colchao

Cerca de 1/3 da nossa vida é passada a dormir, o que implica passarmos imenso tempo deitados num colchão… supostamente! 😛

Como tal, é importante logo à partida saber escolher um bom colchão. A boa notícia é que não é preciso desembolsar muito dinheiro, já que existem colchões bons e baratos ao alcance de uns cliques.

Apesar de não ser possível manter o seu colchão para sempre, pode pelo menos prolongar-lhe a vida útil e assim adiar ao máximo a compra de um colchão novo.

Neste artigo vamos listar alguns cuidados que deve ter com o seu colchão e que podem fazer toda a diferença.

Vire o colchão regularmente

Não fique o ano todo a dormir do mesmo lado do colchão! Virar o colchão várias vezes durante o ano faz com que lhe dê um uso uniforme, ajudando a que a espuma (ou outro material) não se estrague tão rapidamente.

Alguns colchões também têm um lado inverno/verão que o pode ajudar nessa mudança, fazendo com que em cada estação, durma num lado diferente do colchão e adequado a cada estação.

Portanto, tente a cada 15 dias (pelo menos) virar o colchão de modo a que a face voltada para o estrado fique voltada para cima. Deve também girar o colchão passando o lado dos pés para a cabeceira.

Caso durma sozinho, tente utilizar o máximo da superfície do colchão e opte por dormir no centro.

Estas dicas são bastante importantes para evitar deformações na superfície do colchão que para além de prejudicarem o sono, ainda lhe podem causar dores nas costas.

Utilize um resguardo para colchão

Seja durante o verão ou durante o inverno, o nosso corpo perde em média 40cl de água por noite. Para evitar que essa humidade se entranhe diretamente no colchão, compre um resguardo para colchão. Deve lavar esse resguardo a 60°C sempre que mudar os seus lençóis.

No ebay pode encontrar desses resguardos a preços muito reduzidos. Tenha atenção às medidas do seu colchão antes de comprar.

Mantenha o colchão limpo

Quando se fala em cuidar de um colchão, é impossível não falar de higiene e de ácaros. É importante cuidar do colchão para que este dure mais tempo mas também para que esteja em boas condições, sem prejudicar a sua saúde.

Quando aspirar a casa, aproveite para aspirar também toda a superfície do colchão, evitará a proliferação de ácaros e outros microrganismos.

Deve passar o aspirador pelo menos uma vez por mês no colchão e no estrado. Isso ajuda à eliminação dos ácaros e bactérias que possam estar alojadas na madeira e fibras do colchão.

Para limpar manchas do colchão nunca utilize produtos químicos, poderia danificar tanto o tecido como a esponja – use apenas uma escova ou, se quiser, experimente o seguinte truque caseiro:

  1. Misture sumo de limão com sal de modo a formar uma pasta espessa.
  2. Esfregue essa pasta suavemente sobre a mancha e deixe repousar por uma hora.
  3. Remova a pasta com uma toalha limpa.

O poder branqueador do limão aliado às propriedades anti-humidade do sal, ajudam a disfarçar a mancha. Mas atenção, não aplique este truque caseiro em colchões coloridos, pois o limão ataca a cor.

Evite petiscar na cama

Por mais cuidadoso que seja, é bastante provável que migalhas e outros restos de alimento possam ficar caídos na cama. Isso pode atrair pequenos insetos que depois se entranham no colchão. Se tiver mesmo que petiscar na cama, não se esqueça depois de sacudir bem os lençóis.

Evite levar animais de estimação para a cama

Cães na cama

Esta dica não é nada fácil de cumprir! Quem tem cães e gatos, normalmente gosta de os ter a fazer companhia na cama, o problema é que juntamente com eles também podem vir germes, insetos e bactérias.

É muito comum alguns parasitas depositarem ovos no pelo dos cães e gatos. Ao convidarmos o nosso amigo de 4 patas para a cama, arriscamos a que esses ovos sejam depositados nos lençóis e aí eclodirem.

Deixe o colchão arejar

Boas notícias para quem não gosta de fazer a cama! 😀

Uma cama feita ajuda ao desenvolvimento de bactérias, de ácaros e de maus odores.

É aconselhado todas as manhãs deixar a sua cama respirar durante alguns minutos ou horas. Basta retirar o edredom e o lençol e deixar a cama desfeita durante algum tempo.

Para além de ser importante deixar a cama respirar, enquanto o faz, deixe também a luz natural entrar no quarto. Um quarto saudável precisa de luz natural: o calor e a luminosidade no colchão favorecem a dissipação de bactérias e ácaros.

Mas não deixe o colchão exposto ao sol direto por demasiado tempo! Os tecidos poderiam ressecar e rasgar.

Resumindo: evite o calor, a escuridão e a humidade. Estes três fatores favorecem o desenvolvimento de ácaros e bactérias, dois dos maiores inimigos de um colchão saudável e bem cuidado!

Evite saltar em cima da cama

Não pensamos muito nisso, mas saltar em cima do colchão aumenta em muito a sua deterioração! Por mais divertido que seja, evite saltar em cima do colchão se quiser mantê-lo nas melhores condições.

Não sei porque motivo o quereria fazer, mas convém saber que nunca deve tentar dobrar um colchão, pois isso pode danificá-lo irreversivelmente.

O hábito de passar a roupa a ferro sobre o colchão (há quem o faça) não é nada saudável para o mesmo – o calor intenso pode alterar as características da espuma do colchão.

Agora já sabe como conservar o seu colchão em bom estado por muito mais tempo!

Acha que o seu colchão já está velhinho de mais e que talvez seja melhor comprar um nvo? Leia primeiro este artigo: Sinais que mostram que deve mudar de colchão.

Bons sonhos! 🙂

6 COMENTÁRIOS

  1. Um colchão com covas é sempre desconfortável, o problema é que o meu é daqueles que tem um lado de Inverno e outro de Verão por isso virá-lo está fora de questão, só quando vier tempo quente outra vez, mas vou seguir o teu conselho de mudar a posição dos pés para a cabeça.
    Cumprimentos.

  2. Pois.. o meu colchão também tem face de inverno e de verão…… mas como se vai alternando as faces do colchão acabamos por lhe dar uso dos dois lados.

    Como volta e meia aspiro por baixo da cama e as traves de suporte do colchão, aproveito e aspiro também o colchão… Qdo troco os lençois tb deixo o colchão “respirar” um pouco: abro a janela e deixo-o arejar antes de voltar a “vesti-lo”.

  3. Os colchões que têm o lado de inveno e o de verão podem ser virados dos pés para a cabeceira com o mesmo lado para cima. Eu trabalhei numa loja de mobiliário e quando vendiamos colchões fazíamos sempre essas recomendações ao cliente, é o essencial para qualquer colchão.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.