garrafas

Quer experimentar uma solução caseira de detergente multiuso?

É muito simples de preparar e fica muito mais económico do que um detergente vulgar.

Apenas tem de diluir 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna e adicionar uma colher de vinagre ou de sumo de limão.

Poderá utilizar esse detergente em situações em que tenha acabado o que utiliza normalmente ou até mesmo, caso lhe agrade a eficácia, em substituição do mesmo.

Pode por exemplo encher um frasco vaporizador (de um detergente usado) com esse preparado para facilitar a sua utilização.

Existem outras soluções possíveis, mas considero esta de eficácia razoável. Claro que não se compara aos poderosos tira-gorduras disponíveis nos supermercados, mas escapa… 😉

29 COMENTÁRIOS

  1. Hum…

    Não sei, soda caústica é abrasiva. Nem sempre tenho paciência de pôr as luvas quando lavo a louça.
    Eu uso sabão Clarim (desculpa a publicidade) porque a minha mãe é alérgica a detergentes e é o que usa em casa dela.
    Mas por vezes fico a pensar se será a melhor opção para o ambiente. Julgo que é melhor que os dabões de louça líquidos mas gostava de saber se há outra alternativa maisi ecológica (para além da que indicaste, claro).

  2. Olá Maria,
    Actualmente são comercializados detergentes biodegradáveis, só que o preço é um pouco “bio-desagradável” 😀

    Por exemplo, uma embalagem de 5L de detergente de loiça ecológico da marca Batim, custa 23 €.

  3. [email protected]

    Maria, o bicarbonato de sódio não é soda caustica, o bicarbonato de sódio usa-se como ingrediente culinário, podes encontrá-lo á venda no supermercado.

  4. Encontrei esta receita numa agenda da minha mãe (agenada Elle de 1979)
    Ingredientes:
    1 pedaço de sabão de côcô neutro
    2 limões e 4 colheres de amoníaco, que é biodegradável.

    Modo de fazer:
    Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, num litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto em garrafas. Esta receita rende seis litros de detergente que limpa, não polui e é muito mais barato. assim se encontre o sabão de côcô

  5. Viva

    Em primeiro lugar, muito obrigada por todas as dicas. Creio que todos poderemos beneficiar delas e até ajudar a aumentar o blogue 🙂

    Não me parece lógico chamar a esta solução de «detergente» (não produz espuma) mas sim de «desinfectante» multiusos. Eu uso-a há meses (na proporção de metade água + metade vinagre branco + umas 4 ou 5 colheres de chá ou de sopa de bicarbonato de sódio… coloco tudo num borrifador com cuidado se não… vaza ou explode e, depois do líquido descansar, está pronto a usar) e estou muito satisfeita. Utilizo-a em tudo, desde na limpeza de balcões da cozinha, louça para lavar, limpeza de frigorífico, vidros, limpeza de WC, rodapés e até em roupas para lavar.

    Continuem a dar dicas económicas 🙂

    Fiquem bem,
    Maria.

  6. * Aliás… já li que esta solução pode muito bem «substituir» a lixívia (para quem tem alergias a produtos de limpeza agressivos)… pois o vinagre e o bicarbonato de sódio (juntamente com o limão) são uns bons desinfectantes e eram usados por donas de casa que não tinham muito dinheiro 🙂

  7. SIM o bicarbonato de sodio pode ser usado para lavar as roupas brancas o meu primo tinha feridas entre os dedos dos pes e a medica mandou retirar a lixivia e usar o bicarbonato de sodio porque esse produto branqueia a roupa .E eu propria ponho na banheira para amaciar a pele.

  8. Teresa
    O sabão de côco talvez se encontre nas lojas brasileiras. Ando para o procurar mas como ainda tenho da remessa que me mandaram ainda não fui procurar, contudo tensiono fazê-lo

  9. Ouvi muitos comentários sobre detergentes com com acréscimo de bicarbonato, no intuito de poder ajudar, realizei alguns ensaios usando proporções de bicarbonato na produção de detergente e o resultado foi um ótimo detergente imbatível! Anotem a fórmula e façam para lavar louvas e limpar cerâmicas engorduradas.
    Em um balde de 5 ou 10 litros, coloque 500ml de água, adicione 108 ml de ácido sulfônico 90%, mexa até diluir por completo, adicione mais 500ml de água, mexa bem e coloque 47 ml de amida 90%, mexa, coloque mais 87 ml de lauril éter sulfonato de sódio 27%, mexa e coloque 07 ml de soda líquida 50%. Meça o ph, deixando-o por volta dos 7,5 a 8, adicione mais 500ml e água e mais 3 ml de formol 37%. compre o papel ph universal ou faça o seu usando repolho rocho, pesquise como fazer no YouTube e veja a escala que deixa o ph na faixa que falei, que deve ficar bem próximo da cor verde.

  10. Me desculpem, faltou 25 gs de bicarbonato que será colocado na fase do ácido sulfônico.
    Boas formulações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here