Quando se pensa em viver sozinho ou em se juntar com uma pessoa coloca-se logo uma questão fundamental: comprar ou arrendar casa?

A resposta dependerá de múltiplos fatores, tais como a sua situação económica, os seus planos a longo prazo e a sua estabilidade profissional.

Tanto num caso como no outro existem vantagens e desvantagens. Neste artigo vamos tentar ajudá-lo a perceber o que é melhor para o seu caso de forma a tomar a decisão mais acertada evitando arrependimentos futuros.

Arrendar ou Comprar: Os Prós e os Contras

Logo à partida, o investimento inicial para arrendar uma casa é menor do que para comprar recorrendo a Crédito Habitação, mas em contrapartida estará a pagar por algo que nunca será seu, que nunca se converterá em património para vender ou até mesmo para alugar a terceiros. Para além disso, a prestação que se paga ao banco é, na maior parte dos casos, bastante menor do que se paga pela renda de uma casa.

Embora possuir uma casa lhe possa oferecer uma maior sensação de segurança e estabilidade, é sempre mais fácil sair de um contrato de arrendamento do que vender uma casa. Essa mobilidade é uma das grandes vantagens de optar por arrendar casa. A facilidade e rapidez com que consegue mudar de casa caso tenha essa necessidade (mudança de emprego para um local distante, procura de uma habitação melhor ou mais barata, etc) é sem dúvida maior se optar pelo arrendamento. Terá no entanto de ter em conta que deve avisar o senhorio dentro do prazo definido no contrato de arrendamento.

O facto de não ter de pagar impostos, seguros, quotas de condomínio, manutenções, obras, etc, é outro aliciante para preferir arrendar em vez de comprar.

Ao arrendar não tem tanta liberdade para fazer alterações, remodelações e obras a seu gosto na casa. Ou seja, terá de requerer a aprovação do senhorio para poder avançar.

Para quem tem ou pretende ter animais de estimação, muitas vezes os senhorios não autorizam a permanência destes na casa. Sendo proprietário, não terá à partida qualquer restrição quanto a animais de estimação.

Uma casa comprada oferece uma outra vantagem que nem sempre temos em conta: é um bem que pode ser utilizado como garantia em casos de financiamento.

Para tornar mais simples a interpretação das vantagens e desvantagens de arrendar e de comprar casa, sugiro que consulte o seguinte infográfico:

Comprar vs Arrendar

Qual é a melhor opção?

Como viu, comprar ou arrendar depende muito de cada tipo de pessoa e da situação em que está. Se não tiver muito dinheiro ou se estiver à procura de uma solução temporária, arrendar pode ser mesmo a melhor opção. Caso tenha emprego fixo, pretenda se manter no mesmo local por vários anos e procure mais estabilidade, talvez comprar casa seja o melhor a fazer.

De uma forma bem resumida, arrendar é uma solução que lhe apresenta menos preocupações no presente, e comprar significa normalmente menos preocupações no futuro, já que ao atingir a idade da reforma e tendo o seu crédito habitação liquidado, a casa será realmente sua e terá património para deixar aos seus herdeiros.

Em qualquer das situações é sempre muito importante pensar bem, analisar os prós e os contras e só depois tomar uma decisão ponderada e consciente.

No seu caso o que é que prefere? Comprar ou arrendar casa? Partilhe connosco a sua opinião.

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.