5 ideias criativas para combater o inverno

Conheça algumas sugestões criativas para contornar alguns dos problemas típicos do inverno e do tempo frio.

casa-neve

Neste inverno vamos pregar algumas partidas ao frio! Apelando à criatividade e sem gastar quase dinheiro nenhum, podemos facilmente contornar alguns dos inconvenientes típicos desta estação do ano.

Neste artigo partilhamos algumas dicas úteis para problemas muito comuns no inverno.

1. Manter o calçado seco

O inverno pode ser uma estação desafiadora para manter o calçado seco, especialmente em regiões onde a chuva é frequente. Manter o calçado seco é fundamental não só para os manter em bom estado por muito mais tempo, como para a saúde dos seus pés.

Guia Poupe Mais

Pode parecer exagero, mas quando os nossos pés ficam molhados e frios durante o inverno, corremos o risco de sofrer de hipotermia. Além disso, calçados molhados também podem aumentar o risco de infeções fúngicas, como o pé de atleta. Essas infeções podem ser dolorosas e difíceis de tratar, e podem ser evitadas com o uso de calçado seco e bem ventilado.

O calçado molhado pode ser muito desconfortável de usar, especialmente se estiverem em contacto com os pés por longos períodos de tempo, tornando uma caminhada ou até mesmo o trabalho num verdadeiro desafio. Também, a humidade pode danificar a estrutura do calçado com o tempo, deixando-o mais suscetível a rasgos e furos.

Algumas medidas que podemos tomar para manter o calçado seco no inverno:

  • Coloque folhas de jornal amarrotadas dentro do seu calçado assim que chegue a casa, para que sequem mais rapidamente.
  • Escolha calçado que seja impermeável. Existem muitos tipos de calçados impermeáveis no mercado, desde botas de borracha até sapatos de couro tratado. Além de serem impermeáveis, também são geralmente mais fáceis de limpar e mais duráveis do que outros tipos de calçados. Se optar por calçados impermeáveis, é importante verificar se eles permitem a circulação do ar para evitar o suor excessivo dos pés.
  • Quando não estiver a usar o calçado, é importante armazená-lo em local seco e bem ventilado. Isso ajuda a evitar que a humidade se acumule no interior do calçado e prolonga a sua vida útil.
  • Aplique um protetor de sapatos ou um produto impermeabilizante de calçado. Isso pode ajudar a proteger os seus sapatos da chuva e da humidade, prolongando a sua vida útil.

2. Impedir a entrada do frio por baixo das portas

Compre tubos de isolamento de canalizações, corte à medida e aplique por baixo da porta de entrada de casa para assim impedir que o ar frio entre por baixo da porta. Esses tubos são mais baratos que os produtos vendidos para esse mesmo efeito e são igualmente eficazes.

Deve verificar se o tamanho do tubo de isolamento é adequado para as suas portas e se ele cobre toda a base da porta para garantir que o ar frio não entre.

Os tubos de isolamento são feitos de material espesso e macio e têm a capacidade de bloquear o ar frio e ajudar a manter a temperatura do ambiente estável.

Lembre-se de comparar o preço por metro para garantir que está a fazer uma boa compra.

3. Desembaciar os vidros do carro

Manter os vidros do carro desembaciados é fundamental para ter melhor visibilidade na estrada e conduzir em segurança, já que permite uma visão clara da estrada e dos obstáculos ao redor.

Esfregue os vidros do seu automóvel com um pano e espuma de barbear para evitar que embaciem.

Caso tenha gelo nos vidros, verifique estas dicas para remover rapidamente o gelo do para-brisas do carro.

4. Circular de bicicleta em segurança

Se anda de bicicleta e vive em zonas onde é habitual ter neve ou gelo nas ruas, coloque várias abraçadeiras plásticas nos pneus para aumentar a tração. Atenção que a viabilidade desta dica depende do tipo de travões da bicicleta. É uma dica válida para uma bicicleta com travões de disco, mas impossível de aplicar numa com travões cantilever, por exemplo.

5. Evitar a entrada de frio pelas janelas sem impedir a entrada de luz natural

Utilize plástico com bolhas de ar (daquele usado para embalar e acondicionar objetos) cortando-o à medida dos vidros das janelas da sua casa, molhe os vidros com água e aplique o plástico por cima. Assista ao vídeo seguinte para perceber melhor:

Desta forma evita que o frio entre e que o calor saia, sem impedir a entrada da luz natural.


Conhece mais soluções para os problemas que o inverno nos faz enfrentar? Partilhe-as nos comentários. 😉


Guia Poupe Mais


Veja também:


Receba alertas de amostras grátis, dicas de poupança e outras oportunidades incríveis diretamente no seu email:


Messenger Poupa e Ganha
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *