6 dicas para poupar tempo e energia ao passar a roupa a ferro
Poupe dinheiro ao passar a sua roupa a ferro com estas dicas simples que reduzem bastante o impacto desse eletrodoméstico na sua fatura de eletricidade.
Passar a roupa a ferro é uma tarefa doméstica que para além de aborrecida (acho que muita boa gente concorda com este ponto) pode também se tornar muito dispendiosa no que diz respeito ao consumo de energia elétrica.
Hoje trago-lhe algumas dicas que não irão tornar mais divertida essa tarefa, mas pelo menos ajudarão a poupar na conta da luz! 🙂
Como poupar ao passar a roupa a ferro
- Mantenha sempre o ferro bem limpo para o tornar mais eficiente. Isto inclui limpar a base e o depósito do ferro.
- Não deixe a roupa secar demasiado antes de a passar. Desse modo os tecidos estarão mais flexíveis, o que facilita e acelera a tarefa de passar a ferro.
- Assim que a roupa acabe de lavar, sacuda-a bem e estenda de imediato para evitar que amarrote. Caso seque a roupa na máquina de secar, opte por utilizar este truque para acelerar a secagem.
- Prefira acumular uma grande quantidade de roupa para passar a ferro em vez de passar pouca roupa de cada vez.
- Deixe as roupas mais fáceis de passar para o fim. Assim, poderá desligar o ferro uns 5 minutos antes de acabar a tarefa, que o ferro ainda estará quente o suficiente para passar essas peças de roupa.
- Coloque folha de alumínio por baixo do forro da tábua de passar a ferro. Desta forma aproveita muito mais o calor gerado pelo ferro, passando a roupa mais rapidamente. Caso a sua tábua de passar já possua uma capa térmica, não há necessidade de colocar essa folha de alumínio, uma vez que essas capas já são fabricadas com o mesmo objetivo de economizar eletricidade.
Conhece mais truques para poupar tempo e energia ao passar a roupa a ferro? Partilhe as suas dicas nos comentários.
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- Já conhece as pilhas USB?
- Alteração de titular de um contrato de luz ou gás natural
- Poupar na compra do gás de botija com a ajuda da DECO
- Como obter um Certificado Energético de forma barata?
Já desligava o ferro uns minutos antes de acabar de passar. Não sabia dessa da folha de aluminio, vou experimentar.
Tou a gostar do seu site. É muito util.
Olá Miguel!!
Descobri seu blog através de um comentário que vc deixou no blog do dinheiro, entrei aqui e adorei!
Já assinei seu RSS e vou acompanhar de perto!
Nesse tempo de crise suas dicas são valiosas!
Não posso deixar de dizer que estou torcendo para que continue seu trabalho e que ele seja de muito sucesso!!!
Parabéns pelo blog, gostei tanto que coloquei seu link no meu blogroll para que meus leitores também conheçam!
Um abraço!!
Agradeço imenso os elogios ao blog. São muito motivantes 😉
interessante a dica, mas para quem sofre de dores de coluna e para quem as quer evitar, nao é muito boa opção estar muito tempo em pé parado, a passar a ferro…
a solução é arranjar um banco alto para se encostar e alternar de posição, fazendo pequenas pausas.
assim, poupamos energia e as costas! 😉
Eu já faço isso e permite-me rentabilizar aquela temperatura que ainda fica no ferro depois de ser desligado. Recomendo.
Bem pensado assim, temos algum tempo para passar as rouapas mais fáceis sem gastar nehuma electricidade 😀
infelizmente quando roupa e muita e quem nao gosta de passar todas as dicas sao bem vindas
Antes de ligar o ferro, preparo a roupa que vou passar, assim não perco tempo a virar a roupa, ou a endireitá-la enquanto este está ligado na ficha. Quando toda a roupa estiver pronta a ser passada, ligo-o á corrente, e 5 minutos antes de acabar desligo-o e aproveito o calor pra passar aquela roupa mais fácil.
Esta dica já eu conhecia! Os boxeres e os panos da loiça são passados já com o ferro desligado.
aqui deixo mais uma dica para não desperdiçar energia (e tempo) enqto se passa: qdo se apanho a roupa costumo dobrá-la do direito (evito fazer este gesto com o ferro ligado) e procuro pô-la o mais direita possível para amarrotar o menos possível.
La em casa já temos por habito fazer isso, passa-se a roupa a ferro geralmente 1x por semana para assim ser tudo de um vez. Não conhecia era essa dica da folha de aluminio. Vou experimentar.
Experimenter é quando se apanha a roupa do arame em vez de a colocarem num cesto a monte, dobrem-ne como se fosse para arrumar. Vinca muito menos e na hora de passar a ferro é mais rapido.
Para quem não tem muito tempo, existe uma engomadoria em linda-a-velha que está com uma excelente promoção, 50 peças de roupa por apenas 19.50€, ou seja, se somarem os gastos mais o tempo que perdem a engomar esta quantidade acho que vale a pena entregar a roupa a profissionais. Pessoal altamente recomendável por experiencia própria. Aproveitem.
Só não sabia da última dica! mas vou já começar!
Sacudindo a roupa muito muito bem antes de a estender a secar possibilita, também, que certas peças de roupa não sejam necessárias passar a ferro.
De fato o processo de estender a roupa após a lavagem já contribui muito para passar com mais facilidade, Rafa!
Além disso, costumo umedecer as roupas com uma água com amaciante (ou aquelas para facilitar na hora de passar) algumas horas antes, pois assim o efeito na hora de passar fica bem melhor e mesmo aquelas que passaram horas no sol ficam com as dobras muito fáceis de serem desfeitas!
essa da folha de alumínio tb não conhecia vou fazer. obrigada pois tenho aprendido muitas dicas para poupar aqui. eu com a roupa já fazia estender direita e de forma que a maioria não preciso de passar a ferro dobrando na hora que apanho fica direita e arrumada logo……