Dicas para criar Horta em Vasos

São muitos os vegetais que crescem bem em vasos. No entanto, existem alguns aspetos a considerar para alcançar o seu potencial.
Alface em vaso

Muitas pessoas têm procurado formas de criar as suas pequenas hortas em casa ou horta em apartamento através do cultivo de horta em vasos. Existem muitas sugestões importantes e dicas que funcionam para colocar em prática e ter sucesso nos seus primeiros cultivos.

Antes de mais, é bom falarmos sobre algumas vantagens em ter horta em vasos. Quando temos a capacidade de cozinhar legumes apanhados na hora, temos o prazer de saboreá-los no seu melhor, e se forem cultivados sem produtos químicos, beneficiamos a nossa saúde e o ambiente. Além disso, termos alguns legumes e ervas cultivados em casa, é uma boa forma de poupar dinheiro.

São muitos os vegetais que crescem bem em vasos. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, cultivar em vasos pode ser bastante produtivo. No entanto, existem alguns aspetos a considerar para alcançar o seu potencial. Por exemplo, embora qualquer variedade possa ser cultivada num recipiente, as plantas compactas dão-se melhor. Também é necessário ter em conta a exposição solar do local escolhido (varanda, marquise, sala, etc.), escolher uma terra boa para colocar no vaso, que seja fofa e com bastantes nutrientes. Deve também ter em conta que as plantas em vaso precisam de rega com atenção, uma forma de verificar é colocar o dedo 2 a 5 cm na terra e ver se está húmida ou não, se estiver sem humidade deve regar.

Sugestão de hortícolas para fazer horta em vasos

1. Feijão Verde: são uma ótima opção para colocar em vasos. Crescem bem e produzem durante alguns meses. Vai precisar de um suporte para eles treparem, uma vez que podem atingir 2,5 m de altura. O suporte pode ser funcional e decorativo, é uma questão de gosto e escolha. Colha com a maior frequência possível, assim vai ter mais produção. Devem ser semeados na primavera. Precisam de água regular, conforme as temperaturas que se verificarem na altura. O vaso deve ser escolhido consoante a quantidade de pés de feijão que quer semear, mas recomenda-se um vaso com a profundidade mínima de 8 polegadas.

Feijão verde em vaso
Feijão em vaso

2. Pepinos: crescem bem em vasos para hortícolas grandes e largos. Por norma crescem na vertical, o que funciona melhor se tiverem um suporte ou apoio. As folhas dos pepinos são suscetíveis a doenças fúngicas, que podem ser evitadas se houver uma boa circulação de ar. O vaso para os pepinos deve ter de profundidade mínima 25 cm.

Vaso com pepino

3. Beringela: o cultivo da beringela em vasos oferece muitas vantagens. As beringelas requerem temperaturas mais quentes, mesmo à noite, por isso, plantar em vasos pretos ajuda a concentrar o calor. Também pode mover o vaso para o local com mais sol de acordo com as horas do dia. Outra vantagem, é que cultivar a beringela em vasos ajuda a controlar algumas pragas comuns. Quando começar a aparecer o fruto é importante colocar umas estacas para o peso do legume não partir a planta. O vaso para a beringela deve ter profundidade mínima de 20 cm.

4. Alface: alface em vaso dá-se muito bem. Tem a facilidade de movimentar o vaso para o sol ou para a sombra, conforme a necessidade. Se cultivar as variedades mais comuns, pode ir colhendo as folhas, sempre de fora para dentro, e vai ter alface por muito tempo. Precisa de bastante água para crescer bem. O vaso para plantar a alface deve ter uma profundidade mínima de 15 cm.

Existem outros vegetais como as malaguetas e os rabanetes que também se dão muito bem cultivados em vasos.

Pode encontrar os vasos para horta em muitos locais, mas se quiser comprar online a Urbicult tem excelentes opções para criar a sua horta em vaso. Têm opções de vaso em plástico, mas também têm vasos em tecido ou vaso geotextil, que tem sido uma tendência porque permite uma melhor ventilação das raízes e faz a poda automática das raízes, o que permite plantas mais vigorosas, mais fortes e produtivas. Pode conhecer todas as opções AQUI.

Temos um desconto exclusivo para poder usar na growshop Urbicult . Basta colocar o código URBICULTDES5 ao finalizar o seu carrinho de compras e vai usufruir de -5% de desconto na sua primeira encomenda.

Ideias para inspiração:

Também poderá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Amostra Grátis

Receba alertas de novas amostras grátis e outras dicas interessantes no seu e-mail:

Ou CLIQUE AQUI para subscrever com a sua conta de Facebook