Rolos de Papel Higiénico

10 utilizações criativas para rolos de papel higiénico

De cada vez que colocar algo no caixote do lixo ou no ecoponto, pare e reflita se esse “lixo” ainda lhe pode ser útil!

Sabia que os tubos de cartão dos rolos de papel higiénico ou de rolos de cozinha que normalmente desperdiçamos podem ter diversas utilidades?

Seguem algumas ideias para reaproveitar esses tubos:

  1. Use-os para guardar extensões elétricas que não esteja a utilizar ou para acomodar os fios do computador ou dos eletrodomésticos de modo a ocuparem menos espaço e evitar que se emaranhem uns nos outros.
  2. Crie uma armadilha para moscas. Envolva um rolo com fita adesiva (zona da cola virada para fora) e pendure-o perto de uma fonte de luz.
  3. Use como “lenha” para o recuperador de calor. Compacte várias folhas de jornais dentro dos tubos e atire-os para o fogo. Quanto mais cheios estiverem os tubos, mais demorarão a arder. Talvez lhe interesse esta ideia também: Lenha gratuita e ilimitada para aquecer a sua casa
  4. Germine sementes. Coloque num tabuleiro os tubos de cartão, encha com a terra necessária, comprime-a e plante as sementes. Depois, para plantar os rebentos é só enterrar os tubos no local definitivo. Também pode fazer algo parecido com jornais velhos.
  5. Arrume as agulhas de tricô. Guarde essas agulhas dentro de um rolo comprido (de folha de alumínio ou de película aderente) para evitar que as mesmas empenem ou partam.
  6. Decore vários tubos ao seu gosto e use-os como porta-guardanapos.
  7. Evite vincos nas calças penduradas nos cabides. Faça um corte num tubo de cartão de papel de cozinha no sentido do comprimento, coloque-o a envolver a parte do cabide onde pendura as calças e una-o com fita-cola.
  8. Ofereça os tubos às crianças para elas brincarem a construírem casas, castelos, bonecos, etc. Quantos mais rolos tiver, mais divertido se torna. Pinte os rolos de várias cores para tornar as “construções” mais alegres.
  9. Espalmando as extremidades dos tubos e colando-as, poderá criar envelopes para pequenas prendas ou até mesmo para enviar algo pelos correios.
  10. Enrole o cartão numa pilha do tipo AA para a converter numa pilha do tipo C.

No seguinte vídeo do canal do Youtube Life Hacks, podemos ver mais algumas ideias bem criativas para reutilizar rolos de papel higiénico:

Conhece mais ideias para reaproveitar os tubos de cartão? Partilhe-as nos comentários. 😉

Quer conhecer mais utilizações alternativas para coisas do dia-a-dia? Veja aqui: Utilizações Alternativas


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

14 Comentários

  1. Olá, Miguel. Uma boa dica mas deixa-me fazer só uma correcção não é o lixo mas sim o ecoponto azul o sítio normal para onde devem ir estes tubos. Continua com o teu bom trabalho.

  2. Aqui há uns tempos, forrei-os com papel de embrulho e outros com papel autocolante e andavam comigo no carro cheio com sacos de plástico, para usar nos supermercados que não oferecem os sacos.
    Um abraço e até breve.

  3. Eu já usei para fazer embalagens almofada para pequenos presentes. Ver em https://www.flickr.com/photos/orquideapires/2459506782/in/set-72157610192663536/

    Para verem mais ideias aconselho o grupo Cardboard Tubes ReCrafted em https://www.flickr.com/groups/cardboard_tubes/pool/?rb=1

    Já agora aproveito que no meu blog tem algumas dicas de coisas que se podem fazer com o “lixo”. Passa por lá e vê as dicas
    http://criatividade-em-movimento.blogspot.com/

  4. Obrigado Joliveira 😉

    Obrigado Américo, já fiz essa correcção na primeira frase do texto.

    Sílvia, essa é uma boa sugestão de organização. 🙂

  5. Excelente dica Miguel, e os recursos que deixaram aqui nos comentários também estão fantásticos, principalmente os do(a) Orquidea.

  6. Reciclo imensa coisa mas os tubinhos de cartão ainda não tinha pensado em formas de os aproveitar. Adorei as dicas e vou segui-las, sem dúvida 🙂 boa semana

  7. Com os tubos das linhas de crochet já fiz em tempos suportes para aqueles ovos em Pedra…. em vez de comprar os suportes de plástico todos catitas. Se a memória não me falha, forrava-os por fora com papel de emrulho.

  8. Estes roplinhos de papel, fiz pinturas com cola e papel. Ficaram lindos. Muitas mensagens que dei, coloquei neles. Agradeço a voces tantas idéias maravilhosas.Hoje vendo blusas de algodão ou sintéticas com estampas das rosas e outras flores que cuido. Sou do Rio. Ainda não aprendi a colocar , fotos do meu trabalho na internet. Muito Obrigada!!!
    Atenciosamente,
    Vera Lucia

  9. eu não tenho filhos, mas conheço uma educadora, e dou-lhe estes rolinhos.

    já agora, conhece as “pratas” dos cigarros? ando a guardá-los mas ainda não sei bem o que faça com eles…..

  10. aproveitar os tubos do papel egienico, corta ao meio e poe dentro das botinhas ou sapatinhos de bebe , para não deformar

  11. Enche-se os tubos com guloseimas, enrola-se em papel, põe-se uma fitinha em cada extremidade, assim em jeito de rebuçado gigante, e tem assim umas ofertas originais para os amiguinhos nos aniversários. 😉

  12. Esta muito criativo mas tambem da para fazer pulseiras corta-se na vertical e na horizontal para a medida da pulseira e decora como quer com fita pintando e assim 🙂

  13. é preciso imaginação pois quando vemos as ideias dos outros «Dizemos é fácil….»betty

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.