A importância de calcular o seu salário líquido
Fazer contas ao seu salário líquido com regularidade é fundamental para uma melhor gestão do orçamento. Descubra porquê neste artigo…
Calcular o seu salário líquido não é algo que deve fazer apenas quando inicia funções em outra empresa. Para a maior parte das famílias, a gestão financeira daquilo que se gasta é feita consoante aquilo que se ganha. Assim, fazer contas ao seu salário líquido com regularidade é fundamental para uma melhor gestão do orçamento.
Abaixo explicamos a diferença entre Salário Líquido e Salário Bruto, bem como os motivos para calcular o seu salário líquido com frequência.
Conteúdo
Salário Bruto e Salário Líquido
De uma forma concisa, salário bruto é o montante total que a empresa lhe paga, sem que sejam feitos os descontos em sede de IRS e segurança social. Por norma, este é o valor negociado aquando de uma entrevista de emprego ou de uma revisão salarial, uma vez que os seus descontos são feitos de acordo com a situação do seu agregado familiar. Por exemplo, se for não-casado e não tiver dependentes os seus descontos serão diferentes de uma pessoa casada com dependentes.
Salário líquido é o montante que efetivamente vai “cair” na sua conta e que terá disponível para gerir mensalmente. Este já considera descontos de segurança social, retenção de IRS, subsídio de alimentação e, opcionalmente, subsídios em duodécimos.
O que precisa saber para calcular o seu salário líquido?
Calcular o salário líquido é nada mais do que uma conta de somar e subtrair, para a qual precisará de ter algumas informações do seu lado, nomeadamente:
- Valor do seu salário base: o montante que recebe sem considerar nenhuma dedução para imposto, nem o subsídio de refeição;
- A sua situação familiar: se é ou não casado, se tem ou não dependentes;
- Retenção em sede de IRS: tendo a situação do seu agregado familiar esclarecida, saberá em que escalão de IRS se encontra e quanto vai descontar para este imposto;
- Valor do subsídio de Refeição: deverá ainda ter conhecimento do valor diário do subsídio de refeição, bem como o número de dias que vai trabalhar (estes variam de acordo com o seu tipo de contrato).
Não se esqueça ainda de considerar o valor de desconto da Segurança Social de 11%. A conta é fácil de fazer:
(Valor base – Desconto de IRS – 11% de Segurança Social) + (Subsídio de alimentação x o número de dias trabalhados) = Salário Líquido
E porque é que devo calcular o meu salário com regularidade?
Existem várias situações em que se justifica fazer estas contas ou recorrer a uma calculadora de salário líquido para o efeito:
- Variação anual dos impostos, como por exemplo a atualização anual das tabelas de retenção em sede de IRS;
- A sua entidade empregadora fez uma revisão salarial;
- Quando confirma o seu recibo de vencimento mensal é fundamental que saiba os descontos que faz. Assim garante o seu correto pagamento;
- Se recebeu uma nova proposta ou se está à procura de emprego e tem um objetivo salarial líquido, convém que saiba também o valor bruto, no momento de negociar as condições;
- Para saber exatamente com que valor pode contar na gestão do seu orçamento mensal, bem como na programação da sua poupança.
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