Uma casa arrumada é uma casa poupada!

Saiba porque é que manter a sua casa arrumada e organizada o pode ajudar a poupar dinheiro!

minimalista

Todos gostamos de ter a nossa casa sempre limpa, arrumada e organizada, mas nem sempre isso é possível! Por falta de tempo ou até mesmo devido a um ataque crónico de preguicite aguda 😀 … lá vamos nós deixando um ou outro objeto fora do sítio.

Mas o que é que o facto de ter ou não ter a sua casa aprumada, está relacionado com poupança?

Em primeiro lugar, se não souber onde guarda determinado objeto, corre o risco de pensar que não o tem em sua casa! Como consequência, poderá vir a comprar algo que já possui, sendo por isso uma compra totalmente desnecessária.

O mesmo se aplica às peças de roupa perdidas nas gavetas e nos armários. Se não se lembrar da roupa que tem, provavelmente acabará por comprar peças de roupa que não compraria se soubesse onde se “esconde” toda a sua roupa!

Depois, algo que poderá à partida não concordar; uma casa desarrumada e a necessitar de uma boa limpeza, pode tornar-nos um pouco deprimidos e com vontade de lá fugir, principalmente quando não temos a mínima vontade de iniciar a maratona das limpezas! A sensação de descontrolo pode causar essa depressão. E qual é a reação de muito boa gente quando se sente deprimida? … Fazer compras compulsivas! Basta pegarmos no exemplo dos ACNIs para termos uma boa noção de como a desorganização nos leva a desperdiçar dinheiro.

Da mesma forma, uma casa impecavelmente limpa e arrumada, dá-nos vontade de prevalecer dentro dela e até convidar com mais frequência amigos e familiares para lá irem jantar ou beber um copo. O que sempre fica mais barato do que conviver em cafés e bares.

Já agora, conheça um estilo de vida que não tendo sido pensado para poupar, acaba por ajudar a reduzir os custos, sem o sentimento de perca ou tristeza – o minimalismo!

E bastam apenas 30 minutos por dia para manter a sua casa impecável, saiba como aqui: Arrumar a casa em 30 minutos por dia

Talvez existam mais afirmações que justifiquem que uma casa arrumada é uma casa poupada, mas de momento só me lembro destas.

Se acha que já chegou a uma situação de descontrolo, lembre-se que o difícil é começar! E claro, onde todos ajudam, nada custa!


Este conteúdo foi publicado originalmente em: 06/03/2010



🎁 Não perca nenhuma oportunidade!

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:

  • ✅ Alertas de amostras gratuitas
  • ✅ Dicas exclusivas para poupar
  • ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão

Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!

🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Veja também:


Messenger Poupa e Ganha

8 Comentários

  1. Uma dica excelente, sem dúvida, e é uma coisa tão simples que por vezes nem nos lembramos que isto nos pode efectivamente ajudar a poupar.

    Quantas vezes já não aconteceu comprar algo e passado uns tempos descobrir que já tinha igual ou parecido em casa…

    Bom trabalho Miguel!

  2. Realmente são optimas dicas.

    Lá em casa anda a passar um processo de reorganização do lar e muitas vezes não sei mesmo onde andam certas coisas… mas como está tudo a voltar ao normal em breve já não terei mais problemas!

  3. Olá Miguel,

    Dicas muito bacanas, sem dúvida sua comparação foi muito feliz. Além de economizarmos com os itens domésticos, a arrumação faz com que nos sintamos melhores dentro do ambiente, e aí é menos um pretexto para sair e fazer compras =)

    Grande abraço!

  4. Olá, gostei de ler os benefícios alistados, mas acho que falta o principal…

    Casa desarrumada e falta de vontade em arrumá-la (e muitas vezes também falta de tempo) contribuem para o aliciante pensamento de CONTRATAR ALGUÉM PARA FAZER A LIMPEZA POR NÓS! Eu que o diga… é mesmo muito tentadora a ideia, no entanto, é mesmo muito má para o conceito de poupança… Aquilo que podemos fazer nós mesmos sai muito caro feito por outros!
    Fiquem bem!

  5. Cada vez custa mais manter a casa arrumada, ou porque a família cresceu, ou porque cada vez trabalhamos até mais tarde, mas pequenos hábitos como: usar um pacote e arrumá-lo logo de seguida, não custam nada e devem estar incutidos em todos os membros da família, um bocadinho todos os dias não custa e assim temos mais a noção das coisas que temos em casa e de como as gastamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *