A importância da dieta à vista da poupança

Muitas pessoas dão preferência a produtos ZERO e/ou LIGHT com a ideia que vão emagrecer. Quando na realidade estão a emagrecer apenas a carteira!
Dieta

Cada vez mais a dieta é um assunto abordado com rigor, com mais mente aberta e com as pessoas a entenderem ser para o seu bem-estar geral. Porém, nem todos sabem como seguir uma dieta eficaz, sustentável e que pode, inclusive, ajudar a poupar na carteira ao fim do mês. Ao longo deste artigo abordaremos a importância da dieta e como ela o pode ajudar a poupar dinheiro.

Não tenha medo da mudança

Muitas pessoas têm medo de ter que entrar em radicalismos para perder peso, com dietas rigorosas e que não são sustentáveis a longo prazo. Todavia, a essência de uma dieta saudável, e que traga frutos, é a sustentabilidade. Para isso, é preciso que haja adesão por parte da pessoa que quer perder peso.

A adesão é o ponto inicial para a mudança

Na verdade, para uma pessoa cumprir uma dieta tem que aderir à mesma com pés e cabeça. Mas nem sempre é criada uma dieta em prol da adesão e apenas do objetivo final: a perda de peso. Isso é errado. Afinal, se não existir adesão, não existirão resultados. E, para conquistar a adesão é preciso criar um plano que a pessoa se sinta realizada a comer.

Por exemplo, se uma pessoa está habituada a comer cereais ao pequeno-almoço, não tem que parar de o fazer para emagrecer. Se precisa desse pequeno-almoço, pode ter. Então, é preciso criar uma dieta em redor do gosto da pessoa.

Enfrente o excesso de peso sem rodeios

A obesidade é uma doença que está presente mundialmente e que não tem que ser vista com vergonha. Na verdade, nem todas as pessoas alcançam o excesso de peso porque querem. Existem vários motivos que podem levar uma pessoa a esse ponto, tais como hipotireoidismo, depressão e outros problemas mentais, entre outros.

Assim sendo, deve-se enfrentar o problema pela raiz e não ter rodeios de um problema que pode ser resolvido, existindo força de vontade.

Direto ao objetivo

Infelizmente, nem todos têm a possibilidade de ter um nutricionista ou um profissional de saúde a acompanhá-los nesta etapa. Contudo, existem várias formas de conseguir alcançar o peso desejável. A internet é uma arma com aspetos positivos e negativos, mas cada vez há mais informações relevantes e disponíveis para todos, que ajudam na perda de peso.

Antes disso, é preciso perceber a base necessária para entrar numa dieta saudável de que possa tirar partido.

A base da dieta está nas calorias ingeridas

Maioria das pessoas não percebe que tem excesso de peso por consumir mais calorias do que aquelas que o corpo precisa para se sustentar. Essas calorias estão dentro da taxa metabólica basal, que demonstram as calorias necessárias para o corpo sobreviver em repouso.

Então, a título de exemplo, uma pessoa precisa de 2000kcal para sobreviver, mas ingere 3000kcal. Quer dizer que, está a ingerir 1000kcal a mais que não irão ser queimadas, levando assim o corpo a armazenar calorias a mais, que resulta em peso.

Devemos começar por perceber que é preciso identificar as calorias necessárias para manter, perder ou ganhar peso. Na verdade, comer poucas quantidades, não significa comer poucas calorias. E, é exatamente nesse ponto que poderá poupar dinheiro! Iremos abordar mais à frente.

Esta calculadora permite-lhe saber quantas calorias necessita para alterar o seu corpo e perceber a base para alterar os seus hábitos alimentares e conquistar a perda de peso que tanto procura.

Já tem calorias, já tem missão

Após saber quantas calorias necessita para alterar o corpo, falta criar o plano alimentar com base nessas calorias. E não precisa de um profissional, basta perceber como trabalham as calorias. Cada alimento tem calorias divididas em macronutrientes (proteína, hidratos e gordura), onde o objetivo será encaixar alimentos que ao final do dia, repartidos por várias refeições, não ultrapassem as calorias que necessita.

Existe na internet várias aplicações de telemóvel com enormes bases de dados de alimentos que o ajudam a decifrar os alimentos que ingere e a gerar as calorias ingeridas. Por exemplo, tem a myfitnesspal, provavelmente a aplicação mais usada. Com essa app, pode registar as calorias que a calculadora lhe indicou, e vai inserindo os alimentos que pretende comer.

Conselho: Planifique diariamente ou semanalmente as suas refeições, para garantir que alcança as calorias necessárias.

O que fazer a longo prazo

Após criar a sua dieta e começar a alimentar-se de acordo com as calorias necessárias, irá se aperceber que ao final de algumas semanas o peso irá estagnar. Mas, calma, é normal, o corpo perdeu peso e as calorias precisam de ser reduzidas. Então, quinzenalmente ou mensalmente pode ir reduzindo as calorias, como, por exemplo, 300kcals a cada quinze dias.

A ter em mente…

Numa dieta de perda de peso, não só as calorias contam, mas também os macronutrientes. Assim sendo, deve ter a proteína sempre perto das 2 gramas por quilo corporal.

Quando reduzir calorias, pode primeiramente reduzir nos hidratos (arroz, massa, pão, entre outros) e não reduzir todos os macronutrientes. Na verdade, a proteína é o mais importante numa dieta, a autora de criação e manutenção de massa muscular.

Ingira bastante água por dia, pois ela ajuda na perda de peso e a manter-se sem fome por mais horas.

Emagrecer e poupar dinheiro

É verdade, muitas vezes as pessoas entram nos supermercados e procuram produtos ZERO e/ou LIGHT com a ideia que vão emagrecer. Na verdade, vão emagrecer apenas a carteira.

A realidade é que maioria dos produtos rotulados por zero ou light, não o são. Além de serem mais caros que os produtos normais, têm realmente redução de açúcar, mas é compensado com gordura. Assim sendo, torna o produto mais negativo do que se tivesse açúcar!

Então, comece a olhar para os ingredientes e tabelas nutricionais de um produto normal e compare com o light. No fim, verá que a poupança será na carteira, mas também no seu bem-estar.

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