10 utilizações para as cinzas da sua lareira
Não volte a deitar fora as cinzas da sua lareira! Venha conhecer algumas formas interessantes de dar utilidade à cinza de madeira.
No inverno, uma lareira ou recuperador de calor torna o ambiente mais quente e acolhedor! A parte mais “chata” vem depois, quando chega o momento de limpar o interior e remover as cinzas… Mas, e se pudéssemos dar utilidade a essas cinzas? Talvez ajudasse a compensar o trabalho! 😀
Desde há bastante tempo que utilizo as cinzas para limpar mais facilmente o vidro do meu recuperador de calor. Mas sempre achei que as cinzas poderiam ser úteis em mais situações, e como tal, decidi pesquisar…
Com essa pesquisa, descobri que existem imensas formas de reciclar as cinzas de madeira, umas mais interessantes do que outras. Espreite em baixo algumas sugestões.
Nota: estas dicas pressupõem a utilização de cinza de madeira “limpa”, ou seja, sem nenhum tratamento químico ou contaminação.
Conteúdo
1. Use as cinzas de madeira como adubo natural
Desde há muitos anos que as cinzas são utilizadas na agricultura como um adubo natural!
As cinzas de madeira são compostas por potássio, cálcio, fosforo e magnésio, entre outros nutrientes, tornando-as perfeitas para assegurar a nutrição do seu jardim.
Caso tenha interesse, existe imensa informação na internet sobre o uso das cinzas como adubo natural. Recomendo, por exemplo, a seguinte leitura para mais informações sobre : Como usar cinzas de madeira como adubo natural para as suas plantas e o seguinte vídeo sobre “Como fazer adubo de cinzas e adubação”:
2. Neutralizar maus odores e controlar a humidade
Assim como o bicarbonato de sódio, a cinza de madeira também é alcalina, o que significa que tem a capacidade de absorver a humidade e neutralizar os maus odores.
Coloque uma tigela com cinzas no frigorífico ou no interior de um quarto com mofo para absorver os maus odores e vá renovando as cinzas de longe a longe para manter a eficácia. Este truque funciona ainda melhor se houver pequenos pedaços de carvão no meio das cinzas.
3. Remover manchas de óleo
Dadas as propriedades dessecantes das cinzas, estas podem ser utilizadas na limpeza de derrames de óleo em diversas superfícies, como o asfalto, o cimento ou a pedra.
Simplesmente polvilhe as cinzas sobre a mancha, deixe repousar por algumas horas para que toda a gordura seja absorvida, varra tudo com uma vassoura e repita o processo caso seja necessário.
Há quem utilize areia para gato para o mesmo efeito, mas a cinza de madeira é igualmente eficaz, e é grátis!
4. Polir metais
A cinza de madeira é um abrasivo suave, portanto, se a misturar com um pouco de água, obterá uma pasta que pode ser usada para polir metais, tais como talheres de prata e outros objetos de metal que tenham perdido o brilho.
5. Remover fuligem do recuperador de calor
Da mesma forma que podemos usar a pasta de cinza para remover manchas dos objetos de metal, também a podemos usar para limpar a fuligem do vidro do recuperador de calor.
Para tal, basta misturar as cinzas com água e esfregar essa pasta ligeiramente abrasiva no vidro do recuperador de calor para o deixar como novo.
Utilizo esta dica sempre que limpo o meu recuperador de calor. É bastante eficaz! 🙂
6. Apagar pequenos incêndios
Assim como a areia, a cinza fina de madeira também consegue abafar um pequeno incêndio. Mantenha um balde de cinzas perto da fogueira ou lareira para o caso de precisar de apagar qualquer brasa rebelde.
7. Repelente de lesmas e caracóis
Aparentemente este é um truque usado por muitos jardineiros para impedir que as lesmas e os caracóis invadam as suas plantações e consiste simplesmente em espalhar cinzas ao redor das plantas de modo a criar uma “muralha” à prova dessas pragas.
Como as cinzas de madeira são um dessecante natural e os corpos das lesmas e dos caracóis são compostos por um elevado teor de água, passar por cima das cinzas seria desagradável para esses bichinhos, pelo que estes se sentem desencorajados a trepar pelos caules para comer as plantas! 😛
Infelizmente este truque é eficaz apenas enquanto as cinzas se mantiverem secas. Caso chova ou as cinzas se molhem de alguma outra forma, essa barreira de cinzas deixa de ser impedimento para as lesmas e caracóis.
8. Afugentar formigas
Polvilhar uma camada de cinza no caminho das formigas, força-as a mudarem de trajeto. Da mesma forma, se colocar um monte de cinzas em cima de um formigueiro, está a “pedir” às formigas para se mudarem para outro local.
Um truque útil para obrigar as formigas a se realojarem!
9. Banho de poeira para galinhas
Quem tem galinhas, sabe como estas adoram rebolar na terra ou na areia. Trata-se de uma necessidade instintiva das aves e que as ajuda a se livrarem de parasitas como piolhos, pulgas e carrapatos.
Espalhe as cinzas de madeira no seu galinheiro, se possível numa zona onde estas se possam manter secas. Caso as galinhas tenham parasitas, estes morrerão sufocados com as cinzas.
Para além deste efeito benéfico para as galinhas, as cinzas espalhadas no solo do galinheiro também ajudam a reduzir os maus odores.
10. Derreter gelo
Tal como o sal, as cinzas também são bastante eficazes para derreter o gelo nos passeios e nas estradas. Muito útil para quem morar em regiões mais frias.
Já experimentou alguma destas dicas usando cinzas de madeira? Conhece mais truques para aproveitar as cinzas? Partilhe nos comentários a sua experiência e opiniões.
🎁 Não perca nenhuma oportunidade!
Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba:
- ✅ Alertas de amostras gratuitas
- ✅ Dicas exclusivas para poupar
- ✅ Ofertas imperdíveis em primeira mão
Tudo isto gratuitamente, diretamente no seu e-mail!
🔒 O seu e-mail está seguro connosco. Pode cancelar a subscrição a qualquer momento.
Veja também:
- 9 ideias para presentes de Natal feitos por si
- Passar camisa a ferro… sem usar o ferro!
- 26 utilizações alternativas para o sal
- Como limpar o vidro do recuperador de calor
Boa noite eu já utilizo a cinza a algum tempo para limpar ,
Recomendo também no vidro do forno o lava loiça ficam como novos .
Boa tarde, estou a limpar os tachos de bronze com sal e limão ficam lindos.
As cinzas cá em casa vão sempre parar à nossa horta 🙂