Utilizar a domótica para poupar na fatura da eletricidade

A domótica, para além de tornar a sua vida mais confortável, permite-lhe ainda poupar na fatura da eletricidade.
Domótica

Usar a domótica em casa tem grandes vantagens. Por um lado, está a contribuir para um consumo responsável e com respeito pelo meio ambiente. E, por outro lado, além de tornar a sua vida mais confortável, também permite que se possa poupar na fatura da eletricidade.

Cada vez mais as casas estão a incorporar domótica para serem mais eficientes. Poupar na conta de energia é um dos grandes benefícios da gestão automatizada de uma casa. Instalar um sistema domótico adequado pode contribuir para uma poupança de 25% e 30%, em média, na conta de luz.

Domótica: por onde começar?

Para começar a usufruir desta tecnologia em casa, não é necessário fazer um grande investimento. Pode começar por incorporar gradualmente vários elementos automatizados e expandi-los de acordo com o seu orçamento e necessidades.

Existem muito mais, mas estes são alguns dos sistemas de domótica que permitirão ter um consumo mais eficiente e assim contribuir para a redução da poluição para a atmosfera:

  • Sistemas de iluminação eficientes: detetam a presença de pessoas nas divisões da casa ou permitem-lhe controlar a intensidade consoante a atividade que está a realizar.
  • Automatização de estores, persianas e cortinas: para aproveitar ao máximo a luz natural e isolar a casa em função da temperatura exterior (evitar que entre frio ou calor).
  • Regulação do ar condicionado: um sistema inteligente que liga ou desliga automaticamente o aquecimento ou o ar condicionado para atingir uma temperatura ideal.
  • Controle os eletrodomésticos: através do smartphone pode ligar os eletrodomésticos para usufruir dos horários onde a energia é mais barata.

Os sistemas de domótica são os principais aliados para baixar as contas de energia. Através deles existe uma grande gestão e controlo no que diz respeito aos consumos de eletricidade. A sua fatura de luz agradece e o seu bolso também.

Iluminação inteligente para evitar luzes acesas e maior gasto de energia

A iluminação inteligente permitirá baixar a conta de eletricidade da forma mais simples e eficiente. Com estes sistemas, podemos regular a intensidade da luz de acordo com nossas necessidades ou de acordo com a quantidade de luz solar.

Existem sistemas que até detectam a nossa presença, ligando e desligando as lâmpadas à medida que entramos ou saímos da de alguma das divisões da nossa casa. Além disso, e para mais conforto, saiba ainda que pode ligar e desligar as luzes através do seu smartphone. Isto é ideal quando sai para trabalhar ou se até for de viagem e tiver internet para férias, poder desligar as luzes ou eletrodomésticos que tenham ficados ligados por esquecimento.

App para controlo dos eletrodomésticos

Desfrutar de uma casa inteligente nunca foi tão fácil. Existem diferentes aplicações no mercado desenvolvidas para controlar dispositivos inteligentes em sua casa, incluindo eletrodomésticos e outros elementos.

A domótica e o lar digital

A casa digital é uma casa com diversos equipamentos e sistemas que, integrados entre si graças à domótica, são capazes de oferecer maior segurança, comodidade, conforto e ainda poupança energética ao utilizador e a toda a família.

Controlar os diferentes equipamentos de domótica implementados em casa é tão fácil como ter à mão um smartphone ou qualquer outro dispositivo eletrónico, que funcionará como verdadeiras centrais de comando inteligentes para poderem programar ou controlar toda a domótica da casa, onde quer que esteja. Os assistentes virtuais são uma tecnologia cada vez mais difundida nos lares. Esses softwares de inteligência artificial, como Alexa, Siri ou Google Now, permitem controlar o sistema de domótica com a voz.

Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.