Como limpar o interior da máquina de lavar louça

Já alguma vez tirou a louça da máquina e verificou que ainda estava suja? Saiba como manter a sua máquina de lavar louça limpa e eficiente.
Máquina de Lavar Loiça

Uma boa rotina de limpeza deve consistir não só em manter em casa limpa e desinfetada, mas deve também incluir a limpeza e desinfeção dos próprios eletrodomésticos que tanto nos facilitam a vida.

Temos de reconhecer que existem muitas tarefas que por vezes são simplesmente negligenciadas. Um exemplo clássico é a manutenção da máquina de lavar louça.

Poderíamos até pensar: mas afinal as máquinas de lavar louça não acabam por se lavar sozinhas? A verdade é que este eletrodoméstico consegue acumular uma quantidade incrível de sujidade e gordura dos alimentos, assim como restos de detergentes.

Deve estar ciente que a sujidade pode eventualmente causar estragos nos componentes essenciais ao funcionamento da máquina de lavar louça, tais como a bomba ou o filtro. Por esse motivo, é importante dedicar regularmente algum tempo à manutenção desse equipamento, não só para prolongar a vida da máquina, mas também para que as lavagens da louça sejam eficientes.

Tem alguma ideia de como limpar o interior de uma máquina de lavar louça?

Dicas e passos para a limpeza do interior da máquina de lavar louça

Remova diariamente os restos de comida

Mesmo tendo o cuidado de remover os restos de comida dos pratos, panelas, frigideiras, etc., inevitavelmente alguns resíduos irão parar ao interior da máquina.

Rapar os restos de comida dos pratos para dentro do caixote do lixo usando apenas os talheres, nem sempre é suficiente. O ideal será utilizar um pequeno pedaço de papel de cozinha para remover o máximo de sujidade. Se usa guardanapos de papel à refeição, poderá aproveitar esses mesmos guardanapos para essa tarefa.

Há quem prefira passar a louça por água antes de a colocar na máquina, mas nesse caso estará a gastar água sem necessidade. Aliás, uma máquina de lavar louça quando bem utilizada, pode ajudar-nos a poupar bastante água.

Limpe a porta da máquina de lavar louça todas as semanas

Não há necessidade de perder tempo a limpar a porta da máquina de lavar louça todos os dias. De facto, é suficiente fazê-lo mais exaustivamente uma vez por semana. Pode usar um pano de microfibras ou um pano de limpeza exclusivamente para esse fim.

Proceda da seguinte forma:

  • Esfregue um pano molhado no interior da porta. Pode usar detergente da louça e água quente para remover mais facilmente a gordura.
  • Limpe a junta de borracha usando um pano macio para não a danificar.
  • Limpe o recipiente do detergente, pois por vezes acumulam resíduos das pastilhas.

Limpe o filtro da máquina de lavar louça

Sempre que limpar a porta, aproveite para limpar também o filtro, para evitar entupimentos ou bloqueios na bomba de esgoto.

Para tal, retire o filtro e enxague sob um jato de água. Para remover todos os resíduos, pode usar uma escova de dentes velha ou qualquer outra escova não abrasiva.

Outra alternativa é mergulhar o filtro num recipiente de água quente e sabão (ou detergente da louça) durante pelo menos uma hora, e em seguida, esfregar com uma escova, enxaguar e voltar a colocá-lo na máquina.

Como dissemos no início deste artigo, este processo é importante para manter a sua máquina de lavar louça em boas condições. Se o filtro estiver entupido, por mais lavagens que a máquina faça, a sujidade permanecerá dentro dele, entupindo-o e fazendo com que haja acumulação de água suja dentro da máquina.

Faça uma limpeza profunda uma vez por mês

Uma vez por mês, dedique um pouco mais do seu tempo à manutenção da máquina de lavar louça.

Para uma limpeza profunda da máquina, nem sequer necessita de produtos específicos. Basta usar vinagre branco.

