Kefir, uma Dádiva da Natureza

Conheça o maravilhoso Kefir e os benefícios do seu consumo na sua saúde. Um produto natural, gratuito e muito saudável!
kefir

Já ouviu falar em kefir?

Kefir é um produto obtido através da fermentação do leite por parte de uma colónia de lactobacilos e leveduras conhecida por grãos de kefir.

Há quem chame a esses grãos “flor de iogurte”, talvez porque o leite depois de fermentado, fica parecido com iogurte natural quer no aspecto quer no sabor.

O kefir é um alimento muito saudável podendo até auxiliar no combate de diversos problemas tais como: asma, acne, problemas renais, acidez estomacal, problemas circulatórios, colesterol, reumatismo, osteoporose, catarro, alergias, enxaqueca, úlceras, problemas digestivos, prisão de ventre, inflamações intestinais, ansiedade, depressão, eczemas, entre outros.

Encontrará bastante informação na internet relacionada com o kefir, até algumas receitas que poderá confeccionar com esse produto.

Quanto custa o Kefir?

Mas com tantos benefícios, certamente que os grãos de kefir ficam bastante caros?

Não, nada disso! Os grãos de kefir têm sido passados de mão em mão ao longo de muitos anos de forma totalmente gratuita. Isto porque, à medida que vai fermentando o leite, os próprios grãos vão crescendo. Ou seja, quem tiver alguns grãos de kefir, rapidamente “ganha” mais grãos para poder oferecer.

Algumas ervanárias comercializam o kefir já preparado, mas os grãos, esses são sempre oferecidos. Também já encontrei kefir já preparado à venda num hipermercado.

Uma boa forma de encontrar grãos de kefir, é procurando em fóruns onde falem sobre ele e questionar se alguém está disponível para oferecer.

No meu caso, foi através da rede Freecycle que consegui alguns grãos de kefir. E estou a adorar!

Tenho bebido kefir diariamente. Ao inicio, por estranhar o sabor, juntava um pouco de açúcar e canela, mas neste momento já o consumo ao natural.

Veja o seguinte vídeo relacionado com esta dádiva da natureza:

Nesse vídeo, uma nutricionista explica o que é o kefir e indica os benefícios do seu consumo.

Nota: não se aconselha a utilização de objetos metálicos em contacto com os grãos, pois isso pode matá-los.

Mas… e se não encontrar kefir de forma gratuita, onde comprar?

Se por acaso não conseguir encontrar quem lhe ofereça kefir, tem sempre a possibilidade de o comprar. Pode, por exemplo, encomendar kefir da Amazon de Espanha.

Na Amazon existem imensos vendedores a disponibilizar grãos de kefir. Alguns vendedores incluem receitas e instruções sobre como “cuidar” do kefir.

E você, já conhecia esta dádiva da natureza? 😉

Partilhe este artigo:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Também poderá gostar:

174 respostas

  1. Há já muito tempo que procuro obter alguns grãos de kéfir, mas não tenho conseguido encontrar.
    Tenho um filho intolerante ás proteínas do leite animal e como o kéfir pode ser utilizado no leite de soja ia facilitar muito a confecção de alguns alimentos (iogurtes, bolos, pão, sobremesas, etc.)
    Se alguém puder me enviar alguns pelos correios agradeço imenso.
    [email protected]

      1. Olá. Pode p.f. dizer-me se me pode dar kefir, pois já tive durante bastante tempo mas acabou por se estragar. Moro perto da Trofa e trabalho na zona industrial do Porto. Agradeço contacto.

  2. quem puder me doar o kefir de agua por favor me doe não sei mas onde encontrar todos falam que doam mas ninguém manda telefone nem endereço isso dificulta a doação ,eu moro em são gonçalo rio de janeiro quem puder entre em contato comigo pelo email ou por celular de onde eu posso pegar o kefir.vou buscar no local até se for no rio de janeiro e vizinhanças .meu cel é 21 83462901 tim ou 2187019782 oi . meus emails [email protected]
    [email protected]
    agradeço muito quem puder me doar
    deus o abençõe

  3. Agradeço imenso, mas o Pedro Oliveira já me enviou.
    Assim que tiver suficiente também espero contribuir para os imensos pedidos que aqui há!
    Mais uma vez obrigada!

  4. Olá Marta, ainda tem grãos de kefir? A minha mãe já teve ha muito tempo mas acabou por dar e perdemo-lo.. Se for possível diga-me algo por favor, obrigado.

  5. Boa noite!

    Gostaria de saber se alguém têm grãos que possam doar. Vou buscar em mão na zona de coimbra e em aveiro. Se for por correio pode mandar à cobrança.

    Alguém que me pudesse ajudar ficaria muito agradecido.

    [email protected]

    1. olá, querida amiga, estou agradecendo o envio de kefir para minha mãe , aqui para o Rj, ela até já lhe ligou. Como voce disse , realmente o kefir está vivo sim e ela está muito feliz!!! DEUS te abençoe poderosamente!

  6. MAS O KEFIR QUE EU TENHO TEM GOSTO DE VINAGRE EU VOU JOGANDO O ESCEÇO DAS SEMENTINHAS DIZEM QUE É BOM MAS O GOSTO DO QUE EU TENHO NÃO É BOM ALGUEM PODE ESPLICAR AQUI NA ENTERNETE

  7. Boa tarde a todos! Tenho Kefir de leite que está a cresecer bastante….o suficiente para 6 pessoas. Como já não consigo dar vazão a tanto Kefir, gostaria de partilhar com alguem interessado. Podem contactar-me para o meu e-mail [email protected]. Só quem vive na zona de Odivelas e Lisboa e entrgo pessoalmente.

  8. já bebi o sumo de keifir muito tempo e como é prciso muita delicadeza para o conservar e no inverno não produz como no verão então por descuido acavou desejava pedir a alguem que se me podia enviar num frasco obra de 3 colheres de sopa vivo na rua do pinhal nº12 marinha das ondas 3090-485 figueira da foz eu pago os portes agradeço é muito magnifico para a saude obrigada tambem dei a muitas pessoas no verão é a época mais reprodutiva muito bom para todo o tipo de doença

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.