bolachasQuem não gosta de petiscar uma fatia de bolo ou uma bolacha com recheio? Somos adeptos destes pequenos petiscos, mas, normalmente, acabamos por comprar tudo no supermercado, gastando mais dinheiro e perdendo na qualidade.

Uma embalagem de bolachas, ou bolos, num supermercado pode custar até 4 vezes mais do que se for você a fazê-los. Também a qualidade deixa muito a desejar!

Já pensou em fazer as suas próprias bolachas, mas acha que dá muito trabalho?

Tem 1 hora por semana para poupar dinheiro?

A verdade é que se dedicar 1 hora por semana à produção de bolos e bolachas vai conseguir deixar de comprar e poupar muito dinheiro!

Normalmente não pensamos em fazer as nossas próprias bolachas porque achamos que é algo que demora muito tempo e dá muito trabalho, mas não é bem assim!

Se conseguir dedicar 1 hora por semana, vai conseguir fazer bolos e bolachas 2 vezes por semana, o que deverá ser suficiente para petiscar durante essa semana. Se acha que é impossível fazer bolachas em apenas 30 minutos, veja como pode ser simples!

Tenha os utensílios certos – poupe tempo e dinheiro

Quantas vezes não desiste de fazer um bolo, pois tem que o bater à mão? Quantas vezes acaba por ir comprar bolachas já feitas porque não tem jeito para as moldar?

Ao investir um pouco nos utensílios certos, vai conseguir recuperar rapidamente o investimento e ainda vai poder comer bolos e bolachas bem mais saborosas!

Se tiver tudo o que necessita, conseguirá seguir as receitas muito mais rapidamente.

Veja alguns dos utensílios que não podem faltar na sua cozinha!

  • Batedeira elétrica com copo – Não há melhor! Coloca todos os ingredientes no copo e deixa que seja a batedeira a fazer todo o trabalho. Pode aproveitar esse tempo para untar formas ou preparar outros ingredientes.
  • Tapete de silicone – Simples de lavar e armazenar é o grande amigo das suas bolachas. É ainda uma boa base de trabalho que lhe vai permitir cortar as suas bolachas sem sujar a cozinha.
  • Cortador de bolachas – Económicos e duráveis. Acabaram-se as bolachas imperfeitas. Basta estender a massa no tapete de silicone e cortá-la!
  • Saco de pasteleiro – Para que não perca a paciência! Ótimo para suspiros e decorações rápidas.
  • Formas de silicone – A verdade é que as formas de silicone são uma grande ajuda. Fáceis de manusear, não pegam os bolos e ainda são fáceis de lavar. Nada de esfregar!
  • Manteiga líquida – Não é bem um utensílio, mas é uma ajuda preciosa! Comprar manteiga já liquida pode tornar a tarefa de barrar as formas em algo rápido e limpo. Se apenas usar para esse efeito, uma embalagem vai durar imenso tempo!

Algumas ideias de bolachas e bolos rápidos e económicos

Atualmente a internet é o nosso melhor livro de receitas! Há para todos os gostos e para todas as carteiras, mas podemos dar umas ideias!

  • Areias – Fáceis de preparar e uma delícia para comer! Estão pouco tempo no forno e duram muito tempo depois de feitas, tornando-se ideais para levar na lancheira. Dica: Tem crianças? Coloque umas gotas de corante alimentar!
  • Suspiros – Bem mais fáceis do que parecem, são ideais para aproveitar as claras que sobraram de outros bolos. Açúcar, claras e sal! É só bater, colocar no saco de pasteleiro e levar ao forno! O único senão deste doce é que demora muito tempo no forno, mas acaba por compensar, pois poupa nos ingredientes.
  • Bolo de micro-ondas – Cada vez existem mais receitas para serem feitas no micro-ondas e a verdade é que ficam bem saborosos! Ideais para um petisco rápido ou para fazer de manhã para o pequeno-almoço.

Não tem que fazer aqueles doces complicadíssimos, aqueles bolos de 3 andares, nem aquelas bolachas que têm que ser feitas em 3 vezes diferentes… Existem muitas receitas de bolachas e bolos simples que podem servir perfeitamente para os seus lanches! Com apenas 1 hora por semana pode poupar imenso dinheiro no supermercado! Ganha ainda na qualidade, pois as bolachas caseiras são bem melhores e ainda pode ser criativa na cozinha!

Guarde as latas ou frascos de outras bolachas e use-as para guardar as suas! Também é uma boa ideia para oferecer!

Vista o avental e diga-nos como correu!

Texto da autoria de Marisa Barata

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Miguel, esta é uma óptima dica.
    Eu faço sempre as minhas bolachas ao fim de semana, e assim tenho sempre algo diferente para o meu lanche no trabalho durante a semana. Não esquecendo que a minha filha adora ajudar e assim passamos um fim de semana divertido.
    Outra dica low cost e saborosa é fazer os nossos próprios doces “caseiros” que são uma delicia e sem os corantes e conservantes.
    Até breve
    Sara Diogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here