O vinagre branco é um dos produtos domésticos mais eficazes, pois limpa e desinfeta de uma forma muito eficaz e é uma opção amiga do ambiente, natural e económica. Além disso, o vinagre tem uma grande vantagem comparativamente ao uso de produtos de limpeza como a lixívia ou outros químicos perigosos: é que mesmo que não enxague bem a máquina após o usar, e este entre em contacto com a louça, não existe risco para a saúde se por acaso ingerir uma pequena quantidade.

Em tempos, esse vinagre, também conhecido por vinagre de limpeza ou vinagre de álcool, era muito difícil de encontrar em Portugal. Hoje em dia já pode ser encontrado à venda em todos os supermercados. Por exemplo, tanto o Auchan como o Continente e o Pingo Doce, têm esse vinagre branco de marca própria, e a custar cerca de 80 cêntimos o litro.

Proceda da seguinte forma para a limpeza mensal da máquina:

  • Esvazie a máquina de lavar louça.
  • Comece por limpar a porta e o filtro como explicado anteriormente.
  • Se a louça tem aparecido mal lavada após o ciclo de lavagem, remova também os braços aspersores para verificar se estão entupidos com algum resíduo.
  • Ligue a máquina e coloque-a no ciclo de lavagem com a temperatura mais elevada (algumas máquinas de lavar louça têm um programa concebido para este processo de auto limpeza).
  • Cerca de 10 minutos depois, abra a porta da máquina (o programa de lavagem é pausado) e despeje uma caneca de vinagre branco no interior.
  • Aguardar que o programa esteja completo.

Outra alternativa é utilizar bicarbonato de sódio, ideal para melhorar a limpeza que fez com vinagre ou qualquer outro produto. Para tal, salpique um pouco na zona de baixo da máquina, ajuste o programa para a temperatura máxima e já está.

Outro produto de limpeza que pode usar, é a lixívia. No entanto, devido à sua concentração, é melhor utilizá-la com moderação. Se o material do interior da máquina for de aço inoxidável, não deve utilizar lixívia.

Claro que, se preferir, poderá usar um produto de limpeza específico para máquinas de lavar louça. A desvantagem é que o preço destes produtos de limpeza é mais elevado e a sua utilização tem sido muito criticada por ambientalistas.

Eliminar maus odores da máquina de lavar louça

Uma questão comum sobre a limpeza da máquina de lavar louça é como eliminar os cheiros desagradáveis de humidade, gordura e restos de alimentos.

Mais uma vez, pode recorrer ao tão versátil bicarbonato de sódio. Espalhe uma chávena de bicarbonato de sódio dentro da máquina de lavar louça vazia e deixe-o ficar assim durante a noite para que vá absorvendo os odores. No dia seguinte despeje uma chávena de vinagre por cima do bicarbonato de sódio e inicie o programa com a temperatura mais elevada. No fim do ciclo de lavagem notará logo uma enorme diferença no odor.

Aprenda a utilizar corretamente a máquina de lavar louça

Para além de limpar o interior da sua máquina de lavar louça com a melhor técnica e com os melhores produtos, é também importante ter em mente algumas outras dicas.

  • No final do ciclo de lavagem, não retire a louça imediatamente. Em vez disso, espere que a louça escorra durante algum tempo e deixe a porta da máquina aberta para evitar a formação de bolor no interior.
  • Opte por lavar à mão os utensílios de cozinha de madeira, de cristal, de ferro fundido, de plástico e de alumínio. As colheres de pau, por exemplo, podem rachar ao serem lavadas na máquina; os recipientes de plástico podem ficar deformados com o calor e o cristal pode partir também devido às altas temperaturas da água.
  • Não sobrecarregue a máquina e garanta que organiza a louça de modo a não bloquear o movimento dos braços aspersores e a deixar espaço para que a água e o detergente alcancem todas as superfícies.
  • Nunca utilize detergente de lavar louça à mão, pois pode danificar a máquina.

Pode agora considerar-se um especialista na limpeza de uma das máquinas mais valiosas que tem em casa. Ao aplicar estas dicas, poupará tempo, esforço, energia e água. Trate a sua máquina de lavar louça como ela merece, e terá pratos e utensílios verdadeiramente limpos! 😉

Também poderá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.