batatas descascadas

Normalmente o destino das cascas de batata é o lixo!

Depois de experimentar a sugestão que lhe vou dar, acredito que nunca mais deitará as cascas de batata no caixote do lixo.

  • Lave bem as cascas, corte-as às tirinhas e frite em óleo bem quente até ficarem douradinhas.
  • Retire-as do óleo e coloque-as sobre papel de cozinha absorvente (apenas para “chupar” o óleo).
  • Depois pode adicionar sal, pimenta, etc., ao seu gosto.cascas-batata-frita

Já experimentei e adorei! As cascas de batata fritas dão um excelente aperitivo ou até mesmo um acompanhamento para uma refeição.

Se ainda não experimentou, já imaginou a quantidade de cascas de batata que já mandou para o lixo?

Delicie-se. 😛

48 COMENTÁRIOS

  1. Eu recomendo! Até sei de um óptimo restaurante em Lisboa, onde se paga bem por isto 🙂 eheh Já agora deixo uma dica: não cortar as cascas demasiados fininhas, isto é, deixar um bocadinho de batata (só mesmo um bocadinho) junto à casca. Fica delicioso 🙂

  2. Miguel o restaurante é o Santo António de Alfama, em Alfama, como o nome indica. É gerido por duas caras da TV portuguesa: Miguel Melo e José Pedro Vasconcelos, e é frequentado por muita gente do teatro nacional. É um espaço muito engraçado, muito típico! Convém fazer reserva, e se fôr nesta altura, recomendo ficar na esplanada!
    Já agora, deixo aqui o link para o Life Cooler: https://lifecooler.com/artigo/comer/restaurante-santo-antonio-de-alfama/330604/

    E, já agora, as caipirinhas de lá são óptimas, também!

  3. As cascas de batata também podem servir de adubo para o jardim!
    basta colocar no liquidificador as cascas das batatas e depis é sópôr nos vasos ou na terra.

  4. Eu já! apesar de não poder abusar dos fritos um dia não são dias! Aconselho-te a não cortar a casca mto rente, ou seja deixar um pouquinho de batata agarrado. As que tinham uma lasquinha de batata estavam melhores do que as que eram quase só casca. Depois de escorrer o óleo num papel polvilhei com sal e pimenta moida na altura! O marido adorou e eu também. Eu só não lhe disse o que era 😉

  5. Eu adoro fritar delícias do mar. É só uma ligeira passagem em azeite bem quente (aquilo já está cozido). Se for aromatizado com alho, melhor. Ficam estaladiças e deliciosas. No forno são óptimas.

    Nunca experimentei mas devem ser óptimas se se passarem por pão ralado!

    Tripas enfarinhadas são óptimas se as cortarem em rodelas fininhas (tipo moedas) e as passarem por farinha de trigo antes de fritar. Com uma boa bejeca… (até me faz crescer água na boca, só de pensar nisto)

  6. Parece-me que há dados que demonstram que as casca da batata são tóxicas, pois sendo a planta batateira uma solanácea as toxinas acumulam-se na casca….não é boa ideia andar a comer cascas, antes as batatats fritas….

    • Obrigado Ana pelo comentário.
      Vou tentar averiguar essa informação… mas acho um pouco estranho que assim seja!!! Quer dizer que também não é aconselhável comer batatas a murro!?

      Acho que se as cascas forem bem esfregadas, não existe qualquer perigo, mas seja como for, vou ver se recolho mais informação.

  7. Que boom que eu achei isso ..É para um trabalho na escola de como reaproveitar a casca das frutas e verduras..vi a de batata agora minha mãe tem o habito de fritar casaca de batata aki em casa.

  8. pois!aqui na Holanda um dia destes serviram cascas de batatas,fritas aos portugueses,num hotel onde estam alujadas,cerca de 70 portugueses,k estao a trabalhar numa empresas de trabalho temporario,e não acharam mta graça!!!!foi servido como sendo um aperitivo tipicamente alentejano e depois acabaram por batiza-las pelos coiratos de Rilland!!!!!

  9. Bem, eu vou acreditar nos que já experimentaram e dizem que é bom, mas estou um pouco receosa. Se pegar, é uma coisa para comçar a introduzir nas festas.

  10. Eu já provei e achei muito bom mesmo. Diferente e original. Aconselho a experimentarem.
    Aqui na zona de Lisboa têm na Tasca do Cardanho em Oeiras, zona velha à frente da PSP.
    É uma tasca “gourmet” recente especializada em petiscos e lá chamam-lhes Lascas. O dono e cozinheiro diz que se as cascas ficarem no frigorífico de um dia para o outro o sabor é melhor e elas ficam mais consistentes.
    Eles têm um campanha aberta nos sites de promoções e descontos, tipo Odisseias, LetsBonus e afins.
    Eu fui pelo Odisseias, ofereceram-me, menu de degustação de todos os petiscos por 15€ para 2, bebidas à parte. Serviço atencioso.

  11. Vi há uns tempos uma noticia na net de um restaurante que cobra 3€ por cada pires de cascas de batata, sei que um dos temperos que levava era pimenta

  12. Mas isso sou eu que talvez ainda não evolui hehehe, no inicio dos tempos os humanos não comiam batatas, eram dadas aos porcos, era uma espécie de ração, por isso, quem sabe se o futuro não é a comer casas hehehe

  13. É melhor lavar os legumes muito bem , até com uma escova , antes de descascar. As cascas ficam muito mais limpas e é mais fácil .

  14. Me preocupo com os agrotóxicos sem controle, a guarda nos depósitos, ao transportes sob calor excessivo, enfim, acho que na casca esta a maior quantidade de tudo isso ai e não será uma limpeza comum que vai garantir a eficiência da limpeza para o consumo familiar. Acho que para economizar realmente é saber comprar, saber descascar, fazer combinações com outros legumes. O Brasil é também record em desperdício de frutas, legumes e verduras, principalmente na fase intermediaria, ou seja, nos atacadões. Saudações aos participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here