois eu meus amigos fiz a reclamação à EDP em junho de 2012 e mais tarde á ERSE até hoje não disseram nada, o meu contador está atrasado 1hora e isso durante nove anos, já foram ao meu estabelecimento para o substituir mas eu disse que até os ponho lá fora á chapada e ai deles que tentem brincar comigo. O que eles querem é que eu entregue a única prova que tenho, grandes MALANDROS.
Amigos não se deixem enganar por estes malandros, amanha vou pagar uma factura de 420 euros em moedas pequeninas, pelo menos vou manifestar-me. Não deixem esta gente gozar, Chega.
Olá, também comunico que os contadores da luz, não estão corretos, pois sempre que dou as contagens , dizem-me que estão erradas…o certo è que não consigo ver os valores no contador em condições, porque os números são muito pequenos e a distancia do vidro que protege o relógio dificulta a visão. Sobre as novas empresas, também não percebo nada nem ainda consegui que me atendessem o telefone…eles, EDP é que acabaram por escolher EDP Comercial…
Só sei que nestes 2 meses o aumento da minha factura é só a subir…Obrigado e agradeço que me informem.
Se o problema fosse só o dinheiro roubado… Cliquem no link no meu nome em cima, e capacitem-se que as intenções da “rede inteligente” são bem mais nefastas.