cartao-credito-online

Com o advento da internet e a sua consolidação a nível global, um dos serviços que mais se desenvolveu foi o comércio on-line. Afinal de contas, fazer compras online, no conforto do lar, sem sair do sofá, atrai qualquer um, fazendo com que o e-commerce tenha vindo a crescer de ano para ano e o número de aderentes a aumentar exponencialmente.

No entanto, assim como o comércio on-line tem desenvolvido novos serviços e promoções para se tornar mais competitivo, também os truques para atrair os usuários mais desprevenidos também têm aumentado. Por isso, é importante saber resistir, aprender a poupar e tornar-se num consumidor responsável no que diz respeito às compras pela internet. Assim, apresentamos de seguida 10 dicas para não esbanjar dinheiro on-line.

1. Compre apenas quando realmente precisa

Se dá por si a visitar constantemente as páginas na internet das suas marcas favoritas, acabando por não resistir a comprar esta ou outra peça, então precisa de se disciplinar.

Trace um objetivo de poupança e mentalize-se de que necessita de fazer certos sacrifícios, de forma a poder poupar para o que realmente necessita. Ter um objetivo ajuda a mantê-lo motivado na sua poupança diária, comprando on-line apenas quando precisa mesmo de algo específico.

2. Cancele a subscrição de newsletters

As empresas de e-commerce sabem como atrair os clientes e uma das ferramentas a que recorrem com mais frequência são as newsletters, onde anunciam os seus novos produtos  promoções constantes.

Se não consegue resistir à tentação, então cancele as suas subscrições dessas newsletters. Além disso, pode ainda bloquear as notificações ou mesmo as próprias páginas das lojas, utilizando as várias ferramentas disponíveis na internet para o efeito.

Por falar nisso, não se esqueça de subscrever a Newsletter do Poupa e Ganha para ficar sempre a par de dicas como esta! 😉

3. Espere 24 horas antes de encomendar

Decidiu comprar determinado artigo? Estava em promoção? É uma boa oportunidade? Mas… será que necessita mesmo? Uma boa forma de responder a esta última questão é dar um prazo de 24 horas a si mesmo. Esse período de tempo ajuda-o a tomar conclusões mais sólidas e decidir se precisa mesmo de encomendar aquele produto. Muitas vezes, um período de reflexão ajuda-o a decidir melhor.

4. Troque o cartão de crédito pelo de débito

Comprar online com cartão de crédito
Prefira, sempre que possível, utilizar o cartão de débito nas compras online.

Este é um truque que ajuda a poupar tanto nas compras on-line como nas físicas. Utilizar o cartão para pagar as compras já contribui muitas vezes para fazermos gastos mais elevados do que devíamos, uma vez que ao não mexermos em dinheiro acabamos por nos distanciar de certa forma dele.

Além disso, utilizar o cartão de crédito em vez do de débito potencia ainda mais isto, uma vez que é bastante fácil comprar a crédito, adiando para uma data posterior o pagamento. Com o cartão de débito, ao menos, só o poderá usar quando tem mesmo dinheiro na conta.

5. Aproveite os portes de envio gratuitos

Muitas das lojas on-line oferecem os portes de envio apenas para compras superiores a determinados montantes. Uma das formas de aproveitar esta vantagem é não comprar por impulso e ajudar necessitar de vários produtos que perfaçam esse valor. Além disso, pesquise na internet por cupões de descontos que possa utilizar na compra, reduzindo ainda mais o valor final a pagar.

6. Desconfie dos alertas sobre stocks baixos

Já aconteceu a toda a gente estar a ver determinado produto na internet e receber a notificação de que o stock está a terminar. Muitas vezes, isto é apenas um truque da loja para o pressionar a fazer a compra. Não se precipite, pense bem na sua decisão e confira novamente a dica número 3 desta lista.

7. Não acredite em tudo o que vê na internet

Ofertas Especiais
Desconfie sempre quando a oferta for demasiado boa para ser verdade.

A internet também se tornou em terreno fértil para os esquemas e as fraudes. É normal encontrarmos vários anúncios e banners com promoções brutais, de produtos a metade do preço e ofertas altamente apetecíveis.

Desconfie sempre quando a oferta for demasiado boa para ser verdade. Assim como é fácil comprar algo na internet, também é igualmente fácil sermos enganados. Por isso, antes de encomendar o que quer que seja, confira se o site que está a utilizar é seguro, conferindo as reviews e as críticas de outros usuários.

8. Compare preços

Uma técnica comum das lojas de e-commerce é de aumentarem os preços dos seus produtos para depois anunciarem um grande desconto, atraindo assim os clientes. Por isso, antes de encomendar determinado produto, faça um pesquisa por outras páginas e compare os preços. Não se foque pela primeira pesquisa e visite sempre mais do que dois sites, pelo menos.

9. Confira a política de trocas e devoluções

Uma das desvantagens de comprar on-line é só poder conferir o produto real e fisicamente depois de o pagar e receber em casa. Muitas vezes somos surpreendidos pela negativa, seja uma peça de roupa que não serve ou seja um objeto que não corresponde às expectativas por qualquer motivo. Todas as lojas permitem trocar e devolver os seus produtos, mas no entanto algumas colocam entraves e regras que fazem o processo demasiado difícil, moroso e inconveniente. Assim, antes de comprar algo pela internet, confira a política da loja sobre trocas e devoluções e perceba se essa não é demasiado desvantajosa para si.

10. Não guarde o número do cartão de crédito no seu computador

Quando efetua uma compra on-line, o seu computador pergunta-lhe se quer gravar o número do cartão de crédito para uma transação futura. No fundo, parece algo bastante vantajoso, mas não o faça. Ao ter os dados do seu cartão à mão leva-o a fazer compras por impulso, muitas vezes ignorando a tal dica número 3 desta lista.

Um ponto também bastante importante a ter em conta quando se faz compras online, é a segurança dessa operação. Como tal, sugiro que leia o artigo sobre roubos de identidade e dados privados para conhecer algumas dicas que o ajudarão a correr menos riscos.

Boas compras online! 😉

Se gostou do que leu, partilhe com os seus amigos...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here