Comportamento a ter numa entrevista de emprego: o que fazer e o que evitar

Saiba como se comportar numa entrevista de emprego. Descubra dicas infalíveis para aumentar as hipóteses de conseguir o emprego dos seus sonhos!

Entrevista de emprego

Com a situação económica atual conseguir um emprego não é fácil. A oferta é pouca e a procura é muito grande. Por isso, é muito importante conseguir passar uma imagem muito positiva na entrevista. Aliás, ser chamado para entrevista já é fantástico. Assim sendo, não deve deixar que essa oportunidade lhe passe ao lado.

Uma entrevista de emprego é uma oportunidade única de mostrar o seu valor como candidato e convencer o recrutador de que é a pessoa certa para o cargo. É importante, portanto, saber como se comportar numa entrevista de emprego para maximizar as suas hipóteses de sucesso.

Neste artigo vamos explicar-lhe como se deve comportar numa entrevista de emprego.

Guia Poupe Mais

Porque é importante saber como se comportar numa entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego é a sua oportunidade de “vender” as suas habilidades e qualificações para o recrutador. Se se comportar de forma inapropriada ou descuidada, pode prejudicar as suas hipóteses de conseguir o emprego. Além disso, o seu comportamento durante a entrevista pode ser um indicador do seu comportamento no trabalho, portanto é importante mostrar que é uma pessoa profissional e confiável.

Quais são os benefícios de se comportar de forma apropriada numa entrevista

Se se comportar de forma apropriada numa entrevista de emprego, pode:

  • Demonstrar as suas habilidades e qualificações de forma eficaz
  • Mostrar que é uma pessoa confiável e profissional
  • Deixar uma boa impressão no recrutador e aumentar as suas hipóteses de conseguir o emprego

Preparação prévia

Antes da entrevista, é importante se preparar adequadamente para garantir que está pronto para responder às perguntas e mostrar o seu valor como candidato. Algumas dicas de preparação incluem:

  • Pesquise sobre a empresa e o cargo a que se candidata: conhecer a empresa e o cargo para o qual se está a candidatar pode ajudá-lo a entender o que o recrutador está a procurar num candidato e a preparar respostas mais eficazes.
  • Escolha roupa apropriada: é importante vestir-se apropriadamente para a entrevista. Escolha roupas limpas e bem cuidadas, conforme o código de indumentária da empresa.
  • Aparência cuidada: uma aparência cuidada causa logo uma primeira boa impressão. No caso das mulheres, se for maquilhada, deve utilizar algo suave.
  • Prepare respostas para perguntas comuns: algumas perguntas são comuns em entrevistas de emprego, como “Por que quer trabalhar connosco?”, “Qual é a sua maior fraqueza?” ou “Por que deixou o seu último emprego?”. É importante preparar respostas para estas perguntas para poder responder de forma clara e coerente.
  • Domine o seu CV: todos os currículos têm pontos por onde pegar. Por exemplo, se tiver um grande período de tempo entre um emprego e outro, tenha uma boa explicação na ponta da língua e tente demonstrar que se manteve sempre ocupado.
  • Conheça a história da empresa: quase todas as empresas têm sites, o que facilita saber um pouco da sua história. Aliás, em alguns casos, perguntas sobre a história da empresa fazem mesmo parte da entrevista.

Durante a entrevista

Durante a entrevista, é importante se comportar de forma profissional e mostrar o seu valor como candidato. Algumas dicas incluem:

  • Chegar a horas: é extremamente importante chegar à entrevista a horas para mostrar que é uma pessoa pontual e confiável. Se tiver algum atraso inesperado, informe o recrutador o mais rapidamente possível.
  • Cumprimentar de forma apropriada: cumprimente o recrutador com um aperto de mão firme e um sorriso.
  • Usar linguagem corporal positiva: a sua linguagem corporal pode dizer muito sobre si. Mantenha o contacto visual, sente-se ereto e evite cruzar os braços ou coçar o nariz, pois isso pode transmitir desconfiança ou desinteresse.
  • Manter o contacto visual: estar sempre a desviar o olhar ou a evitar o contacto visual revela nervosismo.
  • Escutar atentamente e responder de forma clara: escute atentamente as perguntas do recrutador e responda de forma clara, confiante e cuidada, usando exemplos concretos para ilustrar as suas respostas. Tenha o cuidado de não utilizar gírias.
  • Manter a calma: é normal sentir-se um pouco nervoso neste tipo de entrevistas. No entanto, tem de tentar manter a calma. Nem que esteja a tremer por dentro, transmitir uma imagem de confiança é fundamental.
  • Pontos fracos: esteja preparado para falar dos seus pontos fracos. Mesmo que o entrevistador não lhe pergunte diretamente, é importante referi-los. Ao fazê-lo estará a demonstrar humildade e vai conseguir surpreender.
  • Pedir mais tempo para responder: se se sentir bloqueado durante a entrevista, solicite mais tempo para responder. Por exemplo, “Essa é uma boa questão. Pode dar-me mais um minuto para pensar antes de lhe responder?”
  • Pedir esclarecimentos: se não tiver compreendido completamente a questão, peça ao entrevistador para que a esclareça. Por exemplo, “Não tenho a certeza se compreendi a sua pergunta. Pode, por favor, reformulá-la?”
  • Certificar-se de que respondeu à pergunta corretamente: se não se sentir seguro da resposta que acabou de dar, aborde o recrutador para se assegurar que a questão ficou respondida antes de prosseguir com a entrevista. Por exemplo, “Antes de prosseguirmos, gostaria de saber se respondi à sua pergunta? Abordei os tópicos pretendidos?”
  • Perguntar sobre a empresa e o cargo: mostre interesse pelo cargo e pela empresa perguntando sobre os desafios e oportunidades do cargo, a cultura da empresa e as expectativas do recrutador em relação ao candidato.
  • Agradecer ao entrevistador pelo tempo dedicado: no final da entrevista, agradeça ao entrevistador pelo tempo dedicado e pelas informações fornecidas. Isso pode deixar uma boa impressão e mostrar o seu profissionalismo.

Depois da entrevista

Depois da entrevista, é importante continuar a se comportar de forma profissional. Algumas dicas:

  • Envie um email de agradecimento ao recrutador pelo tempo dedicado e pela oportunidade da entrevista. Isso pode deixar uma boa impressão e mostrar o seu interesse pelo emprego.
  • Siga os passos de feedback da empresa para saber o resultado da entrevista e o que pode fazer para melhorar nas próximas vezes.

Entrevistas de emprego online

As entrevistas de emprego online embora possam ser um pouco diferentes das entrevistas presenciais, ainda são uma oportunidade importante de mostrar o seu valor como candidato. Veja algumas dicas de como se comportar numa entrevista de emprego online:

  • Verifique a sua internet e o seu equipamento antes da entrevista.
  • Escolha um local tranquilo e bem iluminado para a entrevista.
  • Mantenha a webcam a uma altura apropriada.
  • Use um fundo simples e limpo.
  • Certifique-se de que o seu nome e o título do cargo estão visíveis na sua janela de vídeo.
  • Siga as mesmas regras de comportamento que aplicaria numa entrevista presencial, como manter o contacto visual e usar linguagem corporal positiva.

Estas são algumas dicas úteis para causar uma boa imagem numa entrevista de emprego. O mais importante é nunca desistir. Lembre-se disso.


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *