Investir

Não tenho qualquer problema em afirmar que pouco ou nada percebo de investimentos. Sei lá… nunca foi a minha praia! 😛

Mas desde que comecei a “mexer” com plataformas de crowdlending ou empréstimos P2P, que fiquei fascinado com a facilidade com que se pode investir e obter retorno!

Na realidade, na maioria das plataformas de empréstimos coletivos, não é necessária qualquer experiência para começar a investir logo após nos registarmos. A Bondora, com a sua ferramenta Go & Grow, é um excelente exemplo disso.

Empréstimos coletivos!? O que é isso?

Hoje em dia, entre guardar o dinheiro debaixo do colchão ou aplicá-lo em certificados de aforro, depósitos a prazo e outras obrigações tradicionais, a diferença não parece ser muita! 😀

Ok, estou a exagerar um pouco! Mas é uma realidade que as taxas de juro desses investimentos mais tradicionais, roçam muitas vezes o ridículo.

Uma possível solução para fugir às taxas de juros ridiculamente baixas

Crowdlending

crowdlending ou empréstimos P2P, é uma forma alternativa de investimento cada vez mais procurada.

As plataformas online de P2P lending (peer-to-peer lending ou em português, empréstimos de pessoa para pessoa) permitem-nos investir e obter o retorno desses investimentos de uma forma muito simples, rápida, sem burocracias e sem qualquer intervenção dos bancos ou outras instituições financeiras oficiais.

De uma forma resumida, as plataformas de empréstimos P2P permitem-nos emprestar dinheiro a indivíduos ou a empresas, sem a necessidade de recorrer a bancos ou outras instituições bancárias.

Essas plataformas P2P ligam os mutuários aos investidores, sem burocracias e com taxas de juro mais atraentes. Para os credores, estes empréstimos geram um retorno na forma de juros muitas vezes superior ao que pode ser obtido tradicionalmente (numa conta poupança, por exemplo). Por outro lado, facilita a vida aos mutuários, dando-lhes um acesso mais rápido ao crédito, e com taxas de juro mais justas para todos.

Plataformas de empréstimos coletivos

Existem cada vez mais plataformas de empréstimos coletivos, sendo as mais conhecidas (ou pelo menos as que eu mais vou ouvindo falar), a Bondora, a Viventor, a Mintos e a Raize. Esta última é 100% portuguesa! 🙂

Se pesquisar no Google, encontrará imensas alternativas. Se calhar, o ideal até seja mesmo diversificar nesse aspeto, ou seja, espalhar o capital por várias plataformas. Mas tal como já afirmei por diversas vezes aqui no Poupa e Ganha, investimentos não são mesmo a minha praia, pelo que prefiro apostar nas plataformas que me facilitam a tarefa, me transmitem mais confiança e onde o risco é reduzido ao máximo.

É por esses motivos que a minha plataforma de empréstimos coletivos de eleição é, neste momento, a Bondora.

Como começar a investir hoje mesmo

Na Bondora existe uma ferramenta ideal para quem não tem qualquer experiência prévia em investimentos – o Go & Grow.

Com a solução Go & Grow da Bondora, qualquer pessoa pode começar hoje mesmo a investir com apenas 1€ e até o pode fazer a partir do telemóvel! 😉

Apenas tem de se registar na Bondora, fazer um depósito na sua conta e aplicá-lo no Go & Grow. Depois, é só ficar a ver o seu dinheiro crescer!

Na imagem em baixo pode ver como lucrei cerca de 7€ sem fazer praticamente nada. Apenas depositei o dinheiro e deixei-o lá a render. Tão simples como isso!

Bondora - Retorno

Se quiser saber mais, leia o artigo que escrevi sobre a minha experiência com o “Go & Grow” da Bondora, para perceber o quão simples é investir usando essa solução, e aproveite também para ler como foi fácil fazer o levantamento de fundos da Bondora.

Para além disso, a Bondora está disponível em 24 idiomas incluindo português. Pode parecer que não, mas isso facilita imenso a utilização da plataforma.

Decidi elevar a fasquia…

Lendo os meus artigos anteriores sobre a Bondora, irá constatar que a facilidade e o risco reduzido associados ao produto “Go & Grow”, tem um senão – o rendimento é de apenas até 6.75%* ao ano. O que, claro, não deixa de ser uma taxa atrativa!

*Tenha em conta que, como em qualquer investimento, o seu capital está em risco e os investimentos não são garantidos. O rendimento é de até 6,75% ao ano. Antes de decidir investir, consulte por favor a declaração de risco da Bondora ou entre em contato com o seu assistente financeiro.

No entanto, decidi elevar a fasquia e começar a experimentar outras ferramentas que a Bondora disponibiliza e que conseguem ter taxas ainda mais interessantes, como é o caso do Gestor de Portefólio. Mas isso será assunto para um próximo artigo!

Bons investimentos! 😉

Este artigo foi produzido em colaboração com a Bondora.

6 COMENTÁRIOS

  1. Também me aventurei do Go&Grow para o Gestor de Portefólio e para já está a correr bem.

    Só tenho pena que a forma de apresentação dos empréstimos seja um pouco complexa, muita informação mesmo que tenha filtrado e ocultado alguns detalhes.

    Vou em 24 empréstimos e todos com pagamento em dia.

  2. Existe outra plataforma também muito boa, não sei se já conhece: A HOUSERS. Tem rentabilidade elevada para quem tem dinheiro a sério para investir. O site está muito bem estruturado e transparente. Já estou inscrita a uns meses e tenho recebido dinheiro regularmente.
    Outra particulariedade interessante é que se ganha por recomendação, tanto a pessoa que recomenda como o recomendado, o que é bom para começar.
    Se quiser dar uma vista de olhos, envio-lhe o meu link:
    https://www.housers.com/pt/formulario-inscricao?pt=PFH–REF–93941

    • Segundo consta no site da Bondora:
      Como os investimentos são tributados?
      Os lucros obtidos através da Bondora são geralmente tributados com base no juro bruto recebido e na residência do investidor. Por favor declare a receita de juros para a sua autoridade local de acordo com a lei. Tenha em mente que, com os empréstimos peer-to-peer indivíduos geralmente não podem compensar as perdas contra o rendimento.
      Verifique com sua autoridade fiscal local se, como e quando você precisa relatar sua renda.
      Para tornar o relato mais fácil para os investidores, preparamos um Relatório Fiscal com as informações necessárias incluídas. O relatório pode ser encontrado na página Relatórios da sua conta Bondora.

  3. Uso o Mintos há +/- um ano e tenho uma taxa anual de retorno de 11.6% e sem problemas até agora. De todas as plataformas é a que oferece a taxa mais alta. O site é intuitivo e a empresa está bem referenciada.

    Se usarem o código 9LSPU2 ao criar a conta ainda têm 1% extra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.