Reparação de Tomada Elétrica

O computador não liga, a máquina de lavar roupa deixou de lavar, a torneira da cozinha está sempre a pingar. Avizinham-se despesas! E agora? Envia para reparar ou manda para o lixo e compra novo? 😛

Antes de qualquer uma das duas soluções apresentadas, porque não tenta efetuar a reparação você mesmo!?

Obviamente que se excluem os casos em que ainda exista uma garantia ou um seguro válido para o seu equipamento. Nesses casos a decisão é bem simples e o melhor é nem sequer tentar reparar seja o que for, para não invalidar a garantia.

E agora a afirmação mais esperada: mas eu não percebo nada disso!!!

Faça você mesmo pequenas reparações domésticas

Basta ter acesso à internet para ter ao seu dispor uma enorme quantidade de informação que o pode ajudar em diversas situações.

Basta uma simples busca no Google! Existe uma grande probabilidade de alguém já ter tido o mesmo problema e ter sido ajudado num fórum ou num grupo de Facebook, por exemplo.

Conheça alguns sites que já me ajudaram a fazer pequenas reparações domésticas e não só:

O Youtube é também uma das melhores plataformas para procurar esse tipo de ajuda. Com sorte encontra um vídeo com alguém a demonstrar ao pormenor como resolver o seu problema.

Em relação a problemas relacionados com computadores, existem milhões de sites (fóruns, blogs, etc) que o podem ajudar.

Para quê pagar a uma loja de informática só para instalar um módulo de memoria RAM no computador, eliminar um vírus ou instalar sistemas operativo? São tarefas bastante simples e com tanta informação disponível na internet, não há necessidade disso!

Portanto, da próxima vez que alguma coisa avariar aí em casa (fora da garantia, claro), dê uma oportunidade a si próprio de tentar reparar.

Se conseguir reparar, está a poupar! Encare como um desafio. 😉

Ganhe dinheiro com as suas “habilidades”

Todos nós temos um amigo, ou um amigo de um amigo, que “dá uns toques” em informática, eletrónica, eletricidade, canalizações, mecânica, etc, e a que todos recorrem quando precisam de ajuda.

Mas se você é esse amigo habilidoso que todos procuram quando surge alguma coisa para reparar, porque não aproveita as suas habilidades para ganhar um dinheiro extra?

Existem plataformas online onde se pode registar como prestador de serviços, apresentar orçamentos e ganhar dinheiro sempre que for solicitado. Três bons exemplos disso é a Zaask, a StarOfService e a Facilimo.


E você, como reage quando algo avaria lá em casa? Partilhe as suas experiências nos comentários deste artigo. 😉

10 COMENTÁRIOS

  1. Já por várias vezes que reparei coisas com as minhas próprias mãos, mas nem todas correram lá muito bem.. Em alguns casos sobravam peças, mas pronto.
    Estes já estão nos favoritos, obrigado.

  2. Façam como eu: arranjem um namorado dotado que percebe de quase tudo. Quando há algum problema lá em casa é ele que arranja, e safa-se bem 😛

  3. Já estuve a ver o site indicado por joliveira e é muito interessante. O Aki também costuma ter umas fichas de bricolage com muitas ideias para se fazer estas pequenas reparações em casa.

  4. Joliveira, parabens pelo site!!! Tem várias dicas de coisas que podem ser feitas por nós, evitando assim gastos na vinda de um técnico especializado!!

  5. Muito obrigado a todos os visitantes do Poupa e ganha que aqui vão deixando alguns comentários ao Bricolage Total!

    Cumprimentos,

    Joliveira
    .-= Venha ler o meu último post ..Como lidar com Desentupimentos =-.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.